O que é a publicação de músicas?

Um músico só ganha dinheiro vendendo CD e ingresso pra show, certo? Pééé! Muito errado: há jeitos de encher o bolso escrevendo músicas que façam sucesso na sua voz ou na de outros. Saiba como no blog CD Baby

publishing2-1Ganhando dinheiro com música como um artista independente

“Publicação de músicas e a propriedade e exploração de canções na forma de direitos autorais.” – Randall Wixen, no “The Plain and Simple Guide to Music Publishing” (guia prático e simples para a publicação de música)

Se você escreveu um trecho de uma música, você é dono dos direitos autorais dela — e você decide como esses direitos autorais serão explorados.

Na maior parte da vida, “exploração” é uma coisa ruim. Mas na indústria fonográfica, exporar um direito autoral é muito, mas muito bom!

“Explorar um direito autoral” significa que que o dono (tanto da música quanto da letra) está usando essa canção para gerar renda de alguma forma, e essas podem ser:

royalties mecânicos

• royalties de performance (ou de apresentação)

• licenças para sincronização

• licenças para sampling (uso de trechos)

• direitos de impressão para partituras

——-

Fato divertido: Por falar em partitura, foi assim que esse negócio começou a ser chamado de “publicação musical” — porque no passado, antes de surgir o mercado de gravações e o rádio, a publicação de partituras era um dos únicos jeitos de se ganhar dinheiro com uma música.

Então, para reiterar, publicação musical é tudo aquilo que tem a ver com o uso da canção em si para lucro, como um elemento distinto de propriedade intelectual ou em gravações dessa mesma música.

Se você colaborou na composição de uma música, você tem direito a royalties de publicação a cada vez que sua obra for gravada, baixada, ouvida em “streaming” em sites do tipo Spotify e Rdio, tocada no rádio (inclusive em rádios por satélite ou por internet, como o Pandora), usada em TV/filmes/comerciais/videogames ou tocada ao vivo em shows.

 

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.