Postando músicas covers no YouTube: A lei de licenciamento explicada

Fazer covers de músicas pode ser um ótimo jeito de chamar a atenção de novos fãs na cena indie. Entretanto, presumir que uma licença de uso vai te proteger em todos os usos que você fizer daquela canção é meio como pensar que seu médico vai aceitar o plano de saúde do seu cachorro para tratar a sua dor de garganta.

 iStock_000016809654XSmallPergunta: A minha banda conseguiu uma licença mecânica para gravar um cover de uma música bem popular.  Filmamos um vídeo incrível para nossa versão, postamos no YouTube e conseguimos uma batelada de views.  O vídeo ficou lá por uns dois anos, mas outro dia recebemos um aviso legal dizendo que precisaríamos tirar ele do ar.  Já que estamos usando a nossa versão da música no vídeo, a licença mecânica não nos dá o direito de postar ela? 

Resposta:  Fazer covers de músicas pode ser um ótimo jeito de chamar a atenção de novos fãs na cena indie. Entretanto, presumir que uma licença de uso vai te proteger em todos os usos que você fizer daquela canção é meio como pensar que seu médico vai aceitar o plano de saúde do seu cachorro para tratar a sua dor de garganta. Você está lidando com dois (ou mais) bichos completamente distintos.  (Entendeu?  Plano de saúde, bichos …  Tá bom, continuando). Com toda seriedade, esse assunto aborda um equívoco que encontro muito no mundo indie.

Deixe-me começar com um lembrete de direitos autorais. Muitos de vocês podem já saber que existem dois tipos diferentes de direitos autorais para trabalhos musicais na internet: (1) existe o direito autoral da música em si (por exemplo, letra e melodia) ou para o trabalho concebido para ser apresentado (registrado no Escritório de Direitos Autorais com um formulário PA), e (2) e há um direito autoral para a gravação em som daquela música (registrado com um formulário SR).

Uma vez que um músico grava e publica uma música,  qualquer um tem o direito de fazer um cover dessa canção, sem a autorização do artista,  com uma licença mecânica, ou compulsória. É só pagar a taxa estabelecida de royalty daquela música (calculada nos EUA hoje em dia num esquema de 9,1 centavos por canção vendida, seja pela internet ou fisicamente).  A taxa fica um pouco maior se sua gravação for de mais de 5 minutos, mas a gente realmente precisa de um outro “Faroeste Caboclo” quando as mídias sociais já comem todo nosso tempo?

Já que isso influencia no seu direito de fazer covers de outros artistas, também funciona para outros artistas fazerem covers SEUS (você nunca tinha pensado nisso, tinha?), deixe-me explicar rapidamente o que significa “publicar” uma canção. No Copyright Act, está definido assim:

” …a distribuição de cópias ou registros fonográficos em disco de um trabalho ao público através de venda ou outras transferências de propriedade, seja por aluguel ou empréstimo. Oferecer cópias ou registros fonográficos a um grupo de pessoas com propósito de redistribuição, apresentação pública, ou mostra pública caracterizam publicação. Uma apresentação pública ou mostra de um trabalho em si não constituem publicação.”

Ah, que saudade me deu dos discos.  Bom, de qualquer maneira, isso significa que na letra da lei, tocar uma música ao vivo antes de colocá-la num álbum não tira sua música do esquema de autorização compulsória; entretanto, assim que essa música chega no CD Baby / iTunes / Borders (nem precisa se incomodar com o último, ta?), ela será cobrada no esquema do preço de centavos.

Isso traz boas notícias e más notícias.

Boa notícia para qualquer artista indie (repita essa frase cinco vezes, bem rápido) que queira ganhar popularidade fazendo cover de uma música famosa.

Ruim para qualquer artista indie que não queira ter seu trabalho criativo chupinhado. Mas não vamos nos preocupar com isso agora.  Como diria o Brendan Behan, “Não existe divulgação ruim, a não ser seu próprio obituário.”

É provável que você tenha passado pela agência Harry Fox (www.harryfox.com) ou pelo Limelight (parceiro do CD Baby para licenciamentos de covers) para obter sua licença mecânica antes de gravar a música, o que permitiu a você gravá-la e distribuir para os fãs, pagando uma taxa sobre uma projeção de quanto ia vender. Se esse é o caso, você fez a coisa certa. O videoclipe, entretanto, foi onde a vaca foi para o brejo (eu to me especializando em piadas animais hoje;se é que você me entende…)

Quando você tenta sincronizar uma música gravada com elementos de vídeo,você também precisa de uma licença de sincronização.  Essa licença é separada e deve ser negociada. Ela te permite colocar o som com imagens, como no seu vídeo.  Seria a mesma coisa se você estivesse filmando sua banda tocando o cover (e você precisaria de uma autorização para apresentação pública neste caso também, a não ser que o show fosse numa casa de shows já licenciada). Você também precisa de uma licença para reimpressão, se quiser colocar a letra da música no encarte do seu CD. Há tantas licenças no mundo da música quanto há “Beliebers” (OK, os fãs do Justin Bieber ainda ganham), e cada uma delas serve para um propósito difere te. Por quê? Bem, vamos voltar à questão dos dois direitos autorais diferentes par ate ajudar a entender.

Lembre-se que não são só as gravações de uma música que têm direitos autorais. A canção em si (letra e melodia) também tem. Você não está apenas sincronizando a música de outra pessoa no seu vídeo; está sincronizando sua letra e sua melodia. O dono dos direitos autorais dessa música tem o direito a certas exclusividades dela, como o de reprodução, de fazer trabalhos derivativos, de distribuição  das cópias, de apresentação pública e de mostra pública do trabalho, até que ele caia em domínio público. No seu caso, você conseguiu uma licença para reproduzir e distribuir o trabalho através da licença mecânica. Pela sua mensagem, presume que você não tenha a licença de sincronização, para apresentar a canção publicamente, sincronizada com um vídeo. Isso exige uma licença separada (e um direito autoral separado) que precisa ser negociada diretamente com o detentor dos direitos autorais. Então, tecnicamente, mesmo que você crie a performance e a gravação por si mesmo, vai precisar das licenças mecânica e de sincronização para publicar um cover no YouTube ou outro site de vídeo, a não ser que ela esteja em domínio público (não chute, cheque!), ou se ela foi inicialmente publicada com uma licença creative commons, permitindo o reuso.

