Por que você deveria ser tão ativo no Spotify quanto é no Facebook

O Spotify é tão importante quanto o Facebook na hora de conquistar novos fãs. Mas exige uma manutençãozinha de nada, que a gente explica em 10 passos

Por que você deveria ser tão ativo no Spotify quanto é no Facebook10 passos pequenos para você manter e crescer seu alcance no Spotify

A maioria dos músicos já entende  que uma página de Facebook é como um jardim. Precisa de cuidado diário. Negligencie sua página no Facebook por muitos dias ou semanas seguidas e você vai perder seguidores, o engajamento vai secar e você vai ter que trabalhar dobrado para que as coisas voltem a ser mais ou menos.

Mas cuidado diário não necessariamente significa horas na frente do seu computador. São dois minutos para postar algo, três ou quatro minutos respondendo às mensagens e aos comentários e pronto.

A mesma coisa vale para o Spotify — você deveria estar cuidando da sua presença no Spotify todo santo dia.

O Spotify é mais do que um serviço de streaming interativo:

  • É uma plataforma curatorial — e fazer playlists é o novo equivalente à rádio, quando o assunto é descobrir novos artistas
  • O Spotify também serve como linha direta para falar com os fãs, já que seus lançamentos aparecem direto no feed dos seus seguidores, em playlists como Discover Weekly e Release Radar playlists.
  • O Spotify também te oferece jeitos interessantes de recontextualizar todo o seu catálogo musical, para que você possa divulgar músicas mais antigas de um jeito interessante.
  • O Spotify te oferece ferramentas para compartilhar sua música no seu site, redes sociais e mais.

Mas, para aproveitar todo o potencial do Spotify, você tem que trabalhar um pouquinho. Não muito. Mas pelo menos o tanto de tempo que gasta com o Facebook todo dia.

Aqui vão alguns passinhos proativos para você manter sua presença no Spotify:

  1. Atualize suas playlists com músicas novas
  2. Avise pelas redes sociais os artistas que usar nas suas playlists
  3. Divulgue suas playlists com newsletters e redes sociais
  4. Avalie a eficiência dos nomes, descrições e artes das playlists — e faça as mudanças necessárias
  5. Incentive os fps a te seguir no Spotify
  6. Coloque uma playlist ou música nova fixa no topo da sua página de discografia
  7. Coloque players do Spotify no seu site, com as músicas de todos os álbuns
  8. Confira nossos relatórios diários de tendências do Spotify para entender melhor o seu público e o desempenho na plataforma, e descobrir em que playlists incluir suas músicas
  9. Dê um alô nas redes sociais para qualquer pessoa que usar suas músicas em uma playlist
  10. Ouça, mas ouça de verdade, a playlist semanal Discover Weekly (ela pode mostrar novas faixas para colocar nas suas playlists)

Se você já está ouvindo muita coisa no Spotify, vai ser fácil transformar essas ações em hábitos diários. E o resto delas não leva muito tempo. Então… comece a cuidar!

Tem outras dicas de como cuidar do Spotify? Conte para a gente nos comentários.

Faça download do nosso guia GRÁTIS: “Como conseguir colocar suas músicas em playlists do Spotify.”

FBEvents Guide

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