Músicos têm contas demais na internet: proteja-se

Quantas senhas você tem? Ah, só uma para todas as suas 312 contas e perfis da internet?! NÃO! Senta aqui que temos 7 diquinhas de como proteger seus dados na internet, amigo músico

Músicos têm contas demais na internet: proteja-se7 dicas de segurança na internet para músicos

Nós, músicos, temos muitas contas e perfis na internet, o que nos obriga a colocar nossos dados (e os dados do cartão de crédito) em uma porção de lugares. Perfis em redes sociais, ferramentas de marketing, ferramentas de distribuição, PayPal, servidor de internet, a lista não tem fim.

Com o caso Equifax (em que hackers tiveram acesso aos dados de 140.000.000 pessoas), pensamos que seria uma boa ideia de fazer um lembrete aos músicos das medidas básicas que eles podem ter para proteger sua identidade e a segurança de seus dados financeiros. Para deixar claro: a CD Baby não teve nenhum problema de vazamento, só queríamos dar esse alerta enquanto o assunto está fresquinho na mente de todos.

1. Mude sua senha com frequência.

Quanto mais tempo você ficar com a mesma senha, mais tempo outras pessoas terão para descobri-la. Não quer dizer que você tenha de mudar toda semana, mas se você ainda está usando suas senhas de dez anos atrás, está na hora de atualizar. Mudar uma vez a cada quatro meses está de bom tamanho.

E também evite “atualizar” uma senha, só mudando o número que vem no fim dela. É bem mais seguro criar uma senha nova a cada vez. O  LastPass te dá uma senha completamente aleatória, se você precisar de ajuda.

2. Tenha uma senha para cada conta.

Não use o mesmo password para sua conta na CD Baby e em outros serviços. Ou, se alguém entrar em uma das suas contas, vai poder entrar em todas.

Se lembrar dezenas de senhas diferentes é uma coisa que te assusta (como me assustaria), você pode usar um serviço de cofre de senhas, que vai te ajudar a manter essa informação num lugar seguro.

Confira essas três opções:

3. Suas informações de contato têm de estar atualizadas.

Simples. Se você se preocupa com segurança, dê um jeito das pessoas te acharem, caso algo esquisito aconteça com suas contas.

4. Seu e-mail tem de ter uma senha única, e atualizada regularmente.

Seguindo a mesma linha das recomendações acima, é importante que seu e-mail principal esteja seguro, já que nós (e a maior parte dos serviços digitais) vamos usar seu e-mail para entrar em contato com você, ou na hora de mudar sua senha.

5. Não caia em golpes de “phishing”.

“Phishing” é quando o vocalista da banda Phish tenta roubar seus dados para fazer coisas do mal. Mentira. “Phishing” é quando ALGUÉM (não o vocalista da banda Phish) tenta roubar seus dados se passando por uma pessoa conhecida ou uma empresa em que você confia. Isso geralmente ocorre por comunicação online, tipo email, mensagem de Whatsapp, etc.

É fácil dizer “não caia no golpe”, mas os truqueiros às vezes são bem espertos. A regra de ouro é nunca clicar em links que não sejam 100% confiáveis, e que façam sentido no contexto da mensagem, que deve ter sido enviada por uma pessoa ou empresa com quem você já tem ligação

Em vez disso, é melhor escrever o endereço do link na barra do seu navegador, já que é mais fácil direcionar para sites falsos a partir de e-mails.

6. Cuidado com qualquer um que te ligar pedindo dados.

È normal que as pessoas queiram dados para confirmar que você é você quando é você que liga PARA ELES. Não o contrário. Se você ficar com a orelha em pé, tá ótimo. Desligue e ligue em seguida para o número oficial da empresa que a pessoa dizia representar, só para ter certeza que a ligação veio mesmo deles.

7. Lembre-se que CD Baby, HostBaby, HearNow e seus funcionários NUNCA pedem suas senhas, seja por chat, e-mail ou telefone.

Não é assim que a gente trabalha.

Aí estão sete passos simples que vão te ajudar a proteger sua identidade e seus dados online. Se você tiver dúvidas ou aflições sobre os dados da sua conta na CD Baby, por favor não deixe de entrar em contato.

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.