Músicos: Por que Vocês deveriam Usar Marketing de Conteúdo

Não basta anunciar para milhões de pessoas (até porque a gente não tem dinheiro pra isso, né): a propaganda agora tem uma nova modalidade, o marketing de conteúdo, em que você toca o coração das pessoas usando… sua vida. Vem conhecer

Músicos: Por que Vocês deveriam Usar Marketing de ConteúdoFazer marketing e divulgar sua música é uma tarefa com que todo músico se depara durante sua carreira. Mas também é a coisa que muitos músicos queriam nunca mais ter de fazer. Com todo o barulho que existe no mercado, às vezes parece que não tem ninguém te ouvindo.

Então como você consegue se destacar e ser ouvido? A melhor coisa que você tem a fazer é mudar sua tática – em vez de ficar colocando sua música à força na frente das pessoas, você deveria estar colocando seu som num contexto interessante e instigante. Faça com que eles queiram ouvir você.

Então vamos falar sobre o que é marketing de conteúdo (ou content marketing) de verdade, por que ele é uma ferramenta tão importante para você ter no seu arsenal para divulgar seu som e como você pode usar esse método para genuinamente conseguir divulgar sua música e expandir sua fanbase.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é exatamente o que parece ser – você está usando de conteúdos válidos e interessantes para atrair seu público. É uma forma de marketing de atração em que você conquista os fãs, fazendo com que eles fiquem emocionalmente instigados por aquilo que você produz.

Então isso quer dizer que, em vez de você postar “confira minha nova música” nas redes sociais, você deve postar um vídeo curto contando aos fãs o significado das letras e incluir um link para quem quiser comprar. Em vez de postar sem parar anúncios sobre o lançamento do seu novo álbum, crie uma série de posts no seu blog ou uma série de vídeos no YouTube documentando o processo de criação do álbum, e coloque nela um link para quem quiser fazer a pré-compra.

O Problema do Marketing Tradicional

No passado, marketing era usar muito dinheiro para colocar sua mensagem na frente do maior número de pessoas o possível, na esperança de que algumas delas iam curtir seu som e vir atrás de você. Os artistas de grande gravadoras podiam fazer esse tipo de campanha porque tinham muito dinheiro.

Mas hoje, num mundo dominado por mídias sociais, essa tática de berrar uma mensagem para todo mundo ouvir não funciona mais com eficiência. O mundo está tão cheio de artistas e mensagens que é muito mais difícil ser ouvido –ainda mais se você é um artista indie..

Não me leve a mal – propaganda e divulgação feita nos moldes antigos sempre terão um lugar no misto de marketings que você tem de fazer, mas o problema surge quando você decide focar toda a sua estratégia em gritar sua mensagem para os fãs. Em vez disso, transforme sua campanha de marketing num bate-papo, atraia as pessoas e elas ficarão muito mais interessadas. O importante não é atingir o maior número possível de pessoas – o novo nome do jogo é atrair as pessoas certas e nutrir relacionamentos.

Por que o Marketing de Conteúdo Funciona Tão Bem

Pense no assunto desse jeito – você estaria mais disposto a comprar o álbum de um artista que você segue se só tivesse visto um ou dois comerciais sobre o lançamento? Ou se você tivesse acompanhado um vlog semanal, com uma série de posts documentando o processo criativo que foi dar à luz este álbum, durante um mês inteiro?

Está vendo? A questão se apresenta como entretenimento – quem não estaria interessado em ver o que acontece dentro do estúdio? E, depois de passar tanto tempo assistindo à série, o fã sente que investiu  no seu projeto – tanto numa perspectiva temporal quanto emocional.

Comece Antes Mesmo de Estar Pronto

O essencial para fazer marketing de conteúdo bem feito é começar antes mesmo de estar pronto. Não espere até que você tenha algo para promover (um álbum, uma turnê, um show ou uma música) para começar a construir um público. Comece AGORA. Comece a criar uma fanbase ao redor do que você já faz no seu dia a dia. Lembre-se: o processo pode ser tão útil para a sua divulgação quanto o produto pronto. E, na hora que você estiver pronto para lançar, você já terá um público ávido para ver o que tem para oferecer..

Amarre Bem sua Campanha com ‘Calls to Action’ Súbitas

Eu sei que pode parecer bem intuitiva, essa coisa de usar conteúdo para se promover, mas o segredo para marketing de conteúdo com sucesso é usar ‘calls to action’ (pedidos para que seus fãs interajam contigo ou façam algo) que sejam relevantes. Tente fazer com que o conteúdo do seu lançamento tenha um propósito. Talvez você queira que seus fãs votem no design de um modelo de camiseta da sua banda, encomendem seu álbum em pré-venda agora mesmo, comprem o ingresso para um show, te apoiem num sistema de vaquinha tipo Pledge Music, ou se inscrevam no seu mailing.

Daí você pode postar a foto de você com um fã que ganhou um pacote com produtos da sua banda por ter comprado um ingresso para seu mais recente show, e assim contar para os fãs que eles também podem ganhar brindes se eles fizerem a pré-compra de ingressos, em vez de deixar para pagar pela entrada na porta do show que vai rolar no próximo sábado. Você pode fazer um vídeo curto para o Facebook com montagens das últimas sessões de Google Hangout que fez com quem está no seu mailing, e oferecer aos fãs um link para eles se inscreverem e participarem do próximo bate-papo virtual.

Eu espero que você esteja começando a ver como o marketing de conteúdo é um asset valioso dentro do seu plano de mídia e de marketing. Conforme você for avançando, tente usar um pouco de marketing de atração com marketing de divulgação quando for postar nas mídias sociais. Se você quer ver mais ideias de marketing de conteúdo, eu criei um ebook grátis, em inglês, que esboça um plano de marketing de conteúdo para músicos que tem uma lista de possíveis posts em mídias sociais e ideias que você pode usar para fazer as suas próprias ideias fluírem. Clique aqui para baixar o ebook.


 

Comente

Seus email não será publicado.