Porque YouTube é mais importante que qualquer outra ferramenta na sua carreira musical

por Chris Robley

YouTube1
YouTube: o novo rádio, a nova MTV, a nova loja de discos, a nova revista de música, o novo tudo.
Vamos dizer o óbvio: o mundo mudou, especialmente para os músicos independentes.

Os consumidores de música não estão se distanciando da ideia de “ter” música (uma grande parte dos consumidores de música ainda preferem comprar um CD afinal de contas), mas alternativas legais de domínio de música (tipo… streaming!) mudaram drasticamente o modo como ouvintes se engajam com a música em primeiro lugar.

Conveniência e custo são uma grande parte desta mudança, claro; Spotify te dá acesso a um enorme catálogo de músicas, onde você for e pelo preço de duas xícaras de café por mês. Mas a facilidade de compartilhar é um grande fator na nossa mudança de hábitos. Quando você ouve música no rádio, numa estação de rádio de loja, ou mesmo em um CD — requeria um certo esforço para dividir essa experiência. (Bom, você precisaria, no mínimo, digitar um tweet e procurar um bom link para compartilhar a música com seus amigos).

E é nesta parte que o YouTube realmente foi bem-sucedido. Não só ele é O serviço mais popular para descoberta de músicas online, mas também é O serviço mais popular em um setor demográfico mais jovem para ouvir música. Eu tenho de assumir que o aspecto amigável e sociável do YouTube (integração simples com Facebook, Twitter, blogs, etc.) é uma grande parte disto — somando-se com a conveniência (aplicativos de smartphone) e custo (gratuito). E claro, tem toda a questão do VÍDEO, também.

Como artista, você absolutamente deve ter um site, escrever boas músicas, praticar, fazer shows, fazer entrevistas, ter boas campanhas de marketing, ter distribuição mundial de suas músicas (como o CD Baby, se eu puder opinar). Mas quando você combina ótimas músicas com um visual excelente, você está aumentando muito sua grandeza, o que é ótimo para sua carreira. E é por isso que o YouTube pode ser a ferramenta mais poderosa para promover sua carreira musical. Pense em artistas como Ok Go, Gotye, Walk Off the Earth, Justin Bieber, Karmin e Pamplemoose. Nenhum destes artistas teria ido tão longe se não fosse o YouTube.

E os aspectos sociais da funcionalidade do YouTube (fácil compartilhamento e incorporação, contador de visualizações, seção de comentários, etc.) significa que fãs de música podem ser mais ativos e ter uma ação mais imediata na recomendação de músicas para outros ouvintes. Então o YouTube está assumindo algumas das responsabilidades que a mídia impressa já teve, um dia.
Então, já convenci que você deveria estar gastando mais energia na criação de vídeos no YouTube que seus fãs vão adorar compartilhar? Aqui está uma recapitulação:

5 razões pelas quais você deve impulsionar sua presença no YouTube

1. YouTube é a ferramenta de busca nº1 para fãs de música
2. YouTube se tornou a plataforma nº1 dos jovens fãs par ouvir música
3. Muitos artistas construíram suas carreiras somente através do YouTube
4. Não há maneira mais fácil de erguer sua música/marca/personalidade para dentro dos olhos/ouvidos/casa/imaginação de alguém do que através do engajamento de víedos de música
5. Receita de propaganda está sendo gerada nos vídeos no YouTube e você pode ganhar sua parte monetizando suas músicas no YouTube.

Uma vez que você usou o YouTube para ter seus vídeos de música vistos, ouvidos e compartilhads, ENTÃO você pode vender sua música para seus novos fãs, captar contatos de e-mail e contruir sua lista de newsletter, e conseguir que o pessoal vá ao seu show.

YouTube Guide

1 Comentário

  1. Pingback : Resultado da pesquisa: Quem é o Headbanger Brasileiro?

Comente

Seus email não será publicado.