A licença mais bacana de Creative Commons rolou 60 anos antes de inventarem o Creative Commons

Está na moda entre os artistas mais conscientes liberar sua criação para que outros usem de graça, sem fins comerciais, com o tal Creative Commons. O que poucos sabem é que um músico fez isso SESSENTA ANOS ATRÁS. Vem saber quem foi.

A licença mais bacana de Creative Commons rolou 60 anos antes de inventarem o Creative CommonsA música “This Land is Your Land” é de domínio público?

O site TechDirt publicou uma matéria fascinante sobre a luta pelos direitos autorais de uma música clássica americana, “This Land is Your Land”, escrita em 1940 por Woody Guthrie.

Há muitos detalhes interessantes sobre o estabelecimento e a renovação dos direitos autorais dessa música, processos lutando por eles, e daí por diante. Mas a parte que eu achei mais interessante foi uma frase do próprio Guthrie em que ele estava, essencialmente, pedindo que a música entrasse num esquema similar ao do Creative Commons:

Esta música é registrada nos EUA, sob as regras do Seal of Copyright # 154085, por um período de 28 anos e ninguém que for pego cantarolando ela, sem nossa permissão, será nada além de um bom amigo nosso, porque a gente não se importa com isso. Publiquem a música. Escrevam a música. Cantem a música. Dancem a música. Berrem a música. A gente escreveu ela, e era só isso que queríamos fazer.

Considerando que a tradição folk é baseada em passar músicas para frente, eu imagino que essa mensagem nem deva ser tão incomum, mas, no contexto da América de meados do século 20, ela era revolucionária! E que mensagem perfeita para um hino sobre compartilhamento e sobre as mazelas da propriedade privada.

As I went walking I saw a sign there.
(Enquanto eu seguia andando, vi uma placa ali)

And on the sign it said “No Trespassing.”
(E na placa estava escrito “Não invada”)

But on the other side it didn’t say nothing;
(Mas do outro lado da placa, não tinha nada escrito)

That side was made for you and me.
(E esse foi o lado feito para mim e para você)

(Foto de Al Aumuller / New York World-Telegram and the Sun.)

 

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.