Marketing musical que funciona no duro: a anatomia de uma campanha de sucesso no Show.co

Tem um site muito bacana de nome Show.co, que é usado por bandas como Oasis, para conseguir mais seguidores online, dando em troca músicas ou ingressos. E esse site agora É GRÁTIS para você, cliente CD Baby. A gente te conta como usar aqui

STPPor Chris Robley

8 dicas de como criar uma ação de marketing eficiente no Show.co

No ano passado, a CD Baby comprou a Show.co, uma empresa que faz ótimas ferramentas de marketing online, que são utilizadas por artistas de gravadoras como Universal, Sony, Nettwerk Music Group e outras — e a gente está oferecendo essas ferramentas para os clientes da CD Baby DE GRAÇA.

Para fazer marketing da sua música com a Show.co:

  1. Faça login na sua conta de membro da CD Baby
  2. Olhe para a barra no lado direito do seu painel de controle
  3. Clique em “Free Marketing Tools!” (ferramentas de marketing grátis!)

Depois de ter criado a sua conta, você pode usar as ferramentas de marketing online da Show.co para:

  • Aumentar seu número de seguidores no Spotify
  • Construir um mailing
  • Aumentar seu engajamento no YouTube e no SoundCloud
  • Promover concursos e distribuição de brindes
  • E muito mais

Por onde eu começo?

Eu acho que aumentar o seu número de seguidores no Spotify é uma boa primeira meta para qualquer artista. Então comece testando uma ação de marketing “Social Unlock”, em que as pessoas que te seguirem no Spotify vão ganhar em troca a abertura de um conteúdo extra.

Esse é um jeito fácil de sentir como funciona a Show.co, e você pode usar uma ação só para aumentar seu número de seguidores no Spotify & fazer seu mailing crescer, já que qualquer um que não estiver no Spotify pode escolher te dar o endereço de email, no lugar de te seguir na rede social, para conseguir o conteúdo extra que você está oferecendo.

As imagens deste post ilustram esse tipo de ação. A banda Smalltown Poets fez uma ação “Social Unlock” para aumentar seu número de seguidores no Spotify e crescer seu mailing.

E que tipo de conteúdo eu posso oferecer para os fãs terem acesso?

Quase tudo com o que você puder sonhar, inclusive:

  • Download de MP3 ou FLAC
  • Um PDF
  • Um vídeo que não esteja listado no YouTube ou no Vimeo
  • Uma URL secreta
  • Uma playlist especial de Spotify
  • Um cupom de desconto
  • Produtos da sua banda grátis
  • Acesso VIP a uma sessão ao vivo de streaming
  • Ingressos para um show ou meet-and-greet

Quando a Ignition Records usa essa ferramenta de “Social Unlock” para distribuir ingressos de shows, caixas de CDs e ingressos de meet-and-greets para seus clientes, como OASIS e Noel Gallagher, eles veem taxas de conversão insanas, na casa dos 80-90%.

Screen-Shot-2017-05-03-at-8.51.02-AM

Na ação de marketing mostrada na imagem acima, os Smalltown Poets tiveram uma taxa de conversão de quase 25%, o que — para aqueles que não são do mundo do marketing — é uma cifra impressionante. O que prova que você não tem de ser uma estrela para usar o Show.co com sucesso.

Você só tem de achar um jeito divertido de transformar o interesse casual dos fãs numa ação.

Show.co transforma marketing musical eficiente em uma coisa simples, é só você lembrar desses toques:

  1. Crie curiosidade — “Confira minha música nova” não gera muita curiosidade por si só. Você precisa colocar algo a mais nessa mensagem: urgência, humor, mistério etc. Pense em como sua ação de marketing pode contar parte da sua história ou realizar um desejo dos fãs, não só trocar um conteúdo por um follow. Por exemplo, a campanha dos Smalltown Poets prometia liberar o acesso a uma música no SoundCloud com a mensagem “Ouça a música que fez a gente ser expulso do palco!” Como você não vai clicar nesse link?
  2. Foco na clareza — A descrição da sua ação de marketing e o pedido de ação não podem ter espaço para confusão. Se você quer que alguém te siga no Spotify para ouvir a música que te fez ser expulso do palco, diga: “Siga-nos no Spotify para ouvir a canção que nos fez ser expulsos do palco!” Antes de postar sua ação, pergunte-se se um completo desconhecido conseguiria achar ali toda a informação de que ele precisa (ali mesmo na página da ação de marketing), até se interessar e tomar uma atitude.
  3. Permita que suas ações tenham captura de e-mail, sempre que for possível — Nem todo mundo é ativo no Spotify, no YouTube ou no SoundCloud. Não precisa afugentar esses fãs, quando eles chegarem à página da sua ação. Em vez disso, permita que eles deixem um endereço de email!
  4. Compare suas ações uma com a outra — Como você é cliente CD Baby, pode criar quantas ações de marketing quiser, e pode ter DUAS DELAS online ao mesmo tempo. Brinque com isso, coloque algumas ações em curso por algumas semanas ou meses, olhe para os dados analítcios do seu Show.co, meça os resultados, ajuste as ações ou use o que aprender para ações futuras.
  5. Fotos são importantes — Show.co é uma plataforma elegante, então a gente oferece um jeito fácil de parecer profissional, mesmo que você não tenha fotos chics. Mas a parte visual é de extrema importância, e só leva alguns segundos para criar uma primeira impressão. Então, quanto melhores forem seus elementos gráficos, maiores são suas chances
  6. Escolha uma imagem que seja muito clara ou muito escura no meio— Quando você projetar uma ação de marketing, vai mandar uma imagem que é mostrada como o plano de fundo do link da campanha. O texto usado nessa ação, (por exemplo, “Siga a gente no Spotify  para ouvir nosso novo álbum antes do lançamento”) será mostrado no centro da página, EM CIMA dessa imagem. Você pode usar o texto em preto ou branco, mas para que ele PULE da página, é bom que o texto contraste com a imagem que está atrás.
  7. Brinque com a opção de “blur” (borrar) perto da imagem — Para dar mais clareza à sua mensagem, você pode borrar a imagem atrás do seu texto, e assim ter mais controle do design.
  8. Divulgue sua ação — Depois que você tiver publicado sua ação de marketing, conte para todo mundo (ou uma porção focada do mundo), por redes sociais, email, no seu site etc. Se você estiver vendo taxas de conversão grandes com o seu público que já existe, pense em fazer divulgações pagas, que podem aumentar ainda mais o escopo da sua campanha..

Espero que as informações aí de cima te deem um fundamento básico para construir ações de  marketing com a Show.co. Pode parecer muita coisa, mas nossas ferramentas são bem intuitivas então comece a brincar e aumente sua presença online!

Artistas da CD Baby: comece a usar o Show.co hoje e de graça.

Ainda não é um artista da CD Baby? Inscreva-se para a Show.co AQUI — ou distribua sua música com a CD Baby e tenha a Show.co de graça.

Comente

Seus email não será publicado.