A lei exige que o YouTube tenha licenças de veiculação, e algumas pessoas acham que, por serem usuárias do YouTube, eles têm a cobertura dessas licenças.  Mas não têm. As licenças cobrem a veiculação de cada vídeo; elas não tiram de quem faz upload do vídeo a responsabilidade de ter todas as autorizações exigidas antes de publicar esse vídeo. Você está garantindo que tem a questão legal do vídeo resolvida quando o publica no YouTube.  Na página de Ajuda do YouTube, eles explicam o que acontece com quem fere direitos autorais:

“O YouTube respeita os direitos dos detentores de direitos autorais e de publicação e pede que todos os usuários confirmem ter os direitos dos vídeos que postam, ou uma permissão do detentos dos direitos para fazer upload de conteúdo. Cumprimos as regras do Digital Millennium Copyright Act (DMCA) e outras leis de direitos autorais, e retiramos imediatamente conteúdo que seja notificado como não cumprindo essas leis. Infratores que reincidirem com mais vídeos perderão suas contas e serão bloqueados do YouTube…”

E então, você não pegou sua licença de sincronia.  O que acontece agora?  Bom, vimos milhares exemplos de que fazer covers no YouTube é uma coisa que se tolera. Entretanto, alguma tolerância não quer dizer que a coisa seja legal. Se o YouTube receber uma queixa de descumprimento de direitos autorais do dono da canção, como deve ter acontecido no seu caso, ele pode retirar seu vídeo do ar e te dar um aviso sobre infração.  Depois de vários avisos, seu canal será deletado. Então, postar covers sem a devida autorização é correr risco de perder seu canal. E há sempre a possibilidade de você ser processado.

Agora, no lado bom, o YouTube tem acordos com muitas empresas e selos através do seu Content ID Program.  Com esse programa, é só o dono autorizar que o YouTube coloca anúncios no seu vídeo, e o dinheiro dessa publicidade é dividido entre você e o dono dos direitos autorais. Quando um vídeo seu está for a das regras de direitos autorais, cabe ao dono dos direitos autorais decidir se ele será tirado do ar ou será encaixado com publicidade.

Em suma: a melhor coisa é negociar direto com o dono dos direitos autorais para conseguir uma licença de sincronização. Pergunte se ele não concederia de graça, porque seu vídeo só será usado para te divulgar no YouTube e no site da sua banda. Alguns darão, outros não –mas vale tentar, e depois de conseguir a licença, é só subir o vídeo de novo no YouTube e aproveitar a audiência!

Vamos fazer um apanhadão de o que aprendemos

  • Se você quer gravar um cover e pôr no YouTube, você precisa de uma licença mecânica E  de uma licença de sincronização, e deve consegui-las antes de gastar dinheiro com gravação do som ou do vídeo.
  • Se você já errou e subiu o vídeo sem ter a licença você pode corrigir isso fazendo:
  • Entrando em contato com a agência Harry Fox para a licença mecânica e
  • E entrar em contato com o dono dos direitos autorais para negociar a licença de sincronização (se bem que, neste caso, seu poder de negociação estará diminuído).
  • Se seu vídeo ainda não foi retirado pelo YouTube, você pode propor que o dono dos direitos tope colocar anúncios nele.
  • Também aprendemos que todos sentimos falta de discos e que é difícil dizer cinco vezes “Boa notícia para qualquer artista indie”. Isso é o que aprendemos.

E agora leia as letras miúdas do contrato.

© 2012 Christiane Cargill Kinney.  Todos direitos reservados.  Este Blog têm informações de natureza genérica, e não deve ser considerado aconselhamento legal . Qualquer leitor que tenha questões legais referidas neste post deve se consultar com um advogado. Este blog não tem relação de cliente e advogado com seus leitores. Este blog não poder garantir que as informações aqui apresentadas são as mais corretas sobre o assunto abordado. Christiane Cargill Kinney  é social do Time da Indústria do Entretenimento do escritório LeClairRyan, LLP.

 

Ganhe Dinheiro Guide

129 Comentários

  1. kittyrefuse@hotmail.com'
    by kitty on agosto 31, 2014  18:22 Responder

    Eu gostaria de saber se com as visualizações que eu vou ganhar e inscritos no canal fazendo videos covers eu vou ganhar dinheiro?

    • by Marcos Chomen on setembro 5, 2014  14:13 Responder

      Kitty,
      Deixe-nos entender. Voce faz videos com músicas cover?

    • joao_pa_ulo@hotmail.com'
      by João Paulo on fevereiro 27, 2017  19:01 Responder

      Cara minha dica é grave com violão e se for usar playback de bateria e baixo em cima, procure por arquivos mid pra fazer isso, que não da problema algum na monetização. Tome cuidado também para não ter músicas de pessoas próximas (vizinhos) interferindo na gravação do seu cover.

  2. iisaah_santana@hotmail.com'
    by Isabelle Larissa on outubro 5, 2014  17:41 Responder

    Olá . Estou meio perdida em todos os assuntos que você mencionou , mas entendi um pouco , já deu para ter uma noção . Nunca fiz nenhum cover e tenho muitas perguntas . Eu faço vídeos (de moda , diy , receitas , etc) para o YouTube , mas a maioria deles não contém músicas de fundos , quando eu resolvo colocar alguma música, eu coloco as que o Youtube disponibiliza quando vamos editar o vídeo com o editor de vídeo do Youtube . Eu queria saber de onde vem estas músicas ? Quero dizer , EU poderia gravar alguma música ( letra e melodia ) e colocar junto com as músicas disponibilizadas pelo YT ? Porque dai as músicas disponibilizadas pelo Yt são gratuitas , entende ?

    Eu posso colocar uma música instrumental para tocar no computador , por exemplo , e gravar o vídeo com ela de fundo ? Tipo fazendo um cover da música .

    E quanto a essas taxas , se eu quiser apenas gravar minha voz , deixar a melodia original de fundo e gravar um vídeo relacionado a música , ainda assim é taxado ? Quais sãos os valores das taxas? O que eu perco e o que eu ganho com isto ? E a licença que você mencionou , eu pego ela somente um vez , ou tenho que pegá-la para cada cover que eu queira fazer ?

    E fazer um cover , com eu tocando e cantando , ou seja , usando apenas a letra da música original , tem taxas ? Quais são elas e os valores?

    Deu para perceber que tenho bastante dúvidas sobre o assunto , e espero que você possa ter me entendido minhas perguntas .

    Obrigada ,
    Isabelle

    • by Marcos Chomen on outubro 6, 2014  21:56 Responder

      Isabelle, sim você pode disponibilizar sua música no Youtube para sincronizar e será remunerada por isso se o video gerar receita de monetização. Voce tem que adquirir licença (em quantidade) para qualquer cover, pois os direitos são do compositor ou da editora que representa o compositor. Sugiro você procurar uma editora para entender o processo. O melhor caminho é o da música autoral. Esperamos ter ajudado.

