Quanto da renda das inscrições no Apple Music está sendo paga aos detentores dos direitos autorais?

Depois de anunciar que pagará aos donos dos direitos autorais pelo uso da sua música nos três primeiros meses de teste, o Apple Music é acusado de pagar menos que seus concorrentes. O SomosMúsica foi atrás do seu direito e conta qual é a real. Vem!

Screen-Shot-2015-06-08-at-2.53.31-PM-1Por Chris Robley

Um texto recent do Digital Music News afirma que o Apple Music pagará apenas 58% dos royalties de ‘streaming’ aos artistas, diferentemente do Spotify (que afirma pagar 70% da renda de assinaturas para os detentores dos direitos).

ENTRETANTO…

Há uma grande omissão nessa explicação: o pagamento de royalties de publicação.

O número 58% usado acima só se refere à porção da renda de assinaturas que o Apple Music vai pagar aos donos dos direitos dos sons que forem ouvidos em “streaming”.

Então, 58% da renda com assinaturas do Apple Music irá para gravadoras ou para artistas independentes, que são donos das suas próprias gravações. Mas o Apple Music TAMBÉM pagará outros detentores de direitos autorais, além dos donos da gravação — eles são os publicadores e os compositores.

E, quando você adiciona os pagamentos que serão feitos a esses donos dos direitos, o total que o Apple Music pagará (quando medido em forma de porcentagem da renda obtida com assinaturas) é comparável ao de serviços como o Spotify.

Clique AQUI para dar uma olhada nos quatro tipos de royalties que você pode ganhar com Apple Music, e como pode recolhê-los.

Ganhe Dinheiro Guide

 

Comente

Seus email não será publicado.