Instagram Live para músicos

Quem sabe faz ao vivo: dicas de como usar o Instagram Live e seus vídeos em tempo real para ganhar fãs

Instagram-Live-for-Musicians-1200x480Por que, como e quando um músico deve fazer transmissão em streaming com o Instagram Live.

As redes sociais estão constantemente lançando novas ferramentas. E, se você estiver usando várias delas para divulgar sua música, o processo todo pode parecer intimidador e difícil

Se você está no Instagram, você pode ter notado a nova ferramenta de vídeos ao vivo que foi agregada recentemente ao Instagram Stories. Hoje nós vamos te ensinar o que ela é, como e quando usar. E te dar umas dicas simples de como aproveitar ao máximo vídeos ao vivo para engajar seus fãs e deixá-los realmente animados com a sua música.

O que é Instagram Live?

O Instagram Live é uma função que se agrega ao Insta Stories. Pense nele como uma ferramenta de streaming como o Twitch ou o Facebook Live, mas no Instagram. Para começar um vídeo ao vivo, é só ir até o stories (a câmera pequena no canto superior esquerdo da tela), correr o dedo para a esquerda e apertar o botão “start live video” (começar vídeo ao vivo). Daí, o Instagram vai começar a avisar seus seguidores que você está ao vivo, e vão começar a entrar para te assistir.

Então, como seus fãs saberão que você está lá ao vivo? Vídeos ao vivo aparecem na frente de todos os outros no campo do Insta Stories. Além de aparecer primeiro no feed, eles entram com uma tag de “live” (ao vivo), para qualquer fã que abrir o aplicativo ver. O Instagram também manda notificações de push. Seus seguidores mais ativos vão ser avisados primeiro, e cada vez mais gente será avisada, conforme você for ficando mais tempo. Notificações de push vão aparecer numa tela pop up dentro do aplicativo. Vídeos ao vivo também podem aparecer na seção “Explore” do Instagram, o que pode te levar para frente de novos públicos.

As Limitações do Live (e como tirar proveito delas)

Atualmente, os vídeos ao vivo têm um limite de uma hora, depois do qual são cortados automaticamente. É melhor planejar seu conteúdo, para que seu vídeo não termine no meio de uma frase. Se você sabe que vai durar mais de uma hora, comece a avisar seus espectadores que virá um outro vídeo em seguida.

Diferentemente do Facebook Live, vídeos ao vivo no Instagram desaparecem do app depois do seu fim (ainda que você possa salvá-los no seu telefone). Isso cria uma sensação de urgência e de exclusividade que você deve usar para sua vantagem. É um ótimo lugar para compartilhar conteúdo exclusivo, compartilhar espiadas dos bastidores, divulgar códigos de desconto secretos, testar novas idéias, receber feedback dos seus fãs para um trabalho que você esteja fazendo e qualquer outro conteúdo que você não quer que esteja na rede para sempre. Os fãs que sintonizarem no seu vídeo ao vivo terão ganho algo especial.

Dicas de como agir

Ok, agora que você sabe como funcionam os vídeos ao vivo no Instagram, vamos a algumas dicas de como agir, para você fazer vídeos matadores que seus fãs vão amar.

  1  Saiba quando seus fãs estão online

Não é preciso dizer que, se você quer que seus fãs te assistam ao vivo, você precisa fazer a transmissão por streaming quando eles estiverem online. Fazer um vídeo às três da manhã pode funcionar para a sua agenda, mas os fãs podem já estar dormindo.

Se você ainda não fez isso, converta sua conta de Instagram num perfil de negócio, e ganhe acesso à seção de Insights dentro do próprio app. Você conseguirá ver que dias e horários são os prediletos dos seus seguidores, e postar em função disso.

  2  Monte uma Agenda (e avise aos fãs)

Escolha um dia e horário para entrar ao vivo e cumpra. Avise seus fãs, para eles se prepararem. Avisar com alguma antecedência, de um dia, e postar algumas histórias nas horas antes do live vão te ajudar.

  3  Tenha as ferramentas certas

Já que os vídeos ao vivo desaparecem do app, você não precisa se preocupar demais com a qualidade de vídeo e de som deles. Mas você quer fazer um trabalho o mais bonito o possível. Nada como uma câmera tremida ou um quarto escuro para afugentar espectadores.

Já que você vai postar num app, precisa fazer os vídeos do telefone. Se você for levar os fãs para uma volta pelo backstage, pode segurar o telefone como num vlog. Se você vai fazer um tutorial, é melhor ter um tripé ou apoio de telefone, para evitar tremidas. Você consegue achar esses equipamentos por pouco dinheiro na Amazon.