  3. stalkerian@yahoo.com.br'
    by Ian on outubro 17, 2014  14:04 Responder

    Oi, tudo bem? Espero que sim. Tenho uma pequena dúvida... Em 2015 quero gravar um Drum Cover e postar no YouTube, não tenho intenção nenhuma de gerar dinheiro com o conteúdo e a monetização deixarei desativada. O objetivo do vídeo é simples e educativo mostrando apenas como tocar tal canção na bateria. O que posso fazer para não ter problemas com Copyright/Direitos Autorais? Talvez após o término do Upload o YouTube pode bloquear o vídeo mundialmente por violação de direitos autorais à respeito da música... Sei que nos Estados Unidos Copyright não pode ser aplicado em conteúdos educativos, mas aqui no Brasil não sei se as leis são as mesmas.
    Obrigado

    • by Tracey Gill on novembro 8, 2014  00:02 Responder

      Olá! Desculpe-nos pelo atraso em responder sua dúvida. Nosso programa de monetização no YouTube não está disponível para músicas cover, apenas para composições originais. Ao inscrever essa música conosco, ela será automaticamente excluída desse serviço e com isso você não terá problemas nenhum com a CD Baby. Porém não podemos garantir que o mesmo será válido para o YouTube. Realmente isso é algo que você deveria verificar nos termos de serviço do site e discutir com eles. Infelizmente violação de direitos autorais no YouTube não é nossa especialidade e não queremos te dar informações erradas. J Boa sorte! Equipe CD Baby Brasil

  4. mariana_alexandra@outlook.fr'
    by Catarine on novembro 18, 2014  15:15 Responder

    oi! queria saber por exemplo, se eu fizer um cover, mas der os direitos de autor
    exemplo: fiz a musica, postei no youtube, e depois no "titulo" do video, eu postei por exemplo "Carly Rae Jepsen - Call Me Maybe, cover by Catarine" tenho de ter os direitos autoriais na mesma?

    • by Marcos Chomen on novembro 18, 2014  19:41 Responder

      Mariana,
      Sim, voce deve ter os direitos, independente de fazer referência. O direito protege o compositor remunerando-o adequadamente, é justo e certo. Portanto você antes de postar no Youtube ou em qualquer outro lugar deve adquirir licenças ou pedir autorização para gravar um cover. Espero ter ajudado. Obrigado!

      • amandinhasribeiro4342@gmail.com'
        by Amanda Ribeiro on novembro 16, 2015  01:49 Responder

        Oii eu estou precisando muito da sua ajuda..eu quero gravar uns áudios cantando em cima dos playbacks das músicas originais e depois editar com um vídeo dublando,mas sempre colocando no título do vídeo o nome do original e por último meu nome escrito cover ao lado.. Eu posso gravar cantando em.cima dos playbacks ou preciso reproduzir a melodia manualmente com tocando instrumentos?

        • by Marcos Chomen on novembro 16, 2015  18:00 Responder

          Sim. Obrigado!

    • by Marcos Chomen on dezembro 1, 2014  12:59 Responder

      Sim voce precisa adquirir licença para fazer um cover.

  5. sarahrudsit@outlook.com'
    by Sarah on novembro 26, 2014  03:42 Responder

    Olá!
    Gostaria de saber se preciso de licença para usar músicas de artistas como katy perry, por exemplo, como música de fundo para vídeos no YT. E se sim, como faço para conseguir essa licença.
    Obrigada :)

    • by Marcos Chomen on dezembro 15, 2014  20:31 Responder

      Sarah,
      Sim voce precisa. O melhor é voce entrar em contato com uma associação de direitos autorais como a ABRAMUS e verificar os procedimentos. http://www.abramus.org.br/
      Espero ter ajudado. Obrigado!

  6. eltonnrod@gmail.com'
    by elton on dezembro 15, 2014  19:37 Responder

    Boa tarde, a lei é um tanto confusa, só uma dúvida então todo esse pessoal que tem seus vídeos tocando covers acusticos supostamente estão todos ilegais? porque eu duvido muito que tenham pago todos com 20 mil visualizações em média. eu fiz uma simulação no limelight de 25 licenças e deu em torno de 17 dólares, então por isso acredito que não estão pagando obrigado!

  7. flahpaz@yahoo.com'
    by Flavia on dezembro 28, 2014  16:38 Responder

    Bom, eu canto e eu gostaria de gravar um video... Se eu colocar uma musica minha tb preciso de autorização? e a de outro cantor, soq na minha versao tambem precisa? Isso so vale no YouTube?

    • by Tracey Gill Miller on dezembro 29, 2014  23:32 Responder

      Olá! Você só poderá monetizar os vídeos de suas músicas originais no YouTube através de nosso programa. Músicas covers serão desconsideradas. Já para os vídeos de suas canções, basta subi-los no seu canal do YouTube e esperar nosso sistema reconhecê-lo. Automaticamente monetizaremos qualquer vídeo que tenha sua gravação para que você gere receita. Caso tenha mais dúvidas sobre o nosso programa contate: cdbaby@cdbaby.com.
      Obrigada

  8. duvidas22@gmail.com'
    by Vanessa on janeiro 2, 2015  00:59 Responder

    Olá.
    Se eu quiser postar uma musica com minha autoria, como eu faço?
    E se eu fizer um cover somente com o violão e minha voz de uma canção, assim com Mariana Nolasco, Gabi luthai, elas precisaram disso pra fazerem seus covers? Porque alguns dos covers delas são simples só a voz e o violão, e é assim que eu quero fazer.

    • by Marcos Chomen on janeiro 5, 2015  13:05 Responder

      Vanessa, para distribuir é muito simples, veja aqui como http://somosmusica.com.br/saiba-como-se-cadastrar-no-cd-baby/
      Com relação ao cover independente se é simples ou não você precisa de licenças dos autores por questões de direitos autorais.
      Obrigado!

  9. fabrisguissardi@yahoo.com.br'
    by Fabrício Basso on janeiro 4, 2015  04:53 Responder

    Olá! Gostaria de saber se é possível monetizar vídeos com gravações de músicas cover (considerando que já consegui as licenças). Obrigado!

    • by Marcos Chomen on janeiro 5, 2015  13:07 Responder

      Fabricio, você não pode monetizar videos com gravações de música cover por questões de direitos autorais. Espero ter ajudado. Abs.

  10. fpo743@gmail.com'
    by Feipe on janeiro 14, 2015  15:28 Responder

    Olá gostaria de fazer um canal de músicas cover para ganhar dinheiro,mas se não é possível monetizar músicas cover,porque existem tantos canais só de covers e eles ganham dinheiro?

    • by Marcos Chomen on janeiro 15, 2015  12:33 Responder

      Felipe, desculpe-nos mas não sabemos que ganha dinheiro com musica cover no Youtube. Seguimos a lei de direito autoral. Você pode sim adquirir licençase gravar músicas cover para vender albuns fisico e digital. Abs!

      • ppbritner@gmail.com'
        by Pedro Brynner on janeiro 11, 2016  20:32 Responder

        Kurt Hugo Schneider ganha dinheiro fazendo covers? Pq ele parece bem sucedido...

  11. rosianebujes@hotmail.com'
    by Rosiane on janeiro 15, 2015  16:38 Responder

    Boa tarde!

    Pesquisei sobre como monetizar cover no youtube e no Fórum do Google disse que isso só é possível nos Estados Unidos... Quero saber se somente nos Estados Unidos é possível monetizar cover no youtube ou é possível monetizar covers de artistas brasileiros também?
    Outra dúvida, fiz uma simulação no Limelight e apareceu 17 dolares. Em que consiste esta licença de 17 dólares, onde mais poderei divulgar este cover?

    • by Marcos Chomen on janeiro 26, 2015  20:08 Responder

      Rosiane, nossa informação é de que voce nao pode monetizar músicas covers no Youtube inclusive nos EUA. É uma boa forma de promover seu canal, mas os direitos autorais é do compositor. Com relação ao Limelight as licenças são válidas somente para USA, portanto voce tem que entrar em contato com a Editora do compositor para adquirir licenças. Espero ter ajudado!

