Quem é o dono dos direitos de edição do seu som e como essa grana é dividida?

Você compôs uma música que fez algum sucesso? Que ótimo! A gente te mostra o pedaço que te cabe no latifúndio dos direitos autorais de edição.

Quem é o dono dos direitos de edição do seu som e como essa grana é dividida?Seus direitos autorais de edição e você

Se você é o compositor, e não assinou um contrato com uma gravadora — você é o detentor dos direitos de edição musical!

E o que são eles exatamente?

Bom, você pode determinar como os direitos autorais de uma música que você compôs (digo a composição em si, não a gravação master de uma música) é usada ou ˜explorada”.

E você ganha dinheiro toda vez que essa música é vendida, apresentada ou tocada como cover.

Como os direitos de edição são divididos?

Para todos os direitos de edição que são gerados com o uso da sua música, 50% são pagos ao(s) compositor(es) e 50% são pagos ao(s) editor(es).

Como eu disse acima, se você não assinou um contrato com uma gravadora, você será considerado tanto o compositor QUANTO o editor. Você tem direito a essas duas partes (50% para o compositor e 50% para o editor) de todos os direitos fonomêcanicos, direitos de execução ou licenciamentos que sua música gerar. Entretanto, cabe a você explorar os direitos autorais das suas composições, e é sua missão correr atrás dos pagamentos desses direitos.

A não ser, é claro, que você trabalhe com uma editora respeitada que consiga (por um período determinado de tempo ou para sempre) te ajudar a encontrar oportunidades de lucro com as suas músicas.

[Com o programa de Licenciamento de sincronização da CD Baby, sua música será incluída num catálogo à disposição para ser usada em filmes, TV, comerciais, vídeo games e mais. Além disso, você lucrará com o uso da sua música no YouTube.]

O que um editor ganha nesse negócio? Como eu disse acima, a divisão entre compositor e editor é de 50/50 — mas 50% é um preço baixo a se pagar se eles estiverem conseguindo negócios que gerem grandes direitos autorais para o seu som.

Como eu recolho meus direitos autorais de edição?

Quando o assunto é receber todo o dinheiro a que você tem direito pela sua música, existe uma solução simples que vai te preparar para ganhar TODOS os direitos de edição a que você tem direito. Com o CD Baby Pro, nós vamos registrar suas músicas em dezenas de escritórios de direitos autorais ao redor do mundo e vamos recolher seus direitos editoriais para você — e te pagar semanalmente!

Comece a usar o CD Baby Pro hoje.


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5 Comentários

  1. luisserafimjr@gmail.com'
    by Luis on setembro 23, 2017  01:53 Responder

    Qual é a relação da CD Baby com a Songtrust?

    • by Paula Humphries on setembro 25, 2017  18:14 Responder

      Nossa parceria com a Songtrust nos permite registrar músicas e arrecadar direitos editoriais em diversos territórios de uma maneira mais rápida e eficiente. :D

      • luisserafimjr@gmail.com'
        by LUIS on setembro 25, 2017  20:20 Responder

        Então vale mais a pena para nós artistas independentes assinarmos diretamente com a Songtrust, pois eles recolhem 15%, e a CD Baby recolhe mais outros tantos... Quero dizer assim financeiramente.

        • by Paula Humphries on novembro 6, 2017  17:30 Responder

          Luis, a CD Baby tem parceria com a SongTrust para arrecadar seus direitos, e ao usar a CD Baby (e por essa parceria a SongTrust) você fica com 85% da receita arrecadada de seus direitos de edição. Nós ficamos com 15% para repartir entre nós e a SongTrust. Não vai ter outra porcentagem adicional retida além dessa taxa administrativa. Abs

          • luisserafimjr@gmail.com'
            by Luis on novembro 6, 2017  17:40

            Muito obrigado pelo esclarecimento! :)

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