O que é gerenciamento da edição da sua música, e por que você precisa dele?

Você pode não ser uma estrela, mas já merece alguém para gerenciar sua carreira (ou pelo menos parte dela). Conheça o gerenciamento de edição musical

Por CD Baby

O que é a CD Baby Pro?

Tá aqui a resposta curta:

A CD Baby Pro Publishing é a combinação da distribuição global das suas músicas COM o gerenciamento dos seus direitos de edição pelas composições, do seu álbum ou de um single — e está disponível para artistas de dezenas de países e de territórios ao redor do mundo.

O que é o Gerenciamento de Edição?

É o processo de correr atrás de todos os direitos a que uma composição tem direito, além de fazer a contabilidade (e o pagamento desses direitos) para o compositor ou editor desse som.

Qual é a diferença entre um Editor e o Administrador de Edição?

Um editor é o dono dos direitos autorais de uma composição. Se a música não foi negociada com um editor de fora, daí o compositor é o editor. Um administrador de edição é alguém escolhido pelo editor para gerenciar seus direitos autorais e administrar o dinheiro que eles geram. Um administrador NÃO É dono de parte da composição, ele faz esse trabalho em troca de um pequeno percentual da renda gerada pela música.

Eu escrevo as minhas próprias canções e as distribuo com a CD Baby, isso não basta para receber tudo a que eu tenho direito?

Se sua música está sendo vendida, tocada em “streaming” ou tocada globalmente, a distribuição sozinha não vai te garantir que você receba todo dinheiro a que tem direito. Sem ter uma estratégia de recolhimento de edição, você está provavelmente deixando de ganhar dinheiro.

Para incluir isso no jogo, você precisa trabalhar com sociedades de direitos autorais. Um administrador de edição desempenha o papel de “distribuidor” do trabalho desses escritórios, para ter certeza que suas composições estão devidamente registradas e os direitos estão sendo arrecadados em qualquer lugar do mundo em que essa música esteja sendo tocada ou vendida.

Então, com a CD Baby Pro Publishing, nós vamos “distribuir” sua música de dois jeitos:

  1. A gravação da sua música será distribuída para lojas e plataformas de streaming que vão te pagar pelo uso.
  2. Suas composições (que estão atreladas a essas músicas) estarão registradas em escritórios de direitos autorais que vão pagar direitos de execução e direitos fonomecânicos quando sua música for vendida, tocada em “streaming” ou apresentada ao vivo.

Assim como as gravações têm um sistema global complexo para arrecadar esse dinheiro, o dinheiro da composição também é calculado e pago através de uma complexa rede de acordos de licenciamento. Esses acordos existem entre os escritórios de direitos autorais e casas de show, vendedores, redes de TV e rádios e também plataformas digitais, para se certificar de que compositores e editores são pagos de acordo com as, execuções e reproduções das duas composições, que são indissociáveis das gravações da música. Associações de Direitos de Execução, como ABRAMUS, UBC, etc. no Brasil cobrem uma porção do mercado mundial, mas não tudo (veja abaixo).

Se você fez negócios tradicionais com um editor, eles ficariam com a responsabilidade de colocar seu som nesse sistema de coleta, mas contratos tradicionais com editores são muito raros para artistas independentes. Serviços de gerenciamento como a CD Baby Pro Publishing oferecem administração global a qualquer pessoa, sob demanda.

Inscrever uma música na CD Baby Pro significa que a CD Baby vira dona dos direitos autorais?

Não. Como administradores da sua edição, a gente não fica com nada dos seus direitos autorais. Nós cobramos uma taxa de 15% de qualquer valor que coletarmos para você. O contrato dura 1 ano, e depois disso você pode renová-lo sem custo adicional, passar a administrar os direitos autorais você mesmo ou assinar com outro editor.

Não parece que eu tenho muito dinheiro pra coletar por aí . Por que eu tenho de registrar minha música mesmo assim?

A resposta se reduz a um simples fato: qualquer dinheiro que estiver por aí É O SEU dinheiro.

Seus direitos autorais são sua propriedade. Uma anuidade que pode te garantir dinheiro para o resto da vida. O crescimento contínuo de streaming nos anos vindouros significa que sua música está a só um clique de distância de qualquer novo fã. Ter acesso a um público e garantir que sua música esteja inscrita em todas as fontes de renda possíveis nunca foi mais simples ou mais barato. Se sua música está arrecadando dinheiro, você tem que ter acesso a esse dinheiro.

Inscreva-se para ter administração dos seus direitos de edição com a CD Baby Pro Publishing hoje mesmo!


 

PT-SOMOS-HANA-SELLMUSIC

 

1 Comentário

  1. mattadeangical@uol.com.br'
    by João Nunes da Matta Filho on agosto 25, 2017  22:27 Responder

    Espero adquirir e explorar os conhecimentos oferecidos pela CD BABY

Comente

Seus email não será publicado.