Músico, você PRECISA estar no Snapchat?

Redes sociais são a nova rua. E se você quiser chegar ao lugar onde os adolescentes andam, vai ter de dar uma volta pelo Snapchat. A gente te conta o que é, para que serve e se você tem de estar nessa mídia social

Músico, você PRECISA estar no Snapchat?Por Chris Robley

Snapchat para músicos: um guia para iniciantes

Se você está no planeta há mais de 25 anos, estará perdoado se não souber muito sobre o Snapchat. Essa plataforma social está aí há anos, mas as pessoas que estão lá são geralmente adolescentes ou jovens adultos. Ou, como diz o clichê: “Snapchat é pra adolescente mandar nude.”

Mas, com 77% dos universitários americanos usando o app diariamente e mais de 400 milhões de “snaps” diários (e um valor de mercado estimado em US$ 16 bilhões) o Snapchat não pode mais ser ignorado.

Então vamos fazer a pergunta: você, músico, PRECISA estar no Snapchat?

[Para saber minha opinião sincera, desça até o pé da página.]

Como tudo nesse mercado, não existe uma resposta que valha para todos os artistas.

A base de usuários do Snapchat tem entre 13 e 25 anos, e 70% desses usuários são mulheres.

Se o que você toca é música Renascentista com letras sobre o aquecimento global e um som no estilo Rockabilly dos anos 1950, você provavelmente não precisa gastar o seu tempo com o Snapchat. Mas gente jovem escuta todos os tipos de música hoje em dia, então talvez o aplicativo seja justamente o lugar em que você precisa estar!

Mas vamos dar uns passinhos pra trás.

O que é o Snapchat?

Pra trocar em miúdos, o Snapchat é um app de mensagens em que as mensagens se autodestroem depois de um certo período de tempo (ou depois de serem vistas).

De acordo com a Wikipedia:

 Com o aplicativo, usuários podem tirar fotos, gravar vídeos, adicionar textos e desenhos à imagem e escolher o tempo que a imagem ficará no visor do amigo de sua lista. Com a nova atualização é possível iniciar uma conversa com texto ou vídeo com seus amigos, mesmo sem ativar sua câmera para conversar. O tempo de cada snap é de 1 a 10 segundos, e após aberto, a imagem ou vídeo somente poderá ser vista pelo tempo escolhido pelo remetente. A imagem é excluída do dispositivo e também dos servidores

Diferentemente da página da sua  banda no Facebook, seu canal de YouTube, seu blog, Twitter e quase tudo o mais na Internet, o Snapchat não se trata de arquivar ou de preservar coisas. Já que as mensagens se autodestroem, os usuários podem ser criativos e criar “Snaps” com um sentimento de urgência, segredo e ultra honestidade — e há menos pressão para que o conteúdo seja de altíssima qualidade, já que ele não vai ficar por aí.

Os usuários de Snap não sentem que criaram conteúdo para os olhos do mundo. Eles se sentem mais… pessoais e efêmeros. O que, é claro, é a beleza do Snapchat como ferramenta de marketing. Você pode se comunicar com seus fãs de uma maneira que não soe como divulgação óbvia. Não só isso, mas estudos mostram que o Snapchat ficam mais engajados com conteúdos de marcas do que em outras mídias sociais. Uma pesquisa até mostrou que metade dos usuários do aplicativo disse que abriria um Snap de uma marca (ou de uma banda) de que eles nunca ouviram falar.

Mas, antes de você responder se deveria ou não estar nesse app,…

Como promover sua música no Snapchat

… vamos ver alguns jeitos de como usar o Snapchat para se comunicar com seus fãs:

Conte como você está se sentindo – Conte um segredo. Dê saltos de alegria. Pire (um pouco). De novo, já que Snaps não duram para sempre — a não ser que alguém esteja trapaceando do outro lado da tela — você pode ser tão sincero quanto se sente. Na verdade, esse tipo de Snap deve ser tratado como o mais importante  que você cria, porque quanto mais pessoais eles forem, e quanto mais frequentemente você os fizer, mais pessoas vão te seguir, e serem influenciadas pela sua divulgação.

