Publique um trailer do seu álbum e crie expectativa para seu novo som

Pense em seu álbum como um longa-metragem: será que um trailer dele não atrairia mais gente? É capaz: a gente explica o que e trailer de álbum e te ensina a fazer um sem gastar uma grana hollywoodiana

Publique um trailer do seu álbum e crie expectativa para seu novo somTrailers de álbuns: o que são, por que você precisa de um e onde você deve compartilhá-lo

Um trailer de vídeo — para uma expressão artística em áudio — pode parecer uma coisa boba (e às vezes é uma coisa boba), mas, como essa discussão vai lembrar, as pessoas também achavam que videoclipes eram uma coisa boba.

Na verdade, trailers de álbuns são perfeitos para este momento. Vídeos curtos satisfazem nossa capacidade curta de concentração. E usuários de redes sociais como Facebook e Twitter já estão acostumados a ver muito conteúdo de vídeo em suas redes sociais.

Mas, se seu vídeo tiver mais de um minuto de duração, você estará pedindo que as pessoas se comprometam mesmo. Eles podem se cansar antes mesmo de dar o play. Mantendo o trailer do seu próximo single ou álbum curtinho (cerca de 30 segundos), você estará condensando as informações mais importantes em algo que é facilmente digerível.

Depois que estiver pronto, compartilhe  como se não houvesse amanhã no YouTube, Facebook, Twitter e Instagram (pelo menos um trecho), na sua newsletter por email, site e mais.

O que um trailer de álbum deve ter?

Não há regras. Às vezes é ótimo ter algum mistério. Mas, se você não tiver uma fanbase pesada, talvez seja melhor se manter no arroz com feijão:

  1. Nome do artista
  2. Nome do álbum
  3. Uma imagem da capa do álbum
  4. Digaquandoeleestarádisponível
  5. O link para um site, loja de música ou plataforma de crowdfunding onde os espectadores podem achar mais detalhes
  6. Áudios de umaouduasfaixas

Aqui vai um trailer que fiz para o meu álbum The Great Make Believer:

Umas coisinhas sobre o meu trailer, se você estiver curioso…

Eu tinha um orçamento de zero aqui, e não queria gastar muito do meu tempo, então decidi usar imagens que tinha filmado num parque de diversões no ano passado. Mexi nas cores das imagens, brinquei com uns efeitos e coloquei um texto simples por cima. Nada de chique.

Já que o álbum ainda  não estava disponível, eu quis usar esse trailer para: 1) criar reconhecimento/antecipação e  2) esperava que conseguir algumas doações no PledgeMusic.com. Eu NÃO QUERIA colocar um pedido específico para o PledgeMusic no vídeo, entretanto, porque assim que o álbum saísse, eu ia preferir que as pessoas comprassem direto no meu site.

Em vez disso, no fim do trailer, eu mostrava o link para o meu site e usava um YouTube Card para levar os espectadores temporariamente para a minha página no PledgeMusic. Qualquer um que não visse ou não clicasse no Card e fosse direto para o meu site (como o vídeo pedia), veria uma página de pop up no meu site, mostrando as mesmas informações, com a opção de pré-encomendar o álbum através da PledgeMusic ou continuar direto para o meu site.

Quando o álbum foi lançado, a ideia era criar um outro vídeo curto contando onde as pessoas podiam comprá-lo (CD Baby, iTunes, Apple Music, Amazon, Spotify, Bandcamp, etc.) — e eu também mudei o link que estava no meu site, e passou a levar para CD Baby, iTunes, etc.

Enquanto isso, eis alguns planos do que fazer com um trailer de álbum

  1. Compartilhe o vídeo no Twitter e Facebook
  1. Patrocine o post no Facebook por um dia ou dois
  1. Coloque o vídeo no seu canal no  YouTube
  2. Coloque o trailer como “Channel ad”, ou propaganda do canal, no YouTube
  3. Edite uma versão com 15 segundos para o Instagram (e, já que colocar links é proibido em legendas e comentários do Instagram, mude o link do seu perfil da sua biografia no Instagram para o lugar onde você quer que as pessoas comprem sua música)
  4. Compartilhe (uma cena que clicada leve para seu vídeo no YouTube) na newsletter por email
  5. Coloque o vídeo num player no seu site ou blog

Quais são as abordagens diferentes que podemos ter com trailers de álbuns?

Quando se fala dos elementos puramente visuais de um trailer de álbum, suas opções são vastas — assim como com videoclipes.

Mas, já que isso não é só um teaser de 30-segundos, você tem a vantagem de poder dar nova função a conteúdos de vídeos que vai usar de novo mais tarde, como:

* trechos de videoclipes que ainda vai lançar

* fotos em still dos componentes da banda

* imagens dos seus instrumentos musicais ou equipamentos de palco

* cenas do estúdio

* filmagens de shows

*  a capa do álbum, com algum texto a mais

* paisagens com movimentos em câmera lenta, ou vídeos filmados como se o espectador estivesse encostado na janela, olhando para a rua (esse é bem legal, e dá uma vibe para a música)

* ou algo mais abstrato (como os elementos gráficos que ficam girando no meu trailer, aí em cima)

Quer conferir alguns trailers de outras bandas para se inspirar? Este artigo da NPR compilou uns bons. É, alguns deles são muito elaborados. Mas eu adoraria ver o que você consegue bolar no faça você mesmo.

Se você já postou online um trailer de álbum, compartilhe o link nos comentários abaixo.

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.