O que as novas ferramentas do Pandora significam para quem usa a CD Baby?

A rádio online mais usada no mundo, Pandora, lançou um novo serviço que é quase um sistema de “streaming” on-demand. E o que isso muda na sua vida, artista da CD Baby? Pode ser a oportunidade de ganhar mais dinheiro, se você fizer as coisas direito. É fácil, vem saber!

O que as novas ferramentas do Pandora significam para quem usa a CD Baby?

O Pandora lançou o Pandora Plus

O Pandora anunciou há pouco tempo o lançamento do Pandora Plus, um sistema de rádio por assinatura que não tem anúncios, e não é interativo, ainda que permita aos usuários tocar uma música de novo, pular faixas, acessar estações de rádio offline e mais, por US$ 4,99 (cerca de R$ 17) por mês. Esse lançamento é basicamente um novo posicionamento de marca do Pandora One, com melhorias significativas. Portanto, nos próximos meses, os usuários do Pandora One vão ser conduzidos automaticamente para o Pandora Plus.

Importante: essas novas ferramentas não significam que o Pandora virou um serviço de “streaming” on-demand (tipo Spotify ou Apple Music)… ainda. Mas elas permitem mais interatividade do que anteriormente se achava nesse serviço ou em outros apps de rádio de internet que funcionam por DMCA.

O que vai significar a parceria do Pandora com a CD Baby?

Primeiramente: isso não garante que sua música vai estar disponível no Pandora. Eles ainda vão fazer a curadoria do seu catálogo do mesmo jeito que sempre fizeram no passado. Mas essa parceria permite que a gente entregue sua música ao Pandora, para que os ouvintes possam dar repeat na sua música e também a acesse quando estão offline, numa solução engenhosa que resolve o problema de conexões ruins e de planos de dados que acabam antes do fim do mês. Essas soluções não só vão levar sua música para mais perto dos usuários do Pandora como também vão te dar a chance de lucrar mais com o engajamento aumentado que esse serviço tem.

Depois que a CD Baby entregar seu som para o Pandora, nós poderemos recolher o lucro que o seu som fizer no Pandora diretamente e fazer o depósito dele diretamente na seção de contabilidade da sua conta CD Baby, assim como fazemos com Apple Music, Spotify, etc.

De novo: o fato de a CD Baby entregar sua música ao Pandora não significa que ela será imediatamente adicionada ao catálogo deles, mas, se sua música for aceita pelo Pandora, o fato de a CD Baby ter feito a entrega vai garantir que seu som esteja em todos os serviços do Pandora, inclusive o Pandora Plus.

Todas as minhas músicas vão estar no Pandora, agora que a CD Baby está fazendo essa entrega?

Até agora, não há nenhuma mudança em como uma música entra para o Pandora, apenas mudanças nas opções que o Pandora oferece aos seus usuários. O fato de a CD Baby estar entregando sua música é um preparativo para quando o Pandora lançar um serviço interativo on-demand (como Spotify e Apple Music), e também para que sua música esteja disponível quando os usuários começarem a usar as opções mais interativas do Pandora Plus.

Se você tem músicas disponíveis atualmente no Pandora, e que não foram entregues pela CD Baby, elas vão continuar disponíveis no serviço, mas os usuários não vão poder ouvir seu som com as novas opções do serviço, que incluem poder repetir músicas e ouvi-las offline. Mas, assim que a CD Baby entregar sua música, o Pandora vai conseguir disponibilizá-la para todos os usos.

Como eu sou pago por quando alguém ouve meu som em “estreaming” no Pandora?

Há alguns jeitos de ser pago. Se sua música está disponível hoje no Pandora e a CD Baby não a colocou ali, então você será pago pelas vezes que ela for tocada em “streaming” de rádio, pelo SoundExchange (como acontece hoje em dia). Depois que a CD Baby entregar sua música para o Pandora, a gente vai começar a coletar para você uma porcentagem das mensalidades e da renda com anúncios e te pagar diretamente (por exemplo, sua música será monetizada dentro do Pandora sob a licença da CD Baby, não pela licença automática, como acontece hoje em dia).

Para os pagamentos de “streaming” no serviço de rádio, o Pandora vai continuar fazendo pagamentos ao SoundExchange, então se você tem royalties desse tipo para receber, é importante que você também tenha sua música registrada com o SoundExchange. Para saber como funciona, clique aqui.

Quando minha música vai ser entregue ao Pandora?

A gente vai entregar seu som para o Pandora durante o mês seguinte que você optar por ser incluído em plataformas de “streaming”. Se você não quer que a CD Baby entregue sua música ao Pandora, vai ter a opção de pular fora, e suspenderemos a entrega da sua música ao Pandora. Mais informações sobre isso vêm em breve, e a gente vai atualizar este post, assim que elas chegarem.

Lembre-se, por favor, que sua música ainda pode estar disponível no sistema não interativo do Pandora mesmo que a CD Baby não faça essa entrega; sua música só não fará parte das novas ferramentas interativas que o Pandora acaba de anunciar. Isso também significa que seu som não estará disponível nos serviços de interação plena que o Pandora vai lançar.

O que você acha das novidades do Pandora? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.


Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.