Por favor, leia isso antes da próxima sessão de fotos da sua banda

A expressão “estar bem na foto” não existe de graça: um retrato decente da sua banda pode ser a diferença entre ser ignorado ou sair na imprensa. E o SomosMúsica vai te ensinar como conseguir ficar bem na foto. Vem!

shutterstock_150490304Por Chris Robley

Você quer tirar ótimas fotos da sua banda, não quer? Não só uns retratos em que todo mundo esteja no foco e que o baixista lembre de tirar o perdigoto em formato de estalactite do lábio superior, certo?

É claro que você quer. Todos nós queremos — especialmente quando a diferença entre sua música ser ignorada e ser explorada à beça pela mídia está em um só fator: ter ótimas fotos da sua banda.

Mas, para conseguir esse ótimo clique, você vai precisar das roupas certas, da locação adequada, a iluminação certa, as caras certas no momento certo e o fotógrafo certo para captar tudo isso num instante. Para muitos de nós, isso já é pedir demais. Agora leve isso em consideração: uma única foto da sua banda não basta.

Você precisa de ótimas FOTOS — no plural — da sua banda.

Por quê?

Bomm tanto você quanto “a imprensa” vão usar suas fotos de diversas maneiras. Editores e blogueiros querem ter opções. Quanto mais você facilitar as coisas para eles, maiores suas chances de sair na imprensa, seja em resenhas do seu disco, prévias do seu show, entrevista com a banda ou qualquer outra matéria.

A não ser que seu fotógrafo consiga captar uma imagem que preencha todos os pré-requisitos listados abaixo, você deveria se focar em tirar várias fotos diferentes.

Aqui os temas que você deveria discutir com seu fotógrafo bem antes da sessão de fotos:

  1. 1.     Formato: Paisagem ou Retrato

Dependendo de como a reportagem estiver diagramada na página, um editor de música  pode querer usar uma foto mais ampla, ou preferir uma mais alta e esguia. Tenha pelo menos um de cada desses formatos no seu press kit online, e assim a mídia que está cobrindo seu som terá acesso à foto de que  precisam.

2. Cortes

De novo, dependendo do formato escolhido, um editor pode querer dar cortes na sua foto. Tenha pelo menos uma  imagem em que pedaços possam ser removidos sem matar a foto como um todo.

3. Closes de cada um dos membros

Há algumas razões para querer ter closes decentes de cada um dos membros da banda: um texto de perfil que cubra cada um individualmente; uma página de SOBRE A BANDA  num site, que  conte a história de cada um; etc. Você PODERIA conseguir esses retratos individuais cortando cada um dos membros de uma foto da banda, mas por que  não facilitar e fazer as fotos de um por um durante o ensaio fotográfico?

4. Thumbnails

Na internet, tudo está DIMINUINDO (menos essa palavra em letras maiúsculas)! E agora que a maioria das pessoas está acessando a Internet com smartphone, as fotos estão ficando cada vez menores. Então prepare-se. Faça com que as fotos da sua banda fiquem ótimas mesmo pequenas do tamanho de um thumbnails ou tire novas fotos QUE FIQUEM.

5. Banners online ou outros formatos de anúncio

Se você usar a imagem da sua banda em um banner de anúncio, você vai precisar de um bom espaço para por o copy (texto) do anúncio nessa imagem. Isso significa, na maioria das vezes, que os membros da banda estão todos concentrados em um lado e o escrito fica do outro lado.Se uma das suas fotos de imprensa não pode ser cortada com esse propósito, é bom que você tire novas fotos que sirvam para isso.

6. Plano de fundo de um site

Se você tem um template de site que usa  uma  imagem grande plano de fundo, pode ser bem bacana usar uma foto que foi tirada durante a mesma sessão das outras fotos que você está mandando para a imprensa. Mas, de novo, você tem de deixar espaço para seu conteúdo de web, widgets, etc. Se não fizer isso, é capaz que seu player de música acabe em cima da cabeça do vocalista.

7. Imagens de header para mídias sociais

Pense no espaço de foto que fica no alto da sua página de Facebook. É tipo uma foto de paisagem, mas mais extendida ainda. Costuma ser bem difícil cortar ou mudar o tamanho de uma imagem que já existe para caber nesse espaço, então é bom que você já tenha planejado isso antes da sua sessão de fotos..

8. Elementos para a arte do álbum

Se você quer usar elementos das suas fotos de banda na arte do álbum ou no design do site, conte isso para o fotógrafo o quanto antes. Isso provavelmente vai mudar o jeito que ele vai pensar  as fotos.

9. Preto & Branco

Aqui vai mais uma coisa a se pensar em fotos para imprensa. Mídia impressa, por motivos de orçamento bem óbvios, muitas vezes prefere fotos em P&B. Se você tiver uma foto maravilhosa que funcione tanto na web quanto no papel brilhante da revista — mas que perde força quando passa a ser cinza — bom, use essa para sites e revistas! E tenha também umas que fiquem cativantes  mesmo quando em preto e branco..

10. Imagens limpas e sem bagunça

às vezes pode ser charmoso ter uma foto cheia de elementos. Um estúdio bagunçado, um palco lotado, etc. Mas se uma foto dessas é sua foto oficial de mandar para a imprensa, mande outras opções mais minimalistas também. É mais fácil colocar texto dentro delas e é provável que elas façam mais sentido em preto e branco.

—-

De novo: converse sobre  esse tópicos com seu fotógrafo um bom tempo antes da sessão; informe ele que seu objetivo é conseguir uma foto boa para cada um dos ítens  acima. Quando você tiver boas fotos da banda, terá uma enorme vantagem sobre outros músicos nesse jogo complicado chamado “conseguir divulgação da imprensa”.

Quais são seus truques para conseguir ótimas fotos de divulgação? Nós nos esquecemos de algum dos usos de fotos? Conte para a gente na seção de comentários, abaixo.

 

6 Comentários

  1. rogergraiha@gmail.com'
    by Roger on fevereiro 11, 2015  13:19 Responder

    Ótimo artigo!

  2. af.foto@gmail.com'
    by Adriano Franco on novembro 11, 2016  11:37 Responder

    Grandes dicas, não só para as bandas e músicos mas também para os fotógrafos. Eu, que sou fotógrafo, agradeço muito.

    • by Paula Humphries on novembro 11, 2016  20:40 Responder

      Que legal que nossas dicas foram válidas pra sua profissão também, Adriano. Obrigada pelo comentário!

  3. alex.afv@hotmail.com'
    by Alex Viera on novembro 11, 2016  22:07 Responder

    Muito bom para quem esta começando a fotografar tbm, tem muita coisa que eu não fazia ideia da necessidade. vlw

  4. thiagosilva-77@hotmail.com'
    by Thiago Silva on novembro 30, 2016  22:39 Responder

    Ainda bem que li isso antes! Gostei do trabalho.

Comente

Seus email não será publicado.