Compartilhe informações sobre descontos – Esse provavelmente é o uso promocional mais comum para o Snapchat que eu vejo, do restaurante chinês da rua de baixo que conta aos clientes quais são os pratos do dia, a uma banda que dá cupons de 15% de desconto para fãs comprarem produtos deles naquele dia.

Faça previews de novos clipes – Quer dar uma instigada no público com a nova música que ainda está no estúdio? Ou compartilhar clipes de 10 segundos de todas as músicas do seu álbum nos dias que precedem o lançamento? Faça isso no Snapchat, e coloque um texto ou informações de onde os fãs podem fazer a pré-compra (lugares como PledgeMusic).

Dê a seus fãs uma espiadinha dos bastidores – Gravação. Backstage. A estrada entre um show e outro. Qualquer coisa. Seja bem pessoal. Seja bobo. Tudo será uma memória distante 24 horas depois mesmo!

Anuncie um novo álbum ou mercadorias da sua banda – Mostre pra gente. Conte para a gente. Ou os dois.

Peça a fãs que criem seus próprios snaps com suas  músicas  – Pode ser deles no seu show, usando uma camiseta da sua banda ou dublando uma das suas músicas.

Você também pode fazer snaps com trechos das suas letras, uma arte de capa do disco com uma das faixas tocando no fundo, ou algo assim.

Como tornar seus snaps mais interessantes

OK, se você estiver pensando eita, péra aí, um passo pra trás, devagar com o andor, eu nem sabia o que era um snap, confira esse vídeo (em inglês) abaixo:

No vídeo, a moça fala sobre como colocar emojis, filtros geográficos, desenhos, a hora, textos e até sua velocidade aos seus snaps. Mas há alguns outros jeitos de apimentar as coisas no  Snapchat, inclusive:

Cores ocultas Você pode deslizar seu dedo na tela para desbloquear uma paleta de cores que pode ser usada nos seus desenhos.

Stories Essa ferramenta funde vídeos e textos diferentes  em um só elemento, para criar uma narrativa maior.

Como colocar música nos Snaps —  É exatamente o que parece. Isso é feito usando um app de áudio (como Spotify, Pandora, Apple Music, etc.) ao mesmo tempo em que você está usando seu Snapchat para fazer vídeo. O tutorial abaixo (em inglês) te mostra como fazer isso com o Spotify:

Enquanto ainda estamos falando sobre isso, tem outra coisa boa em as pessoas poderem gravar Snapchats com áudios: o conteúdo criado por usuários, ou seu equivalente de Snapchat (Snaps que usem sua música). Então incentive seus fãs a compartilhar sua música no Snapchat.

Quer um pouco de inspiração para o Snapchat? Confira essas 10 bandas que estão fazendo coisas interessantes na plataforma. Dê também uma olhada nesse videoclipe, que foi criado a partir de Snaps atraentes.

Então, depois de tudo isso, você acha que eu deveria estar usando o Snapchat para a minha carreira musical?

Eis o que eu acho…

Você deveria experimentar, caso:

* Você já esteja no Snapchat e ame essa plataforma

* Seu público-alvo esteja usando o Snapchat, o que significa que ele tem entre 13 e 25 anos

* Você tem recursos — orçamento, tempo, equipe — para construir uma comunidade em mais uma rede social (porque, se você tiver tudo isso, saiba que Snapchat e Instagram estão crescendo)

Se esses três casos acima não valem para você, é provável que sua energia seria melhor gasta em outro lugar.

Se você só tem um determinado número de minutos ou horas por dia para fazer a divulgação online da sua música, você pode usar esse tempo para compartilhar músicas, vídeos, fotos e posts do seu blog que PODEM continuar fazendo efeito bem depois de serem postados —porque eles ficam arquivados, permanentemente buscáveis e acessíveis no seu site, no sua feed de Facebook ou na sua galeria de foto.

Tudo o que você faz no Snapchat vai ser apagado, deletado, sumir. Isso é ótimo por todos os motivos que eu listei acima, mas não ajuda se você se distanciar da sua meta de construir algo que dure por muito tempo.

Conte para a gente o que achou. Você usa Snapchat? Se sim, usa como? O que gosta? O que odeia? Solta o verbo aqui embaixo.


Ganhe Dinheiro Guide

 

Comente

Seus email não será publicado.