O AmplifiCabide: faça você mesmo, em segundos, um apoio de microfone para seu amplificador

Quem não tem cão caça com… um cabide! O blog SomosMúsica te ensina a usar um amplificador pequeno, um cabide e uma meia velha para fazer uma economia que pode chegar a centenas de reais nos seus shows (juro por Elvis que é sério!). Vem ver

OnAmp-1[Este post foi escrito por Alex Andrews do Ten Kettles Development.Encontre ele no Twitter: @tenkettles.]

Se você é um guitarrista que já fez um show ou dois, provavelmente sabe (ou pode imaginar) como é mais fácil mover um amplificador pequeno, ainda mais se comparado com um grandão; Mas muitos músicos se preocupam com a qualidade do som que obterão se usarem um amplificador menor. Ou que o show em que eles vão tocar não vai ter o apoio extra de microfone tão necessário para microfonar o som do amplificador!

É aí que o AmplifiCabide, que você mesmo pode fazer, mostra sua cara—você pode construir um apoio de microfone para seu amplificador com, literalmente, coisas que você tem aí em casa. Eu tive essa ideia num dia, antes de um show de supetão—porque não sabia que equipamentos estariam na casa de show, e queria ter certeza que eu tinha um plano B. o AmplifiCabide acabou virando uma ótima carta na manga: é rápido para ser construído, pode ser levado para qualquer lugar e se encaixa em microfones populares, tipo o SM57 (na foto). Você só precisa de um cabide de arame, alicate, fita  isolante ou silver e está pronto!

Mas, antes de tudo, por que usar  um amplificador pequeno com seu som microfonado, em vez de apostar num grandão?

The small, miked amp

Vamos dar uma olhada em algumas das vantagens desta solução, e depois já partir para o passo a passo de como construir o AmplifiCabide.

1. O microfone: um melhor som atrás (e na frente). As caixas de som de uma casa de shows são geralmente colocadas bem no alto, o que significa algumas coisas:

* Qualquer coisa que passe por essas caixas de som (seu amplificador microfonado, por exemplo) voa por sobre a plateia, cadeiras, bar e o que tiver no caminho, chegando a todos os lugares da casa.

* Por outro lado, um amplificador sem microfone vai fazer uma onda de som na plateia que estiver na frente—e perder muito da sua potência nesse processo—chegando como um som mais baixo e abafado na parte de trás da casa de shows.

2. Amplificador, parte 1: um tom melhor em volumes mais baixos . Muitos amplificadores, principalmente os de tubo, realmente começam a ter um som melhor com volume alto, mas esse amplificador grandão pode nunca ter a oportunidade de chegar  aos sons mais altos numa casa de shows pequena. That’s another great thing about smaller amps: their optimal volume is way better suited to smaller venues. E quando se precisa da potência extra (digamos, para uma lugar enorme), é só ligar o microfone do amplificador. E pronto.

3. O amplificador, parte 2: mais grana no seu bolso. Essa é importante: ganhar dinheiro com shows não é só sobre o quanto você ganha—também é quanto você deixa de gastar.

* Com um amplificador menor, você vai conseguir ir de metrô ou de ônibus para o show, em vez de gastar com táxi ou pagar a gasolina e o estacionamento. Se você faz muitos shows na sua cidade, é um valor que se acumula.

* E além de ser fácil de carregar por aí, um amplificador pequeno e de boa qualidade vai te custar muito menos que um amplificador grande de boa qualidade.

Dito isso, talvez seu estilo de música, sua aparência ou o tipo de casa de shows em que você toca podem preferir um amplificador grande, mas para muitos músicos, o amplificador menor microfonado é uma solução a se  levar em conta.

AmplifiCabide, o vídeo

E agora o vídeo de como fazer. Desfrute!

 

AmplifiCabide, o passo a passo

Aqui vai o passo a passo de  como construir seu próprio apoio para microfone para seu amplificador. Você vai precisar de um cabide de arame, alicate, fita para pintura (opcional) e seu amplificador tem que ter  uma alça em cima.

1. Estique o cabide. Pegue a parte de baixo do cabide com o alicate e puxe

Step1-1

2. Dobre o cabide na metade, para a esquerda, como se estivesse fechando um livro.

Step2-1

3. Entorte o gancho do cabide como na foto. Daí prense o gancho com o alicate para ele ficar com cerca de metade do tamanho original.

Step3-1

4. Puxe a parte que está em baixo, para deixar  ela em cima. (Essa parte parece um pouco complicada de primeira —é capaz que você tenha de  envergar o gancho do cabide um pouco. Confira o vídeo acima para uma animação de como faver, no segundo 0min27seg)

Step4-1

5. Aperte as partes da direita e da esquerda, para elas ficarem com de 5–10 cm de distância. Depois, use o alicate para moldar a parte inferior de cada lado, para que o microfone fique encaixado nelas. Veja de lado na foto

Step5-1

6. Coloque algo que vá evitar arranhões no microfone. A gente usa fita de pintura (acolchoada, com pouca cola), para não ficar uma caca depois, mas escolha o que quiser: uma meia velha, uma capinha personalizada etc.

Step6-1

E está pronto! Pendure na alça do seu amplificador e vamos nessa.

Tom e equalização

O AmplifiCabide é ótimo para se guardar com a guitarra, no case, para aqueles shows em que na última hora você não acha um pedestal extra. Para gravar, entretanto, você pode querer algo que te dê mais controle sobre como o microfone vai encarar o amplificador e em que ângulo ele vai ficar. Esses três aspectos da colocação do microfone – posicionamento, distância e ângulo— te ajudam a achar o tom certo antes de apertar o botão gravando e isso é muito mais rápido (o que num estúdio significa mais barato) do que ter que burilar a gravação depois de feita.

Quando falamos sobre o tom, tipo o quanto de baixo e o quanto de reverberação vai ter no seu som,  estamos falando sobre equalização. Quando eu não estou fazendo pedestais de cabide, eu crio aplicativos para músicos e o mais recente dele, hearEQ, é para desenvolver a capacidade de equalizar. Ser bom não é só saber o tom que você quer —é conseguir tirar esse tom do seu equalizador, computador ou mesa de som. Quer saber mais? Confira nosso EQ Primer:
Saiba mais em www.hearEQ.com ou na página do hearEQ na App Store

*      *      *

Leitores músicos: que histórias vocês têm usando amplificadores pequenos microfonados?

Leitores engenheiros de som: quais são as experiências que vocês tiveram montando equipamento?

Biografia do autor

Alex Andrews é engenheiro, active musician, and Founder and CEO of a Toronto-based music education app company called Ten Kettles. After ten years working with some terrific research labs—from physics to music psychology to cochlear implants—founder Alex began Ten Kettles as a creative, productive, and thoughtful company. He is passionate about creating software and mobile applications that have a positive, meaningful impact. He recently wrote “Make your shows shine with these simple EQ tricks,” which appeared on CDBaby’s DIY Musician blog in May 2014.

 

Comente

Seus email não será publicado.