Escolha a melhor estratégia de lançamento para a sua música single

Um single, ou faixa avulsa, pode te render tantos fãs (ou dinheiro) quanto um álbum, se você souber como divulgá-lo bem. A gente oferece não só um jeito, mas dez deles. Vem escolher!

Escolha a melhor estratégia de lançamento para a sua música single

10 maneiras diferentes de lançar um single

Por Chris Robley

Lançar um single é muito mais do que só colocar a música no SoundCloud ou no Bandcamp. E eu não estou falando de distribuição — ainda que, você sabe, seria ótimo que você colocasse sua música no Apple Music, iTunes, Spotify, Amazon e mais.

Distribuição global da sua música é importante, mas aqui vou falar de estratégias por trás do lançamento do seu single: como você vai atrair ouvintes e seduzir as pessoas a fazerem downloads? Como o lançamento desse single vai apertar o laço que você tem com seu público? Como essa música vai te ajudar a dar um salto em sua carreira?

O lançamento de um novo single é uma ferramenta de marketing musical, e por isso pode servir para inúmeras estratégias

Aqui vai uma lista de opções (e um valeu para Jon Ostrow, de quem emprestei algumas dessas ideias) — e, lembre-se, você pode combinar duas ou mais dessas táticas para o mesmo single:

1. Lançar um vídeo do single

Nesta tática, você lança a música primeiro no YouTube, talvez primeiro só com o áudio e a capa do álbum, e depois com um videoclipe oficial (depois talvez até um vídeo de apresentação ao vivo ou um vídeo com a letra da música), e usa os cartões do YouTube para conseguir engajamento. Lembre-se sempre de colocar nesses cards, na tela de encerramento, nas anotações e na descrição do vídeo um link onde eles possam comprar o  download.

O vídeo, é claro, é uma das formas de conteúdo online mais compartilháveis, então se a música e o vídeo forem os dois ótimos, lançar a música assim pode ser uma boa tática —especialmente se você conseguir que um blog famoso faça a estreia do vídeo para você (em troca, você dá a eles a exclusividade de postar o seu vídeo por um período).

Lembre-se sempre de subir o vídeo direto no Facebook também (depois que o lançamento exclusivo com o blog tiver terminado, é claro), já que o Facebook favorece vídeos que foram postados direto nele, na hora de escolher o que vai mostrar para os usuários

2. Lance o single no rádio

Divulgar no rádio pode ser bem caro, mas se sua música for boa e o programa tiver algum sucesso, pode valer a pena. Quando você lança um single no rádio (pense que um “hit” geralmente tem entre 2,5 — 4 minutos de duração), a ideia é criar uma exposição contínua à sua música durante um período curto de tempo. Isso é preciso para uma grande massa de pessoas notar sua música— repetição. Mesmo que seja uma ótima canção.

Se você não tiver o orçamento para pagar o jabá e aparecer no rádio, você pode tentar o caminho independente. Baixe nosso guia grátis, em inglês, de como conseguir ser tocado no rádio.

Esse negócio de rádio ainda está parecendo distante para você? Então se concentre em conseguir que sua música entre no maior número de playlists do Spotify. O maior indicador do sucesso de uma música no Spotify é o número de vezes que ela foi adicionada a uma playlists nessa plataforma. Em alguns casos, ter sua música numa playlist famosa do Spotify pode conseguir chamar a atenção de mais ouvintes do que uma campanha no rádio.

3. Lance uma versão cabeçuda

Singles de rádio são ótimoa para conquistar novos ouvidos, mas de vez em quando você precisa agradar aos seus fãs mais ferrenhos também — o pessoal que adora tudo o que você faz (e não só os momentos com ganchos comerciais). Então sinta-se à vontade para fazer o que o Jon Ostrow chama de “single de rua”,  uma canção mais longa ou menos palatável, que vai soar bem no ouvido de quem já presta atenção em você.