      • rosianebujes@hotmail.com'
        by Rosiane on novembro 17, 2015  18:52 Responder

        Ok, obrigada pela informação.

  12. cezarvista@hotmail.com'
    by Lordcalibre on abril 30, 2015  15:33 Responder

    Me bateu uma duvida aqui eu poderia usa uma musica com direitos autorais só para divulgar o meu canal ? e só mesmo pra divulgação colocar umas games playes com uns rocks nervoso tipo Sabaton - Metal Machine.

    • by Marcos Chomen on maio 13, 2015  19:50 Responder

      Não, você não pode utilizar música de outros artistas em seu canal, ao menos que tenha autorização ou adquira licenças. Obrigado!

  13. jubagomez@gmail.com'
    by Ju on maio 22, 2015  05:08 Responder

    Olá, tudo bem?
    Se eu fizer um vídeo de uma musica, tipo, sei lá, uma qualquer do Caetano Veloso, apenas eu fazendo voz e violão, tipo a Nolasco, eu tenho que pagar direito autoral? Eu não posso por anúncios para ganhar dinheiro? Como devo proceder para fazer um vídeo assim sem ter que pagar direito autoral(se for o caso de ter de pagar) e continuar com o vídeo no youtube?

    • by Marcos Chomen on maio 25, 2015  13:13 Responder

      Ju, sim você precisa dos direitos autorais da música para colocar no Youtube ou em qualquer outro lugar. Afinal você vai receber dinheiro usando uma música que não é sua. Da mesma forma que você gostaria de receber se alguém gravasse sua música certo? Abs!

  14. williansigma@hotmail.com'
    by WILLIAN on maio 23, 2015  15:09 Responder

    COMO FAÇO PARA DESCOBRIR O COMPESITOR DE UMA MÚSICA PARA PEDIR AUTORIZAÇÃO ?

    • by Marcos Chomen on junho 1, 2015  21:20 Responder

      Você deve procurar as Associações de Direitos autorais que são 9 no Brasil. Veja no site do eCad http://www.ecad.org.br/pt/Paginas/default.aspx Obrigado!

  15. mariadefatima.bmachado@gmail.com'
    by Maria on maio 31, 2015  14:24 Responder

    Duas perguntas:
    1. Se eu conseguir essas licenças posso subir o vídeo do cover tanto no YouTube quanto em outras redes sociais? (Facebook, sites, Instagram etc)
    2. Se eu gravar um cover e subir no YouTube sem vídeo, só com uma foto de fundo durante a execução da música, eu só preciso da licença mecânica?
    Obrigada!

    • by Marcos Chomen on junho 1, 2015  21:22 Responder

      Maria, para as duas perguntas voce precisa da licença, com video ou com foto no Youtube. A licença é para a música que voce esta gravando de um compositor. Uma vez que você tenha adquirido essa licença voce pode distribuir digital, colocar no Youtube, fazer um CD, etc... Obrigado!

  16. charlson@runbox.com'
    by Charlie on junho 4, 2015  09:22 Responder

    Existe algo similar ao Laudr.fm no Brasil? Quero gravar uma música publicada pela gravadora Tapecar (acho que nao existe mais) no Brasil nos anos 70. A gravacao sería distribuída online pela CD Baby, mas nao sei quem é o publisher atual. Obrigado pela ajuda!

    • by Marcos Chomen on junho 11, 2015  17:49 Responder

      Oi Charlie, voce já tentou falar com a UBEM para procurar a editora desta música? Abs.

  17. danndriver@outlook.com'
    by Driver on junho 20, 2015  03:46 Responder

    Olá, quero gravar cover apenas de cantores pop internacionais usando o instrumental original no fundo da minha gravação, é possível ? se sim, como posso pegar a licença para isto já que será internacional ?

    Obrigado

    • by Marcos Chomen on junho 23, 2015  13:54 Responder

      Driver, voce precisa sim da licença, para isso tem que entrar em contato com as editoras dos artistas que vai gravar. É só procurar o publisher do artista na web. Obrigado!

  18. tiagoverisjc@gmail.com'
    by Tiago on julho 11, 2015  18:56 Responder

    Bom li várias coisas e agora to meio sem entender

    Planejo tentar ganhar dinheiro com o youtube fazendo covers, mas com voz única de um personagem que não irei usar o nome original, irei ser o irmão distante ou coisa do tipo, e roupas parecidas...

    Pergunta é:
    Eu cantando com essa voz e entrando em acordo conseguindo as 2 licenças, eu ainda consigo obter lucro com o YT? ou n tem jeito mesmo não é não, e não tem como dividir lucros num acordo?

    • by Marcos Chomen on julho 14, 2015  14:19 Responder

      Tiago, a geração de content id no Youtube é para preservar os direitos autorais do artista. O ideal é você trabalhar com música autoral, vai ser muito dificil voce conseguir um acordo. Obrigado!

  19. enf.otavio@hotmail.com'
    by Otávio on julho 29, 2015  11:48 Responder

    Oi, obrigado pelas informações. Eu gostaria de saber se posso incluir só um instrumental acompanhado do solo de guitarra no fundo de um vídeo sem ter problemas com direitos autorais. É de uma musica famosa .

    • by Marcos Chomen on agosto 3, 2015  19:51 Responder

      Se o algoritmo do Youtube identificar a música (mesmo o solo) através do Content ID você não vai poder utilizar. Obrigado!

  20. vickvick121@outlook.com'
    by Vick on agosto 3, 2015  02:39 Responder

    Boa noite, eu quero gravar covers também, se eu não fizer parceria com o youtube sem ganhar nada para isso, apenas divulgar meu trabalho dando créditos ao artista mas sem ganhar nada, mesmo assim eu preciso ter a licença do publisher do artista ?
    obg

    • by Marcos Chomen on agosto 3, 2015  19:46 Responder

      Você sempre precisa da licença, é um direito do compositor concordar com sua versão. Pense se fosse sua música e não gostasse da versão? Obrigado!

  21. michael.jh.motta@gmail.com'
    by Michael Motta on agosto 15, 2015  15:21 Responder

    Olá, sou músico e há algum tempo eu venho pensando em começar a postar vídeos fazendo cover de algumas músicas no youtube, há princípio eu só pensava em me tornar popular na rede, mas uns amigos meus que são blogueiros me disseram que eu posso ganhar dinheiro com isso, monetizando os vídeos. Só que o problema é que eles me disseram que se o material conter produtos de terceiros, como uma música, seu vídeo não poderá ser monetizado. Afinal, eu posso monetizar meus vídeos fazendo cover acústico ? Por favor, eu preciso de ajuda de vocês.

    • by Marcos Chomen on agosto 24, 2015  14:57 Responder

      Michael, você não pode fazer covers ou utilizar música de terceiros por questões de direito autorais. Essa é a forma de garantir a criação do artista. Obrigado!

