O seu site passa no teste da imprensa — ou é a mídia que vai passar você?

Me ajuda a te ajudar, amiga: saiba o que a mídia espera do seu site na hora de cogitar ouvir sua música, te colocar em matérias ou fazer resenhas do seu som. No SomosMúsica agora

O seu site passa no teste da imprensa — ou é a mídia que vai passar você?

Por Chris Robley
Uns dias atrás, eu escrevi um artigo sobre como criar uma página de imprensa completa no seu site.

No alto do artigo eu coloquei essa conversa de Twitter entre jornalistas musicais de saco cheio de bandas que não tinham todas as informações pertinentes no seu site:

O seu site passa no teste da imprensa — ou é a mídia que vai passar você?

Zach Dundas

Eu queria muito que as bandas tivessem sites com todas as informações necessárias –músicas, fotos, agenda, CONTATOS –em vez de espalhar esses dados pelo Bandcamp e em qualquer outro canto

Ryan White

@zachdundas Sim. Sim. E um pouquinho mais de sim

Robert Ham

@oregonianmusic @zachdundas +10000000000000000000

No ano passado, eu postei um artigo com Courtney Gallagher, do Club Passim (uma casa de show que privilegia a experiência dos ouvintes, em Boston), em que ela dizia: “Se você não tiver um site que facilite a minha vida, eu vou passar para o próximo artista.”

Então o que é o tes

te da imprensa? Que tipo de site “facilita” para as pessoas do mercado?

  1. A organização do conteúdo permite uma navegação tranquila.
  2. O site está atualizado com as notíciais mais relevantes, vídeos e lançamentos musicais.
  3. É baba encontrar seus links para mídias sociais, calendário com datas de shows, music player, informações de contato e página de imprensa.
  4. O site dá uma impressão de se estar no lugar certo, logo na primeira visita, e que algo legal está rolando! (Isso pode ser feito com uma boa foto, ilustração, logomarca, citação da imprensa etc.)

Seu ninho. Seu quartel-general. Um lugar para chamar de lar.

O Bandcamp é ótimo, mas não é o SEU site. O Facebook é ótimo, mas não é o SEU site. O YouTube é ótimo, mas não é o SEU site. Caramba, mesmo uma página do seu álbum na cdbaby.com não é o SEU site. Não espalhe tanto os aspectos da sua vida virtual, depois esperando que as pessoas tenham de ir juntar as peças do quebra-cabela. Em vez disso, consolide tudo!

Para ganhar pontos extras, (e mais oportunidades de shows e de imprensa), você deveria criar uma só página no seu site que tenha TUDO o que um blogueiro, um editor, um caça-talentos ou um promoter possa precisar para tomar decisões sobre sua música.

Se o seu site não passar no teste da imprensa, é provável que eles passem sua vez para outro. Há muitas bandas lutando pelo tempo deles (e muitos outros e-mails em sua caixa de entrada) para eles terem de gastar mais um minuto fazendo pesquisas sobre sua carreira musical.

 

Comente

Seus email não será publicado.