4. Lance seu single como faixa de brinde na pré-venda do iTunes

Você sabia que pode fazer uma pré-venda no iTunes um mês antes do seu álbum sair? Uma das funções da pré-venda no iTunes é que ela permite ao cliente baixar uma faixa na hora (e depois, no dia do lançamento, baixar o álbum inteiro). Então pense em que faixa seria a mais instigante para adiantar para os clientes que comprarem seu álbum antes. O single do rádio? A versão mais comprida? Outra coisa?

5. Lance como faixa bônus do seu álbum

Você pode oferecer a faixa bônus para quem comprar o download do seu álbum ou só para quem comprar o CD ou o disco de vinil. Isso é uma boa chance de atiçar a curiosidade pelo conteúdo extra e aumentar suas vendas. Faixa ao vivo? Mixagem alternativa? Fita demo? Uma faixa nunca lançada? Versão acústica da sua música predileta de álbuns passados? A faixa bônus vai tocar o coração de quem quer ter tudo o que você já produziu.

6. Lance uma música nova numa compilação

Se essa música só estiver na compilação, acho que deixa de ser um single — MAS pode ser um jeito esperto de fazer uma faixa nova render. Você vai poder colher os frutos de ter uma música num álbum com sons de outros artistas, e sempre pode incluí-la depois num álbum próprio.

7. Lance um single GRÁTIS

Ok, aqui você tem muitas opções, tipo:

  • Usar o single como incentivo para incluir o endereço no seu mailing
  • distribuir cartões de download do seu novo single para todo mundo que for à festa de lançamento
  • Dar a um blog o direito da estreia exclusiva do seu som — e permitir que os leitores desse blog façam o download da música de graça

8. “Vazar” o single

Essa aqui envolve questões éticas, mas, como escreveu Jon Ostrow num artigo para a Hypebot:

Se um artista está planejado “vazar” uma faixa, precisa gastar tempo e atenção para que pareça que essa faixa foi de fato vazada, e não só lançada. Precisa também que a música seja vazada para as mãos certas, de um blogueiro influente ou de fãs que vão ajudar a circular a notícia de que a faixa vazou. Mas tome cuidado porque, se for descoberto que você estava por trás do vazamento, os fãs podem ficar bolados com a natureza pouco autêntica desse fato.

9. Lance um remix

Remixes permitem que você injete vida nova numa música cuja energia pode estar acabando, te aproximam de artistas que trabalham com outros estilos musicais e você ainda pode se beneficiar da divulgação dupla que terá, caso grave com um DJ.

10. Lance uma série de singles, formando um álbum

Uma prática que está ficando cada vez mais comum é agendar lançamentos. Por exemplo: lançar uma faixa por mês, durante um ano, e depois pedir que os fãs votem nas dez que vão entrar no seu próximo álbum. Essa é uma ótima estratégia para se manter motivado, fazer a ansiedade dos fãs ir lá em cima e se dar várias oportunidades de formar uma conexão com novos públicos durante o ano.

Estratégia bônus: grave o cover de uma música!

Você pode escolher entre uma música de fim de ano, um clássico do seu estilo ou um hit das paradas de agora: o que eles têm em comum é que gravar um cover pode atrair um novo público para sua música. As pessoas procuram uma canção que elas já amem, ficam de cara com sua interpretação única dela e, se tudo der certo, vão acabar ouvindo suas músicas próprias também.

É claro que o cover de uma música pode ser divulgado das maneiras listadas aqui em cima, mas certifique-se de que você tem todas as licenças mecânicas para lançar essa música, antes de sair por aí divulgado. E agora a CD Baby facilita isso, com o licenciamento de covers e distribuição de singles integrados no mesmo processo de inscrição. Você paga uma taxa única quando inscreve sua música e a gente vai cuidar do licenciamento mecânico e do pagamento de royalties!

Quer ter seu single distribuido para Apple Music, iTunes, Spotify e todas as outras plataformas relevantes? Faça um upload dele para a CD Baby hoje mesmo!

Quais são os outros jeitos de lançar um single? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.


Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.