  22. keh.bianca@gmail.com'
    by Ketlen on agosto 24, 2015  01:21 Responder

    Olá, estou com projetos para gravar e postar videos covers no YouTube, estou usando apenas instrumentais, não penso em fins lucrativos apenas em me expor, ainda sim precisaria de direitos autorais? , e como posso consegui los ? Quem devo contatar e como isso irá ser aplicado em meu video ? É um processo muito complicado ?
    Agradeço desde ja!!

    • by Marcos Chomen on agosto 31, 2015  19:36 Responder

      Oi Ketlen, sim você precisa adquirir os direitos mesmo para instrumentais. Procure uma associação de direitos autorais para lhe ajudar. Veja aqui http://www.ecad.org.br/pt/eu-faco-musica/associacoes/Paginas/default.aspx Obrigado!

  23. ninjacamper@gmail.com'
    by Marcelo on agosto 24, 2015  12:47 Responder

    Oi, gostaria de saber se posso usar uma musica de um cover em meu jogo que estou fazendo, a musica original é em japonês, porém um cara fez um cover dela em português e a mesma ficou muito boa e estou tentando criar um jogo de computador e queria usar essa música, a dúvida é eu posso usar o cover sem pagar nenhuma taxa ? Se não, quem eu deveria pagar o dono do cover ou a música original ?

    • by Marcos Chomen on agosto 31, 2015  19:37 Responder

      Oi Marcelo, voce pode entrar em contato com a pessoa que fez o cover. Ele deve ter adquirido os direitos. Para usar essa música voce tem que licenciá-la.
      Obrigado!

  24. dive@gmail.com'
    by Dive on setembro 8, 2015  23:09 Responder

    Gostaria de fazer cover de apenas algum instrumento e deixar como fundo num vídeo.

    Por exemplo, pegar uma música de rock conhecida e fazer o cover só da guitarra. Aí pegar só o meu cover da guitarra e deixar de fundo no vídeo.
    Posso fazer isso ou também precisa de autorização?

    • by Marcos Chomen on setembro 15, 2015  01:06 Responder

      Dive, sim voce precisa de autorização pois é um cover. Obrigado!

  25. jah.of.tribe@gmail.com'
    by Diogo on setembro 10, 2015  07:31 Responder

    Olá Bom Dia ! Tenho algumas dúvidas . No meu caso estou criando um canal de entretenimento e humor e esta difícil de achar musicas boas sem direitos autorais. Vi em um site que eu posso baixar pelo programa Atube, musicas de pessoas fazendo Covers de musicas famosas. Segundo eles, os ''Covers'' (que eu acredito que seja os Covers mais famosos e mais acessados) ja possuem autorizações necessárias dos verdadeiros autores e que eu baixando a musica desses Covers, não terei problemas com direitos autorais (Na teoria faz sentido pq estaria pegando de um cover que não é o dono,mas que possui licença) . Isso procede ??? Até que ponto posso fazer isso ???
    Gostaria se possível de algum conselho pra este caso e também se podem me indicar alguns sites de musicas livres, sem direitos autorais. Obrigado !

    • by Marcos Chomen on setembro 15, 2015  01:27 Responder

      Diogo, se eles não tiverem a autorização você será co-responsável. Desconhecemos esse serviço Atube. Voce pode adquirir músicas para sincronizr em seus videos em "bibliotecas" de música onde voce pode adquirir por preços bem razoáveis. Um deles é nosso parceiro, veja aqui http://rumblefish.com/ Espero ter ajudado. Obrigado!

  26. josuahfranthesco@gmail.com'
    by Josuah Franthesco Schein on setembro 27, 2015  23:45 Responder

    Olá, gostaria de saber se preciso de alguma licença para postar vídeos no youtube com a famosa "lyrics" de uma música.

    Obrigado!

    • by Marcos Chomen on setembro 30, 2015  14:00 Responder

      Se a música for autoral (ou seja você é o compositor) não é necessário, caso contrário, sim. Obrigado!

  27. lucasyudikoba@gmail.com'
    by Lukas on outubro 3, 2015  16:23 Responder

    Olá, boa tarde!
    Queria saber se para fazer covers de músicas do Nico Nico Douga (Não sei como especificar, mas vou colocar assim. Músicas japonesas, como Matryoshka, Rimokon, etc.) Eu preciso de uma autorização, pois numa música que eu vi (Mahou Shoujo Koufukuron), No final, há algo como "Copyright © AZALEA. All Rights Reserved", desde então, fiquei com medo de começar sem antes saber sobre algo, pois já vi várias pessoas começando sem ao menos dar detalhes, como se é preciso de permissão.
    Se é preciso, onde posso conseguir? Tenho que ser maior de idade para isso?
    Obrigado.

    • by Marcos Chomen on outubro 5, 2015  20:00 Responder

      Lukas, você precisa procurar a editora deste compositor para adquirir licenças para fazer covers. Espero ter ajudado. Abs,

  28. almeidafan@yahoo.com.br'
    by França Santos on outubro 6, 2015  19:18 Responder

    Boa tarde.
    Eu gostaria de saber se existe problema em usar uma música conhecida (apenas instrumental) em um trabalho acadêmico?

    • by Marcos Chomen on outubro 9, 2015  16:54 Responder

      Não sabemos responder. Pela lógica acreditamos que não há nenhum problema visto não ter fins de comercialização. Obrigado!

  29. samuelhebertdesouza@gmail.com'
    by Samuca on outubro 10, 2015  15:39 Responder

    Opa! Gravei alguns covers em áudio, coisa de estúdio msm; e disponibilizei no meu soundcloud somente para streaming gratuido (sem a possibilidade de download). Eu deveria ter entrado em contato com os artistas proprietários primeiro? Eu posso arranjar encrenca com o que fiz?

    • by Marcos Chomen on outubro 28, 2015  18:02 Responder

      O certo é você adquirir licenças para gravar covers e colocar à venda nas principais lojas pois vai ser muito mais fácil os fãs desta música descobrirem sua versão. Nunca é tarde! Veja como distribuir http://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/ Abs!

  30. maspimentel@gmail.com'
    by Fora PT! on dezembro 15, 2015  02:41 Responder

    Fiz uma música de protesto (letra) usando a mesma melodia/som de uma outra música de uma banda de rock nacional (exemplo: Legião). Postarei no Youtube o vídeo com uma banda tocando, mas a idéia não é ganhar dinheiro: é divulgar a música. Tenho que ter autorização da banda? Ou não, por se tratar de uma paródia? Não usarei a música "nova" para shows ou gerar lucro, nada disso. Apenas o vídeo. E aí?

    • by Marcos Chomen on janeiro 4, 2016  12:27 Responder

      Oi, é uma decisão sua monetizar ou não. Veja aqui mais detalhes https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Obrigado!

  31. thays0602@yahoo.com.br'
    by Thays on dezembro 25, 2015  23:48 Responder

    Gostaria de saber se já é possivel monetizar covers no yt dividindo os lucros com quem tem os direitos autorais da música? Obrigada

    • by Marcos Chomen on janeiro 4, 2016  12:33 Responder

      Thays, veja a resposta aqui https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Obrigado!

