Uma História de Sucesso da CD Baby: Starbomb

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Em uma semana, a Starbomb vendeu quase 6.000 cópias em CD do seu álbum Player Select usando a CD Baby, incluindo 3.438 cópias em pré-venda. O grupo de comédia e synthpop/hip-hopuma história de sucesso da CD Baby: Starbomb (composto por Leigh Daniel Avidan, Brian Wecht do Ninja Sex Party e o famoso da internet Arin “Egoraptor” Hanson) acabou se tornando o terceiro artista de comédia mais vendido na lista da Billboard em 2014. Como eles fizeram isso? YouTube.

“Nós não temos dúvidas de que o YouTube é uma das grandes razões por que nosso álbum vendeu tão bem,” disse Brian Wecht. “Com o YouTube, alcançamos as pessoas que estávamos tentando alcançar — e qualquer um pode fazer o mesmo com tempo e esforço.”

A nova mídia abastecendo a velha mídia

Um jeito mais pragmático de explicar o sucesso da Starbomb pode ser dizer que eles usaram colaboração e a promoção do canal de YouTube para conquistar uma base de assinantes leal e grande – usando o poder da nova mídia para vender formatos mais antigos e lucrativos, como CDs.

Mas há um jeito melhor de explicar isso: os membros da Starbomb trabalharam duro para criar músicas e vídeos que seus fãs amam, e esses fãs estão constantemente conectados com a banda via YouTube e redes sociais, diminuindo a necessidade da  promoção tradicional. Quando eles lançaram um novo álbum, muitos desses fãs estavam loucos para pagar por sua música, seja em formato de download ou de um álbum físico. É um jogo de números, é claro, mas muito do que isso.

“A grande dica que eu eu dou para artistas que querem vender mais álbuns é continuar oferecendo conteúdo real, o máximo possível”, disse Wecht. “Faça com que seus fãs saibam onde eles podem comprar seus produtos, mas não fique esfregando isso na cara deles o tempo todo. E então, se os seus fãs amam o seu conteúdo, eles vão querer te ajudar, comprando álbuns.”

Essa estratégia não só trouxe um número significativo de vendas de CDs e downloads para a Starbomb; ela também trouxe receitas de propaganda no YouTube que ajudaram a cobrir alguns dos custos de produção dos vídeos (a sua ferramenta de promoção). Com a CD Baby, a banda tem uma solução única pra conseguir receita em diferentes formatos: venda de CDs, downloads e streaming, receita em YouTube, e mais.

“Isso realmente tirou muito dos problemas e burocracias de pensar como vender nossas coisas,” disse Wecht. “Ela transformou o que antes parecia um problema impossível – como colocar sua música em vários espaços de venda digital – em algo que agora parece a coisa mais simples do mundo.”

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