Porque você deveria estar usando o Instagram como músico (e todos os seus segredos escondidos)

Segura no pau de selfie e vem com a gente!
O SomosMúsica traz hoje umas dicas interessantes de como conquistar novos fãs usando o Instagram

instagramIcon_400x400[Este artigo foi escrito pelo músico Joe Marson. E apareceu primeiro no seu blog.]

Nota do autor: Eu não trabalho para o Instagram e não sou pago por eles (acredite em mim, eu até queria ser). Na verdade, eu não gosto especialmente de redes sociais. Mas eu tenho a paixão de tocar música para viver que é maior do que meu desgosto pelas selfies. E eu sou grato por ter visto além delas, porque, meus irmãos e irmãs da música, eu vi a luz!

Eu passei os últimos meses aprendendo tudo o que podia sobre o Instagram. Eu fiz algumas aulas em uma empresa de marketing em Nova Iorque, li milhões de blogs, e, por tentativa e erro, encontrei os ingredientes certos para crescer meus fãs do Instagram em 3,000 seguidores. Eu vi vários fãs novos comprando minha música, indo para shows e compartilhando meu som, e, diferente do Facebook, eu não tive que pagar nenhum centavo por isso!

Eu gostaria de ter entendido tudo isso antes, porque eu sinto que o Instagram é um jeito ótimo de ir além dos seus amigos e família, e realmente alcançar fãs novos. Então eu vou compartilhar o conhecimento que ganhei com você.

Instagram para músicos Instagram para músicos

Alguns exemplos de como consegui novos fãs.

Quase o dobro de tráfego no meu site com o uso do Instagram.

Começando – um perfil bom

Aqui vai a primeira regra, que parece estranha. Aumentar o número de fãs via Instagram é um trabalho que se divide em duas fatias: uma, de 20% com ter umas 20-30 fotos boas, e outra, de 80%, que é procurar hashtags. Eu vou explicar isso mais pra frente, mas agora o que é importante que você saiba é: você não precisa postar fotos todos os dias para aumentar seu número de fãs. Na verdade, isso não vai te ajudar em nenhuma forma a conseguir novos fãs.

Conteúdo

Não há uma grande ciência por trás disso, mas é importante que o seu perfil tenha 50% de fotos relacionadas a música (você e sua banda no palco, a capa do seu novo disco, fotos na estrada), 40% de fotos pessoas (um sorvete enorme que você vai comer, seu cachorro fantasiado de Sigourney Weaver do Aliens, e sim, até mesmo uma selfie idiota ou duas).

Foque no seu público

Quem você quer que veja sua banda e sua música? Eu sugiro bandas que são parecidas com a sua ou casas de show onde você vai tocar ou toca sempre. Quanto mais específico e nichado, melhor. Geralmente as pessoas que estão ouvindo e hashtagueando aristas menores e emergentes são aquelas que vão dar uma chance para o seu som.

Então se eu sou o Red Hot Chili Peppers em 1990 e quero promover o meu novo álbum, Blood Sugar Sex Magik, algumas das hashtags que eu pesquisaria seriam:

#JanesAddiction

#JimiHendrix

#George Clinton

#MúsicaemHollywood

#MeiasEmPaus

#funk

Chegando até as pessoas

Agora que você escolheu 5-10 hashtags que você quer focar, vamos entender o que isso significa. Clique no ícone da lupa na parte debaixo do aplicativo. Na barra de busca, escreva a sua primeira hashtag (você precisa pesquisar hashtags, e não usuários). Clique em pesquisar e voilà! Todo mundo que já postou uma foto que inclui essa hashtag vai aparecer.

Siga, Curta, Comente

O jeito mais eficiente de conseguir que fãs em potencial chequem você é curtir a foto deles, comentar nelas, e seguir a conta deles. Aqui tudo fica um pouco complicado porque o Instagram censura comportamentos considerados spam se você violar alguma de suas regras. Em novembro de 2014 esses eram os limites (mas eles mudam sempre):

Curtidas: 350/hora

Seguir: 180/hora (7,500 no máximo no total)

Comentários: 60/hora (sem duplicar)

Unfollows: 200/hora

Então, se eu fosse o Chili Peppers em toda sua glória dos anos 90, eu iria escolher uma foto do Perry Farrell cantando pra cacete. Eu “curtiria” isso, seguiria o usuário que postou a foto, e depois copiaria e colaria uma de 3 ou 4 mensagens engraçadinhas e diferentes como “Perry é foda! Você com certeza tem um gosto musical daora. Eu ficaria honrado se você conferisse o meu som!” ou “Amo Jane’s Addiction também! Se você curte descobrir bandas novos, eu ficaria animadão se você escutasse algo meu!”

Lembre-se dos limites do Instagram quando for fazer isso. Porque você só pode comentar em umas 60 fotos, eu guardaria meus comentários para fotos animais ou talvez para usuários que usaram as hashtags #janesaddiction #hollywod por que você mora em Los Angeles e quer que essa pessoa vá para o seu próximo show.

O que Esperar

Há diversas variáveis nessa equação. Quão boas suas fotos são, quão não-spam seus comentários são, quão aberto seu público é para escutar um som novo. Mas no geral eu senti que a taxa de retorno cai é de 10% a 30%. Isso significa que se você seguir 1000 você vai conseguir de 100 a 300 novos seguidores. E é nesses números que a mágica acontece.

Follow Up

Se as pessoas responderem os seus comentários, você precisa continuar a conversa. Interaja, seja humilde e agradecido que esses estranhos que você invadiu a vida estão te dando um pouco de seu tempo. Se você conseguir falar que seu som está no iTunes do jeito menos vendedor possível, melhor. Ninguém gosta de sentir que está sendo manipulado, mesmo que você esteja fazendo isso de um jeito incrível.

Precisa de ajuda com o Instagram? Contate: kitchensinkcreations@gmail.com

4 Comentários

  1. Pingback : Harpia Design e Luteria - Porque você deveria estar usando o Instagram como Músico

  2. alo.arqitalo@gmail.com'
    by Ítalo Carlos on junho 22, 2015  22:00 Responder

    Olá galera da SomosMusica!

    Muito obrigado por compartilhar tanto conteúdo de valor!

    Fica aqui a dica construtiva: linkem os comentários do site direto ao facebook (muitos sites fazem isso também), acredito que são bem mais convidativos que este atual.

    Abraço!

  3. maestromeninel@uol.com.br'
    by Odair Meninel on setembro 14, 2015  13:47 Responder

    Ola , Gostei muito das dicas.

    abs,

    Maestro Meninel

  4. Pingback : Como ganhar mais seguidores no Instagram - SomosMúsica

Comente

Seus email não será publicado.