  32. daise-simoes@hotmail.com'
    by Daise on janeiro 8, 2016  23:50 Responder

    olá, gosto de fazer gravações no youtube e as vezes danço e cantarolo, um a ou duas frases de músicas que eu gosto, coisa rápida , tipo 7 segundos eu mesma canto...Tipo as invés de dizer boa tarde eu canto se você tem medo de chuva, se vc não é de papel se não é de açúcar e paro, só brincar de dançar, sou desafinada,só para brincar pois adoro música e as vezes eu digo o nome do compositor e pergunto vc conhece essa linda música, sabe quem é seu compositor então eu falo um pouco sobre eles...Coisa mínima só para brincar, como disse eu não canto sou desafinada , só brinco mostrando uma frase ou duas logo paro...iSSO TEM PROBLEMA? Meus vídeos são de assuntos gerais.Obrigada.

    • by Marcos Chomen on janeiro 11, 2016  18:51 Responder

      Daise, não. Veja o que o Youtube fala sobre o tema https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Abs!

  33. Leonardotadeubrito@yahoo.com.br'
    by Leonardo Tadeu Brito on janeiro 9, 2016  16:23 Responder

    Boa tarde , então seu texto foi muito esclarecedor muito obrigado . Porém tenho uma dúvida , trabalho em uma produtora e estamos planejando um trabalho da gravação de uma Web Série para o youtube onde cantaremos musicas covers em algumas cenas, inicialmente não temos intenção nenhuma de lucro , somente divulgação do nosso trabalho , como proceder pra não ser processado ??

    • by Marcos Chomen on janeiro 11, 2016  18:50 Responder

      Oi Leonardo, veja o que Youtube fala sobre o tema https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Abs!

  34. joab.asantos@gmail.com'
    by joab on janeiro 10, 2016  20:34 Responder

    Ola! Gostaria de tirar uma duvida por favor.
    Sou interprete de casamentos, tenho um site, pagina no youtube e Facebook onde tenho áudios meus interpretando Jorge Vercillo, "Eu sei que vou te amar" e outras musicas de autores diferentes. Elas são meu portfólio e de interpretação nos eventos também. Assim sendo, preciso pedir autorização e pagar por elas?

    Desde já agradeço o retorno.. :)

    • by Marcos Chomen on janeiro 11, 2016  18:48 Responder

      Oi Joab, veja aqui o que o Youtube fala sobre o tema. https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Abs!

  35. joab.asantos@gmail.com'
    by joab on janeiro 10, 2016  20:39 Responder

    E mais algo,
    O arranjo de instrumental destas musicas são dos produtores originais, tipo um play back, mas que fiz no estúdio tirando a voz do interprete. Pode?

  36. vitoria.stephany@gmail.com'
    by Vick on janeiro 12, 2016  18:21 Responder

    Hey, eu to fazendo videos semanais para o youtube, e agora decidi postar covers, só que ainda estou confusa sobre o que fazer para poder posta-los. Devo pagar pelas duas liçenças? Posso não pagar e postar o videio sem monetização, ou ele será ilegal do mesmo jeito? Espero que me responda.

    • by Marcos Chomen on janeiro 26, 2016  15:03 Responder

      Oi Vick, veja o que o Youtube fala sobre videos cover https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Obrigado!

  37. valtamiro@globo.com'
    by valtamiro oliveira de sousa on janeiro 29, 2016  10:13 Responder

    Bom dia! Tenho um canal de entretenimento ( novelinhas da barbie). Esse canal é monetizado e agora estou querendo colocar uns segundos de músicas de fundo em algumas cenas. mas nada passa de 10 segundos de músicas covers baixadas em mp3 do próprio youtube de gravações caseiras e que não aparecem na biblioteca de áudio do youtube. O nome das músicas, às vezes, até aparece, mas não o nome de quem fez o cover por se tratar de um cover gravado em casa. Lembre-se: os trechos de músicas não duram mais que 10 segundos.

    • by Marcos Chomen on fevereiro 1, 2016  14:38 Responder

      Oi Valtamiro, veja aqui as regras do Youtube https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR Obrigado!

  38. iasmin.helena.sd@gmail.com'
    by IH Dias on janeiro 30, 2016  04:50 Responder

    Olá,

    Gostaria de tirar uma dúvida: e no caso de eu usar um trecho de cerca de 10 segundos de um cover feito por mim mesma, voz e violão, em um vídeo? O vídeo em questão não seria monetizado. Ainda assim preciso dessas licenças?

    • by Marcos Chomen on fevereiro 1, 2016  14:43 Responder

      Oi Iasmin, veja as regras do Youtube https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR Obrigado!

  39. DanielSERVOdeJESUSCRISTO@hotmail.com'
    by Daniel Felix Teixeira on fevereiro 15, 2016  11:11 Responder

    Ola,gostaria de fazer uma pergunta.
    Se uma pessoa toca uma musica na igreja de outro autor,mas nao grava,também é uma infraçao dos direitos autorais? Muito obrigado JESUS CRISTO ama voces.

    • by Marcos Chomen on fevereiro 23, 2016  19:13 Responder

      Não. Isso é execução pública e a igreja deve pagar o eCad, que arrecada e paga o compositor. Verifique se sua igreja paga o eCad. Abs!

  40. arq.beatrizsousa@gmail.com'
    by Beatriz on fevereiro 15, 2016  20:21 Responder

    Olá, poderia me ajudar a tirar minhas duvidas?
    Estou querendo fazer uma canal infantil para minha filha de 2 anos já gravei 7 videos.
    2 videos ela esta cantando uma musica gospel que esta tocando em um celular. ela canta a musica toda
    e nos outros videos ela canta trechos de musicas dos desenhos animados.
    Ela brinca com brinquedos, conta história que ela mesma inventa.
    E agora gostaria se posso monetizar esses videos ou não?

    Acredito que tudo exista direito autoral não só as musicas..
    tem muitas you tubers que mostra creme de cabelo maquiagem falando bem e falando mal... e elas estão ganhando com os videos visualizados.
    Os caras que jogam video game e gama milhoes de acessos .. eles tem autorização?

    Então será que conseguiria monetizar o canal da minha filha de 2 anos?
    Obrigada pela atenção

    • by Marcos Chomen on fevereiro 23, 2016  19:09 Responder

      Oi Beatriz, essas regras do Youtube vão te ajudar https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR Obrigado!

  41. Lillycaly@gmail.com.br'
    by Rosa on fevereiro 17, 2016  03:11 Responder

    Boa noite,
    As leis de direitos autorais no Brasil diz o seguinte:
    LDA - Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998
    Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.
    "Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais :"
    "VIII - a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores. "
    Logo se eu colocar um vídeo de 5 minutos e 10 segundos de algum desenho animado ou um filme só pra fazer uma graça haveria problemas? tem algum limite de %? pelo que entendi da lei pode usar um pedacinho pequeno não é?

    • by Marcos Chomen on fevereiro 23, 2016  19:09 Responder

      Oi Rosa. Aqui estão as regras do Youtube https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR Obrigado!

