Mudanças grandes, enormes, gigantes com o Spotify for Artists

O Spotify já é uma das principais ferramentas para conseguir novos fãs, mas lança agora um serviço para ajudar na sua carreira. Vem conhecer

Mudanças grandes, enormes, gigantes com o Spotify for ArtistsPor Chris Robley

O Spotify for Artists — disponível PARA TODOS

O Spotify fez umas mudanças dramáticas em termos de como você pode pedir para ter uma discografia na plataforma, o poder de editar seu perfil e mais.

Em suma, eles mudaram o funcionamento do “Fan Insights”, que mostra informações de acesso e do “Spotify for Artists”, perfil que antes era restrito para artistas com algum número de seguidores, mas agora foi aberto para todos: para ser um artista verificado, você não vai precisar mais ter ao menos 250 seguidores no Spotify.

Isso também significa que o Spotify te dá acesso às informações de trafégo na sua página, ainda que eu recomende que você confie primeiramente no seu  relatório diário de tendências do Spotify, fornecido pela CD Baby, já que nossa janela de dados é muito mais flexível, nossos relatórios são muito mais completos em assuntos como hábitos de consumo de música e nossos dados de geolocalização são mais precisos.

Eis o que o Spotify diz:

A verificação de perfis de artistas no Spotify sempre teve uma vida paralela aos nossos principais produtos para artistas. Até agora. De hoje em diante, a verificação de perfis de artistas e a construção de playlists por artistas passaram a integrar o Spotify for Artists.

Você, como artista, não precisa mais preencher um segundo formulário para ter sua conta verificada no Spotify — é só garantir acesso ao seu perfil no Spotify for Artists e você está preparado. As playlists feitas por artistas também passarão a fazer parte do Spotify for Artists. Você e sua equipe podem postar playlists, atualizar suas imagens e escolher que faixas vão aparecer primeiro tudo aqui — simplifique o gerenciamento do seu perfil de artista na rede social.

Se você já tem sua conta verificada

  • Se você usar o Spotify for Artists ou não, vai manter sua verificação do mesmo jeito
  • Todas as playlists que você colocou no seu perfil de artista vão continuar lá.
  • Se você for um artista verificado, mas que ainda não usa o Fan Insights, pode acessar o Spotify for Artists aqui.
  • A partir do começo de maio, o Spotify for Artists pode ser usado para colocar ou tirar playlists do seu perfil de artista. Você pode usar sua conta pessoal no Spotify para criá-las e editá-las.

Se você ainda não tem um perfil verificado

  • Para ser verificado, você precisa ter acesso ao Spotify for Artists.
  • O Spotify for Artists está disponível para todos os cantores, bandas e suas equipes. Você não precisa mais de pelo menos 250 seguidores no Spotify para ter sua conta verificada
  • Desde o começo de maio, você pode colocar qualquer playlist no seu perfil de artista usando o Spotify for Artists — do mesmo jeito que você elencava e escolhia faixas. Você vai usar seu perfil pessoal no Spotify para criar e editar as playlists de artista.
  • Por mais que a gente esteja dando um duro danado, é capaz que você não veja o sinalzinho de conta verificada na sua página até meados de maio.

Nós sabemos que ter uma conta verificada e fazer playlists são coisas importantes para você, então a gente vai continuar trabalhando para facilitar as coisas cada vez mais para você.

O Spotify for Artists te oferece dados sobre os seus ouvintes que você pode usar para tomar atitudes, como:

  • Dados demográficos: descubra informações importantes sobre quem está ouvindo sua música no Spotify, inclusive idade e sexo das pessoas, e com que dispositivo eles entraram na sua página. Seu público REAL é diferente daquele que você tinha imaginado? Ajuste sua divulgação para ir ao encontro dele!
  • Localização: Descubra onde seus fãs moram, para poder marcar turnês pelos lugares certos e fazer divulgação da sua música nas rádios das praças onde eles estão.
  • Artistas parecidos: Veja que outros artistas seus fãs ouvem. Talvez isso possa te ajudar a segmentar melhor seus anúncios online.
  • Ouvintes ao vivo: Descubra quantas pessoas estão te ouvindo no Spotify em tempo real.
  • Dados sobre músicas: Tenha informações sobre cada canção, para saber como anda o desempenho do seu último lançamento.
  • Dados sobre Playlist: Descubra o impacto que a inserção de playlists está tendo no número de vezes que as pessoas tocam sua música em streaming, e dê um alô para quem usar suas músicas em playlists.
  • Notificações de Playlists: Receba um e-mail a cada vez que o Spotify colocar uma de suas músicas nas playlists que eles fazem com curadoria.

[Como eu disse acima, recomendo que se use o Spotify for Artists e seus dados junto com o relatório diário de tendências do Spotify, feito pela CD Baby, já que nossos relatórios são mais detalhados em determinados assuntos.]

Para conseguir ter acesso a esses dados analíticos, você também pode customizar sua discografia e editar sua imagem no perfil de artista quando você quiser (assim, sua marca no Spotify vai estar sempre atualizada), colocar músicas ou playlists no alto da sua página e colocar playlists na sua página de discografia.

Essas mudanças provavelmente devem ser notícias boas e ruins para muitos artistas independentes que deram duro para conseguir seguidores no Spotify, para ter sua conta verificada. Mas eis o lado bom: agora você tem mais seguidores no Spotify! E isso vai fazer uma diferença significativa na próxima vez que você for lançar um single ou um álbum nessa plataforma.

O que você acha dessas mudanças? Feliz? Descontente? Conte nos comentários.

Ganhe Dinheiro Guide

2 Comentários

    • by Paula Humphries on novembro 6, 2017  17:47 Responder

      Obrigada, Maria! Que bom que gostou de nossos artigos. Abraços pra você!

Deixe uma resposta para Maria Luísa Cancelar resposta

Seus email não será publicado.