Do que você precisa para ser um músico e empresário de sucesso: conselhos da Grimes

Cantar envolve ter boa voz. Falar firme com funcionários, também. A cantora Grimes ensina no blog SomosMúsica como melhorar nessas duas carreiras. Vem!

Grimes_original-433x650Por Chris Robley
Grimes, a cantora de pop experimental (e criadora de umas das melhores suingadas de synth-bass DE TODOS OS TEMPOS), deu uma entrevista para o Rookie Yearbook Three, editada por Tavi Gevinson, em que ela discorre sobre o que é necessário para ser um artista e empresário de sucesso no mercado de música hoje em dia.

Trechos dessa entrevista estão também no site da Elle:

Uma coisa que não tinha percebido quando comecei a fazer música foi que qualquer ambiente de empreendedorismo passa por contratar pessoas, abrir uma empresa e virar um empresário. Então, por mais que você me conheça como musicista, na prática eu também sou chefe… Isso é muito bacana e muito estressante ao mesmo tempo. Eu não sou a melhor chefe, ou a com mais experiência. Eu também sou uma patroa jovem, o que pode apresentar uma gama de problemas em si.

Grimes em seguida dá dicas para músicos que estão aprendendo a “tomar o controle”. Você pode ler a entrevista toda, em inglês, na Rookie Yearbook Three . Para dar uma espiadinha, leia trechos abaixo.

Dicas da Grimes de como ser um artista e empresário de sucesso:

• Você nunca ouvirá tantas pessoas dizendo que você está fazendo as coisas errado do que quando estiver fazendo sucesso. Depois que meu CD Visions foi lançado, passei um tempão pirando porque muita gente me dizia que, para “dar o próximo passo”  na minha carreira, eu precisaria me tornar muito melhor como musicista, que eu precisaria de uma banda de apoio etc. Eu agora me dou conta que (1) nenhuma dessas pessoas tinha uma carreira musical (2) eu gastei muito tempo tentando fazer coisas que diziam ser “importantes para todo músico profissional” fazer, sem me dar conta que eu, no papel de fã, me interesso muito mais por coisas que nunca vi antes. O que estou dizendo é que ouvir os “haters” (odiadores), é inútil. As pessoas gostam de julgar tudo—muitas vezes porque se sentem ameaçadas. Eu os ignoro. Acho que isso também vale para qualquer negócio criativo, porque o mundo de amanhã não vai se parecer com o mundo de hoje. Fazer algo de uma maneira diferente é provavelmente melhor do que fazer do jeito que está todo mundo fazendo.

• Pule corda. É a maneira mais eficiente de fazer exercício cardiovascular sem precisar ir a uma academia. Exercícios são muito importantes para pessoas com problemas de raiva ou de depressão— e qualquer emprego em entretenimento vai causar os dois.

• Pare de trabalhar quando ficar cansado— mas não vire um preguiçoso…. Agendas são maravilhosas: oito horas de trabalho, oito horas de sono. As outras oito horas são território livre. (Eu ainda não consegui alcançar essa meta, mas quando conseguir, será um trabalho cumprido.)

• Agarre-se ao seu trabalho. Era uma vez uma época em que o Elvis Presley queria gravar um cover de uma música da Dolly Parton, chamada “I Will Always Love You”,  mas com a condição que ela abdicasse de metade dos royalties de publicação— dinheiro que o compositor ganha quando alguém toca sua música em público ou a grava— e desse para ele. Dolly disse não, e muitos anos depois Whitney Houston cantou “I Will Always Love You” num filme e ela virou uma das músicas mais memoráveis  (e lucrativas) de todos os tempos. Então é muito importante que você mantenha a posse da sua propriedade intelectual. Registre tudo. NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER ISSO. Há muitos jeitos de se ferrar se você não registrar seu trabalho. Para ser coerente, trate seus colaboradores com respeito e dê crédito a o que eles fizerem.

