Melhore seu som ao vivo com essas 6 dicas

Monte o palco como um xadrez e o público vai pirar com seu som: esta e mais cinco dicas para melhorar as suas apresentações ao vivo

Melhore seu som ao vivo com essas 6 dicas[Este post foi escrito pelo colaborador Alex Andrews, da Ten Kettles Inc.]

Você já foi a um show em que conseguia escutar o vocalista bem mas, por algum motivo misterioso, não conseguia entender uma palavra que ele cantava? Ou talvez você tenha feito um show em que todos os instrumentos estavam ligados no volume 10, mas ainda assim tinham um som pastoso? Isso pode ser uma enorme frustração para um músico—você está dando o seu melhor, mas a plateia ainda recebe um som ruim! Se alguma dessas coisas já aconteceu contigo, está na hora de melhorar seu som ao vivo.

Dicas

Som ruim num show pode acontecer por várias razões. A boa notícia é que, apesar de tocar num lugar novo ser sempre um desafio, há muita coisa que você pode fazer para o seu som brilhar muito:

  1. Disposição de palco. Se os amplificadores, instrumentos acústicos e microfones não estiverem colocados no lugar certo, você pode acabar com um retorno ruidoso ou descompassos de nível (volume) no palco. Aqui vão duas regras simples:
  • Se você for tocar com um amplificador, certifique-se de que ele a) está um pouco mais perto de você do que dos outros músicos e b) está voltado para a sua cabeça (não para os seus joelhos).

* Se você for cantar com um microfone,  ele deve sempre estar voltado para o lado oposto aos monitores de controle e caixas de som da casa. Ou seu microfone vai começar a amplificar essas caixas de som, que já estão amplificando o microfone, e você vai ter um retorno desagradável—e alto. Quer saber mais de como evitar essa microfonia? Leia aqui.

  1. Disposição da casa de show. No palco, o som deve ser amplificado para deixar os músicos felizes; quanto à casa de shows, o esquema é descolar um som ótimo para o público. Por exemplo, se os auto-falantes estão muito próximos do chão, a plateia da frente vai receber uma saraivada de som, enquanto os do fundo vão ouvir algo completamente diferente. Não custa perguntar para o cara do som se ele (ou eles) pode mexer o equipamento de lugar—mas ajuda você chegar cedo!
  1. Comunicação com a pessoa do som. Essa é importante. A pessoa que cuida do som ajuda a banda a montar e palco e controla o painel durante o show. Quer mais vocais no seu monitor? Você vai precisar passar pelo cara do som. Esqueceu do microfone extra e precisa de um estepe? Mina do som. Quer que o som da casa de shows seja mais alto? Pessoa do som. Só vale lembrar que seu som está na mão deles, então ter uma relação amistosa vale muito (algumas pessoas dão uma gorjeta antes do som, mas você que decide).
  1. Técnicas de microfone. Microfones vocais como o Shure SM58 geralmente têm um som melhor quando o cantor está a uns 5 cm de distância. Se o cantor está na distância errada do microfone, é o som que vai sofrer. Mas, se você estiver cantando a 30 cm do microfone, vai ser impossível para a pessoa do som aumentar seu volume a um nível audível. Conheça seu microfone!
  1. Níveis, Equalização e Efeitos. Há muitos efeitos que você pode colocar no seu som, mas só de usar o nível de som (volume) certo e equalizar bem você já vai ter alcançado muito. Eu sou um grande fã de equalização (aqui vai um texto se você quiser saber mais), porque com a equalização certa todos os instrumentos de uma banda vão se encaixar bem, sem uma equalização você vai acabar numa guerra de volume, e o vencedor vai ser um som pastoso.
  1. Equipamento. Eu coloquei essa no final da lista, porque os equipamentos da casa de show—os alto-falantes, cabos etc.—estão fora do seu controle. Geralmente você aparece num show e tem de lidar com a realidade. Mas há algumas coisinhas que pode fazer:

* Leve seu próprio microfone. Assim, você vai ter certeza de que ele não foi derrubado no chão um milhão de vezes, e você vai se sentir mais à vontade para chegar bem perto desse microfone.

* Apareça cedo. Assim você vai ter a oportunidade de testar os equipamentos, encontrar possíveis problemas e resolver, e descobrir outras surpresas desagradáveis (como um fio desencapado que faz o microfone dar choque… nada legal).

Melhore seu som ao vivo

Saber essas regras básicas já é um jeito ótimo de melhorar seu som ao vivo. A gente só abordou alguns poucos temas aqui. Se tiver algum outro assunto que seja do seu interesse, conte para a gente que podemos escrever um post futuro sobre ele! Por fim, se você ama som e quer melhorar sua capacidade de equalizar, então dê uma olhadinha no hearEQ.

[Este post apareceu originalmente no blog de Ten Kettles, criador de aplicativos de música e de educação.]


Ganhe Dinheiro Guide

1 Comentário

  1. radioshopping.mkt@gmail.com'
    by Fagner on abril 17, 2017  18:03 Responder

    Dicas importantíssimas! Não basta só voz, o som de qualidade é fundamental!

Comente

Seus email não será publicado.