  42. Giovannaelisaca@gmail.com'
    by Gi on fevereiro 21, 2016  23:37 Responder

    Olá, tenho uma dúvida:
    eu canto e há algum tempo venho pensando em postar covers no youtube.
    eu pensei em fazer de uma das duas maneiras:
    1. fazer somente o vocal, sem a parte instrumental da música
    2. usar um instrumental não-oficial

    preciso de licença em alguma das duas?
    Obrigada

    • by Marcos Chomen on fevereiro 23, 2016  19:03 Responder

      Oi Giovanna, veja aqui as regras do Youtube https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Obrigado!

  43. salesrocha@gmail.com'
    by Rafa on março 18, 2016  00:30 Responder

    Oi, tenho algumas dúvidas:
    Se eu quiser fazer um clipe musical utilizando uma música de outro artista, sendo que a música já possui uma versão oficial. É possível publicar, usando somente o áudio original e minhas imagens em vídeo??
    E quais licenças são necessárias pra isso??

    • by Marcos Chomen on março 23, 2016  19:28 Responder

      Veja o que fiz o Youtube. https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR Obrigado!

  44. lucaskoge12@gmail.com'
    by Mãozinha Gameplay on março 20, 2016  13:09 Responder

    Gostaria de Saber, Tipo eu Faço Live no youtube mais queria colocar outras musicas top, se eu colocar essa musicas que tem direito autorais meu canal pode ser excluido ?

    • by Marcos Chomen on março 23, 2016  19:07 Responder

      Leia aqui o Youtube fala sobre isso. https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR

  45. andregc1213@hotmail.com'
    by natacha on março 26, 2016  02:43 Responder

    resumindo, eu n posso fazer cover de nenhuma música na intensão de ganhar dinheiro com isso sem ter licença do youtube?

    • by Marcos Chomen on março 29, 2016  20:05 Responder

      Andre, veja aqui o que o Youtube fala sobre o tema. https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR Obrigado!

  46. bartolomeulemos@gmail.com'
    by Bartolomeu Lemos on abril 1, 2016  18:40 Responder

    Boa tarde,

    Estou pensando em desenvolver um sistema estilo o youtify, mas não com a opção de download.
    Posso usar as músicas dos artistas e tocar no meu site?
    Ou será caracterizado uso indevido?

    Obrigado.

    • by Marcos Chomen on abril 6, 2016  17:44 Responder

      Bartolomeu, os artistas tem que autorizar caso será uso indevido e você pode sofrer processos legais. Obrigado!

  47. emyhmeloha15@gmail.com'
    by Emily on maio 12, 2016  13:51 Responder

    Olá, gostaria de fazer um cover mas eu já posso gravar depois publicar ou devo pedir alguma autorização? E como eu faço para pegar essa tal autorização ? Tô muito confusa >.<

    • by Marcos Chomen on maio 19, 2016  15:26 Responder

      Oi Emily, veja as regras do youtube aqui https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Obrigado!

  48. noiseless.rocha@gmail.com'
    by França Rocha on maio 16, 2016  12:30 Responder

    Olá! Fiz um backing track de uma música muito famosa, a intenção seria disponibilizar na rede para baixarem e treinarem o solo de guitarra da música, a música que fiz é apenas instrumental porém contém os mesmo acordes e métrica da música. Preciso de Sync license ou qualquer outro tipo?

    • by Marcos Chomen on maio 19, 2016  15:14 Responder

      Voce pretende colocar no Youtube ou distribuir digitalmente? Ao final trata-se de um cover, para Youtube voce pode ver aqui as regras https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR Para distribuição digital voce precisa adquirir a licença. Obrigado

  49. clara.monteiro46@yahoo.com'
    by Karen on maio 24, 2016  21:08 Responder

    Olá, gostaria de gravar tutoriais ensinando a tocar músicas no teclado, também não poderia monetizá-los sem a licença?? Obrigada.

    • by Marcos Chomen on maio 30, 2016  20:10 Responder

      Sim voce pode. Obrigado.

  50. emanuellimadasilva698@gmail.com'
    by emanuel lima da silva on junho 9, 2016  19:33 Responder

    se eu fizer uma letra de uma musica so a letra e dar ela pra algem cantar e o canto grava, sem a musica ta no meu nome eu ganho do mesmo jeito?

    • by Paula Humphries on agosto 5, 2016  16:11 Responder

      Você precisa registrar sua composição para poder receber seus direitos autorais. Veja o site do ECAD para mais informação: http://www.ecad.org.br/pt/eu-faco-musica/Paginas/default.aspx

  51. fabio.croce@indab.com.br'
    by Fabio on julho 21, 2016  15:46 Responder

    Se eu fizer uma paródia de uma música e colocar no YT, eu tenho que pagar alguma coisa ou não?

    • by Paula Humphries on agosto 5, 2016  16:55 Responder

      Fabio, paródias e samples são bem mais complicadas que músicas covers. Neste caso você precisaria obter permissão do artista e todos os detentores dos direitos autorais dessa canção para lançá-la.

      • clancosta@yahoo.com.br'
        by nilton on dezembro 15, 2016  09:24 Responder

        Segundo a lei brasileira sobre direitos autorais, lei 9.610/98 Art. 47, são livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito.

        A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária , que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes.
        A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade.

  52. joseildo.ds@outlook.com'
    by JOSEILDO on julho 27, 2016  02:34 Responder

    ola
    gostaria de saber se poderia somente usar o playback e criar uma musica diferente...tipo o som sera o mesmo ao fundo
    so que a letra sera diferente...tem algum problema?

    • by Paula Humphries on agosto 10, 2016  20:29 Responder

      Olá Joseildo,

      Você precisa adquirir licenças para qualquer tipo de uso de músicas que não foram 100% compostas por você. Então mesmo se você for usar apenas a melodia de uma canção, vai precisar adquirir as devidas permissões, pois essa versão sua será uma variação de algo que foi originalmente criado por outro artista.

      Valeu!

  53. nilzamendes11@gmail.com'
    by Nilza Mendes on julho 31, 2016  22:32 Responder

    Olá, Senhores!
    Eu gravei algumas músicas de famosos e baixei no youtube mas não tem monetização, apenas visualização. Gostaria de saber se posso gravar algumas músicas que gosto ou se poderei ter problemas futuros por isso? bom, na verdade nem quero pensar que pode acontecer deles me processarem por estar cantando suas músicas, porque se acontecer de me processarem por direitos autorais eu não tenho nem para mim agora quanto mais para pagar algo que não estou ganhando dinheiro algum. Gostaria de um esclarecimento pois, dependendo posso até retirar todas as músicas que gravei. Hahahahahah!!! eu quero é sossego!

    por ex: as vezes sinto vontade de gravar uma música que acho linda e baixar no youtube, pode ser?
    Obrigada pela atenção dispensada,

    Atenciosamente,

    NILZA MENDES

    • by Paula Humphries on agosto 10, 2016  20:53 Responder

      Olá, Nilza! Se você não tiver licenças de sincronização para as músicas covers que postou no YouTube, pode vir a ter problemas relacionados aos direitos autorais sim. Você pode ou contatar uma empresa que vende essas licenças, ou negociar esse tipo de uso diretamente com os artistas/detentores dos direitos, se for algum artista conhecido seu. Aqui está uma empresa (americana) que vende essas licenças: https://www.easysonglicensing.com/Pages/About/Types%20of%20Music%20Licenses/Synchronization.aspx. Obrigada!