• Seja bacana com as pessoas com quem você trabalha. É da mais suma importância tratar as pessoas com gentileza, porque você quer que elas deem duro e se importem com as coisas que vocês estão construindo juntos. Entretanto, para que as coisas sejam feitas, às vezes você tem de ser durão. Eu sou muito ruim com isso, mas você precisa deixar muito claro quando acontece uma coisa que é inaceitável, ou as pessoas continuarão a fazê-la e você vai ficar com raiva deles e criar uma atmosfera ruim.

• Leia ou assista biografias de pessoas que você admira. Eu aprendi mais fazendo isso do que fazendo qualquer outra coisa, na verdade. E também, se você estiver perto de alguém que faça o que você quer fazer, faça perguntas sobre o trabalho delas.

• Deixe papel e caneta ao lado da cama. Boas ideias geralmente vêm quando você está prestes a adormecer, e você não vai lembrar delas quando acordar.

• Só porque uma pessoa é mais qualificada que você, não quer dizer que seja melhor que você. Nós vivemos nos tempos de Google, e você pode procurar na internet qualquer coisa que não souber fazer. A única coisa que você não pode jogar no Google é como ser criativo e único. Seus pensamentos têm mais valor do que um diploma, um pai que trabalhe na mesma área ou qualquer outra coisa. Eu sempre penso no meu avô, que virou engenheiro após só ter estudado até a sétima série. É muito clichê dizer isso, mas quase tudo é possível se você focar sua mente nisso.

• E, de verdade, a coisa mais importante é eliminar as dúvidas que sente de si mesmo. Isso é tipo impossível para mim, mas eu descobri que, se agir como uma chefe, consigo me convencer de que sou uma chefe quando preciso ser. Eu copio coisas que vi políticos e atores fazerem;  eu as olho nos olhos; tento manter meus ombros alinhados e a cabeça ereta; eu gesticulo loucamente e dou pausas (o silêncio pode ser muito intimidante).Eu tanto agir como se eu fosse poderosa, no palco e fora dele. Acontece muito de eu ser tratada com desrespeito, mas eu respondo respeitosamente porque isso faz com que trolls fiquem parecendo otários. Com o passar do tempo, notei que as pessoas irritantes e titica estão saindo da minha vida, e eu estou cada vez mais cercada por pessoas em quem confio, e com quem compartilho respeito mútuo— o que, diga-se de passagem, é a base para a confiança.

Então pule corda! E faça todas essas outras coisas também.

Você concorda com a Grimes? Tem algo a acrescentar a essa lista? Conte para a gente nos comentários abaixo.

6 Comentários

  1. rogerfraiha@gmail.com'
    by Roger on dezembro 16, 2014  13:04 Responder

    Mandou essa menina hein? Sábia e espirituosa para sua idade.

  2. producao@vitrolasoundestudio.com.br'
    by Adriana Yuki on dezembro 19, 2014  03:01 Responder

    Olá, sou produtora e gostaria de saber como devo fazer para enviar conteúdo de shows e eventos que estiver produzindo para ser inserido no SOMOS MÚSICA.

    Fico no aguardo.
    Obrigada!
    Adriana Yuki

    • by Marcos Chomen on janeiro 5, 2015  13:09 Responder

      Adriana, nosso blog tem o objetivo de dar dicas e suporte para artistas independentes. Desculpe mas não divulgamos shows e eventos. Muito obrigado!

    • rykbattarykbatta@outlook.com'
      by Rykbatta on novembro 23, 2015  01:30 Responder

      ola sou Rykbatta musico estou precisando
      de um empresario interessados mim procura no email ou tel (11) 982284951
      mt obrigado pela atenção.

  3. salmercuriofpw@gmail.com'
    by Filipe on março 16, 2015  19:44 Responder

    Amo Grimes, sou fã de carteirinha, tenho muito orgulho dela. Foi de uma menina desconhecida pra uma ótima produtora.

  4. nilo.palmeiras@hotmail.com'
    by Nielson Nilo on janeiro 9, 2016  03:38 Responder

    Boa Noite !

    eu tenho várias músicas ,preciso colocar na mídia ,me ajudem ai ok
    visitem meu Site e verão .
    Sou Compositor ,preciso mostrar meu trabalho,para ver se aparece algum interessado em gravar algumas.
    Nilo

Comente

Seus email não será publicado.