10 dicas para o sucesso: Que fazer depois do seu primeiro show

É importante capitalizar da oportunidade e do ânimo que sua primeira e gloriosa performance, enquanto as memórias ainda estão frescas.
Aqui vai a lista dos próximos passos para nova bandas (para ser usada na semana que sucede o show):

iStock_000018865273XSmall1. Faça o “pós-jogo” do show

Converse com seus colegas de banda e com membros da plateia enquanto você ainda estiver na casa de show. Pergunte sobre os pontos altos e baixos do seu desempenho. O que funcionou? O que não funcionou? Então2. Olho no replay

Você tinha alguém filmando seu show, certo? Assista e tome notas. Compare esses comentários com a sensação que você teve ali, logo depois do “fim do jogo”. Você vai aprender muito sobre você e sobre seus colegas de banda a partir das imagens —e nem tudo vai ser bonito. A câmera não mente. Aquele salto irado que você deu no fim da última música? É, parecia mais com um coelho esquisito saltitando. Mas seja otimista na hora do seu “feedback”. Seja gentil consigo mesmo, também. Afinal, era o seu show!

3. Fale com o dono da casa ou com o contratante

Se o show foi ótimo e você curtiu a casa noturna, lembre-se de falar com o “booker”/promoter/done antes de ir para casa para terminar a noite (você estará por lá de qualquer forma, esperando para ser pago, certo?). Pergunte se você pode tocar lá de novo e tente já colocar o próximo show na agenda JÁ! Isso vai te fazer economizar um montão de dores de cabeça com tentativas de marcação e dúzias de e-mails que teria de mandar só para resolver algo que poderia ter sido combinado ali, depois do show.

4. Agradeça à equipe, ao engenheiro de som e às outras bandas

Pode soar senso comum, mas é fácil de se esquecer quando você está preocupado com falar com seus fãs, vender seus produtos, desmontar o equipamento etc. Mas certifique-se de agradecer a todos pessoalmente. Você vai ganhar deles um pouco de boa-vontade —e, com o tempo, isso pode contar muito.

5. Faça-se lembrar por e-mail

Agradeça à casa de show ou balada e às outras bandas por e-mail em algum momento da semana seguinte. Se você quiser achar novas oportunidades de show com um deles dois, é melhor mandar enquanto ainda estiver fresquinho na memória.

6. Não deixe de passar uma lista de e-mails

Várias bandas esquecem de levar uma planilha para os fãs colocarem seus endereços de e-mail. Não faça isso! No próximo dia —ou talvez até mais tarde, no mesmo dia— coloque os e-mails que recolheu no seu sistema de administração de e-mails. Escreva um obrigado  específico a essas pessoas, por elas terem ido ao show e inclua algumas anedotas da noite. Daí, ofereça um download grátis de MP3 para mantê-los animados com sua música, e com certeza peça para eles te seguirem no Facebook e no Twitter.

7. Faça um post com fotos e vídeos do show

Se você captou fotos e vídeos desse show, coloque-os no YouTube, veicule no seu blog, e os compartilhe nas suas redes sociais. Você pode até querer fazer isso ANTES de entrar em contato com seus fãs através de seu “mailing”. E comente que esses vídeos e fotos existem no e-mail que vai mandar para esse pessoal e tomara que eles queiram compartilhar isso com seus amigos —já que eles estavam nesse show!

8. Comece a planejar seu próximo show

Outra coisa óbvia: volte para o espaço de ensaio e trabalhe para que seu próximo show seja melhor que esse primeiro.

9. Faça “networking” com outras bandas do seu estilo

Agora que você começou a subir na vida, você pode ir para a rua e conhecer outras bandas da sua cidade com a maior confiança. Encontre sua “tribo” e veja se você consegue fazer shows de abertura para eles.

10. Entre em contato com outros clubes

Você tem algo para se gabar agora; fez um show de sucesso e reuniu uma multidão. Escreva para outras casas de show da cidade e sonde para eles contratarem sua banda. Seja realista quanto ao seu poder de “arrastar” as pessoas. Se você ainda não tem um exército de fãs, não se preocupe. Você pode trabalhar com um “booker” para construir  uma agenda que vá facilitar os futuros fãs a te seguir.

——————-

Tenho certeza que estou deixando uma dúzia de outras coisas a fazer de fora desta lista. Quais são elas? O que você faz depois dos shows, para aproveitar a energia daquela noite? Conte para a gente na seção de comentários aqui embaixo.

Venda sua música no iTunes, Facebook, Spotify, Rhapsody e mais!

 

1 Comentário

  1. israelguitarrista@gmail.com'
    by Israel on janeiro 17, 2014  15:14 Responder

    rapaz, pra mim essas 10 dicas foi como ser o cara mais chato do mundo depois do show !! Pessoalmente explico! agora explicando meus pontos de vista...... e corrigindo o post completo... 1. Não fique perguntando pra ninguém, sobre como foi o seu show, espere as pessoas falarem espontaneamente. Grave sim um vídeo, seja autocritico e melhore por si só. Não deixe comentários de amigos interferir demais no projeto da sua banda. Amigos sao importante, claro. Mas a banda é sua. (pulou para o 3...)3. NÃO FALE COM O CONTRATANTE APOS O FIM DO SHOW. Ele estará ocupadissimo. Só será chato. Se ele gostou, vai te ligar no dia seguinte. Ou ele mesmo te chama pra agendar novos shows. 4. Isso mesmo, agradeça sempre, seja humilde, nao por falso agradecimento, mas por agradecer de coração. Nao seja falso. As pessoas vao perceber. 5. Nao se faça lembrar por email. Um email no máximo, o resto é spam, chateação. é ser pentelho mesmo! 6. Lista de emails...com o link de uma musica..pode ser sim. Nada mais. Uma vez perdida. Pra nao ser chato. 7. Videos, fotos, claro. 8. Isso mesmo. 9. Networking cauteloso sempre com outras bandas. 10.Outros clubes, claro.

Comente

Seus email não será publicado.