  54. crismarcio@live.com'
    by cristiano marcio on outubro 1, 2016  18:11 Responder

    ola, eu sei que este artigo já é um pouco antigo e não sei ser ainda existe este tipo licenças mencionado no artigo, eu não faço cover, mais queria saber qual tipo linceças eu preciso ter para adiciona musicas em um player dentro de um aplicativo movel comercial?

    • by Paula Humphries on outubro 25, 2016  15:42 Responder

      Cristiano, o tipo de licença depende to tipo de uso, e recomendamos que você entre em contato com uma agência especializada em licenças mecânicas, como a Easy Song Licensing dos EUA. Ou, contate diretamente os artistas/compositores/editoras registrados para as músicas que deseja usar e tente fazer um acordo de uso com eles. Segue o site da Easy Song - http://www.easysonglicensing.com/ Boa sorte!

  55. vcribeir@trf3.jus.br'
    by Valéria Ribeiro on outubro 29, 2016  19:02 Responder

    Gostaria de postar vídeos no facebook em minha fanpage, cantando musicas MPB, relacionadas aos Orixás, sem fins lucrativos. Isso fere os direitos autorais? Obrigada.

    • by Paula Humphries on novembro 2, 2016  18:20 Responder

      Valéria, sempre que você faz uma gravação de uma música que não é sua você deve obter as devidas licenças e permissões. Por isso, adquira licenças antes de colocar suas versões das músicas de outros artistas por aí.

      Obrigada pelo comentário!

  56. sergioricardo_nino@hotmail.com'
    by sergio on janeiro 17, 2017  20:48 Responder

    Ola eu gostaria de saber se eu postar cover com licença eu posso monetiza lo?
    E tambem gostaria de saber como eu faço para ter essa licença?

    • by Paula Humphries on fevereiro 3, 2017  19:46 Responder

      Olá Davidson,

      Você pode vender e oferecer streaming de uma música cover, mas não pode monetizá-la no YouTube. Para o streaming não se precisa de licença, mas para a venda sim. Veja aqui informações sobre isso: https://support.cdbaby.com/hc/pt-br#Perguntas%20frequentes%20sobre%20can%C3%A7%C3%B5es%20cover,%20direitos%20autorais,%20samples%20e%20Royalties

      Obrigada pelo comentário!

  57. Luanananrre@gmail.com'
    by Luana on janeiro 18, 2017  00:50 Responder

    Boa noite,

    Gostaria de saber se o YouTube me permite gravar músicas com playback e postar em meu canal?
    Quero saber se serei monetizada gravando com playback originais

    • by Paula Humphries on fevereiro 3, 2017  19:50 Responder

      Oi Luana! Você pode sim monetizar e postar qualquer tipo de conteúdo original. Quando a música é um cover a história muda, mas não terá problemas ao monetizar suas próprias faixas, sejam elas playback ou não.

      Obrigada!

  58. Mckenna66monkees@gmail.com'
    by Mitch on março 12, 2017  03:05 Responder

    Putz! O mundo não tem mais liberdade nenhuma. O You tube virou o que pregava contra. Tem todo o tipo de porcaria, mas tocar e postar vídeos tocando música com os amigos apenas por farra e nada profissional e já tem gente para querer encher e ganhar em cima.

  59. osmar.oliveira152@gmail.com'
    by OSMAR DE OLIVEIRA DE SANTANA on março 12, 2017  03:34 Responder

    OLA, BOA NOITE PODE ME TIRAR UMA DUVIDA?

    • by Paula Humphries on março 20, 2017  16:05 Responder

      Olá Osmar,

      Contate nosso atendimento ao cliente para bater um papo e tirar suas dúvidas. Abraços https://support.cdbaby.com/hc/pt-br/articles/207701093-Contato

  60. emilytaubret@gmail.com'
    by Emily on março 15, 2017  17:52 Responder

    Boa tarde, eu criei um canal de paródias no YT, e queria saber o que eu preciso fazer para poder postá-las. Eu vejo muitos canais fazendo paródias de várias músicas, queria saber o que eles fazem para conseguir os direitos de músicas tão variadas.

    • by Paula Humphries on março 20, 2017  17:16 Responder

      Olá Emily,

      Paródias são normalmente consideradas de "uso aceitável" pelo YouTube, então você provavelmente poderá postar esses vídeos em seu canal sem problemas. Porém, vale lembrar que é preciso ter cuidado com o conteúdo "criado" x "o usado", pois paródias são admitidas, mas sátiras não. Você precisa da permissão do detentor dos direitos da música original para postar uma sátira, que muitas vezes é confundida com uma paródia. Tudo depende e nós não podemos te dar conselhos legais, mas dê uma conferida nos links abaixo - quem sabe te ajudam com essa questão.

      Centro de direitos autorais no YouTube: https://www.youtube.com/yt/copyright/pt-BR/index.html
      O que é uso aceitável: https://www.youtube.com/yt/copyright/pt-BR/fair-use.html
      Perguntas sobre direitos no YT: https://support.google.com/youtube/answer/2797449?hl=pt-BR

      Boa sorte!

  61. tenhodevencer1111@gmail.com'
    by Melissa on maio 9, 2017  18:24 Responder

    Gostaria de saber sobre tributos com coreografia,e minha voz gravada com clip externo em Iphone 7 de hits dos anos 80 e 90, por exemplo uma nova versão de "chorando se foi", ou "o amor e o poder",não como paródia mas novas interpretações, quais licenças eu teria de conseguir, e quanto ficaria?E se poderia impulsionar tb no fb,snap+ instagram?Com isso haveria a possibilidade do meu canal ser retirado do ar, ao subir diretamente, mesmo que minha intenção fosse apenas de divulgação e entretenimento?

    • by Paula Humphries on junho 26, 2017  16:17 Responder

      Melissa, mesmo sem ter intenção de gerar receita você precisa ter uma licença ou permissão para fazer isso com uma música que foi composta por outro artista. Veja aqui algumas informações de como se obter esse tipo de permissão com a editora no Brasil: http://opalcodigital.com.br/site/quero-gravar-um-cover-como-fazer/ Abraços

  62. ney11reis@gmail.com'
    by ney on maio 17, 2017  02:44 Responder

    Olá Boa Noite ! Meu nome é Ney e gostaria de tirar algumas duvidas:
    1 - posso usar o (áudio de um vídeo cover do youtube e por no meu vídeo?).
    2 - posso usar o áudio de um cover do youtube em um personagem virtual criado por me?).
    3 - posso alterar e modificar o áudio de um cover do youtube?).
    4 - tenho que dedicar créditos ao artista cover ao usar um versão feita por ele dele?).
    Gostaria muito de ter as respostas sitadas acima ! Obrigado.

    • by Paula Humphries on junho 26, 2017  16:19 Responder

      Olá Ney! Recomendamos que verifique as diretrizes do YouTube em relação à isso: https://support.google.com/youtube/answer/3301938?hl=pt-BR
      Obrigada pelo contato!

Comente

Seus email não será publicado.