Você também pode testar fazer com luz natural, ou com uma ajuda tecnológica– de novo, não estamos falando de nada complexo. Geralmente luz de janela ou uma sala bem iluminada dão conta do trabalho, se bem que dá para comprar uma soft-box por pouco hoje em dia.

Se você quiser um som melhor, um microfone de acoplar no seu telefone é a melhor solução. Isso é especialmente útil se você estiver fazendo um streaming num lugar barulhento, e quiser um som claro e límpido.

  4  Planejamento!

Você pode fazer tudo de improviso de vez em quando, mas tente ter pelo menos uma idéia de qual é o assunto do vídeo, na maior parte das vezes. Você pode até fazer uma lista de tópicos que precisa cobrir. O segredo é tornar essas seções ao vivo uma coisa divertida para o seus fãs, e você sentado em silêncio, sem saber o que dizer, não é muito divertido.

Você pode levar seus espectadores em um passeio pelo estúdio, pelos camarins, pelo ônibus de turnê, fazer uma ronda pelos equipamentos que usa, explicar como consegue atingir certas notas, fazer um tutorial, tocar suas músicas, mostrando como se faz ou compartilhar uma idéia que teve recentemente. E por aí vai. Se você precisar de mais ideias, confira esse guia em inglês – How to Promote Your Music: With 3 Social Media Checklists.

  5  Fale com seus Fãs

Um vídeo ao vivo tem de ser interativo –é isso que o diferencia de um vídeo gravado que foi postado no seu feed. Então, não importa o que você estiver fazendo, preste atenção na janelinha do chat. Você vai ver quando as pessoas fizerem comentários. Tente prestar o máximo de atenção possível a essas interações, nem que seja só para dar um oi para quem estiver te vendo

  6  Informações exclusivas e Espiadelas

Se você tem algo em que esteja trabalhando, deixe os fãs que apareceram darem uma primeira olhada. Dar umas informações exclusivas assim vai fazer com que eles queiram voltar para os seus vídeos ao vivo. Você também pode dar códigos de desconto exclusivos, ou até distribuir brindes!

  7  Peça coisas (boas)

Num vídeo ao vivo, você tem toda a atenção dos seus fãs, então essa é a hora perfeita para fazer calls to action (ou pedir algo aos fãs, como te seguir no Facebook ou dar seus endereços de email para entrar no seu mailing). O elemento chave aqui é ser autêntico

Então, por exemplo, se você estiver respondendo a uma pergunta sobre como consegue atingir uma nota, diga que tem vídeos detalhados de tutorial e de equipamento no seu canal de YouTube. Você também pode colocar um “pin” num post, para ele aparecr em cima do seu feed. Escreva um comentário curto (e memorável) com o link para a sua loja, o site em que dá para se inscrever no seu mailing, seu canal de YouTube ou qualquer outra coisa que queira promover.

  8  Use os Lives Para Fazer seu Mailing crescer

Mesmo que os vídeos do Instagram Live  não tenham uma conexão direta com seu email, você pode usar uma ferramenta de obtenção de endereços de email com esses vídeos.

Uma possibilidade é pedir que os fãs mandem, com alguma antecedência, perguntas para você responder durante o vídeo. Mande aos fãs um formulário do Google para eles deixarem suas perguntas e endereços de email. É claro que você pode aceitar perguntas por Instagram  ou dos comentários diretos no seu vídeo, mas isso é um jeito de fazer seu mailing aumentar.

  9  Poste Teasers dos Seus Vídeos, para Chamas as Pessoas para o Próximo

Só porque o vídeo ao vivo some do seu app, isso não quer dizer que você tem de parar por aí. Compartilhe trechinhos que vão mostrar para todos os seus seguidores o que eles perderam se não viram seu vídeo ao vivo (e tomara que apareçam para o próximo).

É uma opção boa para compartilhar um obrigado para todo mundo que foi. Talvez colocar um trechinho do que rolou ou alguma coisa engraçada que tenha acontecido ao vivo, para se reconectar com todo mundo que estava vendo o vídeo ao vivo.

Outra opção é salvar o vídeo no seu telefone e recortar 60 segundos dele, para postar. De novo, isso só vai mostrar aos fãs um pouquinho do que rolou, e fazer eles terem vontade de assistirem ao próximo

Como você pode ver, as mídias sociais podem ser uma ferramenta extremamente forte – se você souber usar as ferramentas da melhor forma. Se você quer mais dicas de redes sociais, confira o Musician Power Tools Promote Your Music Crash Course, curso em inglês de como divulgar suas músicas. Você vai ter uma visão aprofundada de plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube e saber como aumentar seu público e conseguir cada vez mais e YouTube e saber como aumentar seu público e conseguir cada vez mais engajamento.

Comente

Seus email não será publicado.