O pecado que muitos músicos AINDA cometem na divulgação do seu som

Errar é humano. Continuar insistindo no erro é burrice: a gente conta qual é o pecadinho mais irritante que pode ter no site de um músico, e como evitar isso

Hostbaby-jun-2017-Email-1200x1200Por Chris Robley

O tweet acima (que diz “Nada me irrita mais do que um artista ou banda independente que não tem informações de como entrar em contato no seu site/redes sociais. Sério, arruma isso aí!”) é de um empresário de bandas e relações públicas que mora em Los Angeles. Meu amigo Brad viu e escreveu um post que serve como advertência para músicos, com o título  “This tweet better not be about you!” (É melhor que este tweet não esteja falando de você)

Ele escreveu:

Se você não vai facilitar que as pessoas entrem em contato com você no seu site, você estará correndo o risco de perder muita coisas: shows, cobertura da imprensa e, caraca, até vendas. Parece que muito artista hoje em dia acha que as pessoas podem entrar em contato pelo seu perfil de Twitter ou Facebook, então eles não dão informações oficiais de contato no seu site – nem mesmo em mídias sociais.

 

Não presuma que as pessoas vão  correr atrás! O e-mail ainda é o método de comunicação predileto de blogueiros e de quem faz a programação musical de casas de show. A gosta ainda mais.

É sério. Na semana passada mesmo, quando a gente estava tentando entrar em contato com alguns artistas, para checar se eles queriam se apresentar em uma das três conferências DIY Musician  em Nashville, ficamos surpresos com quantos músicos não têm sites ou não têm informações de contato claras em seus sites.

Fazer a gente correr atrás disso? Não vamos correr atrás.

Não faça a gente correr atrás. Não faça as pessoas terem de passar por 29 parágrafos na página About da sua banda no Facebook só para achar um e-mail velho que o baixista parou de checar 6 meses atrás. A gente está tentando MARCAR UM SHOW da sua banda! Ou fazer uma matéria sobre vocês, uma crítica, oferecer um negócio com uma gravadora, ou alguma outra coisa que você não quer perder. Como o Brad diria

A galera que escreve sobre música ou que contrata bandas não têm de checar mensagens em cinco lugares diferentes, nem vão ficar correndo muito atrás do melhor jeito de entrar em contato com você. Complicou? Eles vão seguir adiante para alguém menos complicado.

 

Seu site deveria ter uma aba “entre em contato” ou “fale com a gente” ou algo parecido, que seja bem visível logo na sua homepage. E, do outro lado do balcão, tem de haver alguém da banda que checa esse e-mail com frequência. Nós sabemos de vários casos em que artistas perderam oportunidades de fazer grandes shows porque ficaram semanas sem conferir seus emails!

Ok. Então você não vai deixar isso acontecer com você, certo? Suas informações de contato são fáceis de achar, certo? Você tem uma página de contato no seu site, certo? Você responde rápido quando recebe uma mensagem, certo? É assim que você vai passar a ser conhecido como um artista confiável e — espero — conseguir shows melhores, mais espaço na mídia e aumentar a sua influência..

Crie um site profissional para sua música hoje mesmo. Você não precisa saber codificar!

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.