Então você acha que consegue gravar música infantil?

Nem só de Xuxa é feita a música infantil: Adriana Calcanhoto, Arnaldo Antunes, Palavra Cantada e outros tantos bons artistas estão fazendo bom som para os pequenos. Sabe quem falta na festa infantil? Você! Vem saber no Blog SomosMúsica o que é preciso para cantar para os pequenos cidadãos

shutterstock_1293052139 coisas para lembrar antes de lançar um disco só para baixinhos

[Este post foi escrito por Maryann Harman,fundadora do Music with Mar., Inc.]

“Eu sou músico. Eu sou pai. Agora eu consigo gravar música infantil!” É fácil assim? Qualquer um consegue lançar um CD infantil com bom conteúdo? Eu acho que não.

Como com tudo na vida,  algumas pessoas estão coçando a cabeça  e perguntando aonde eu vou chegar com isso, e outros já estão P da vida comigo pela primeira frase. Mas deixa eu explicar o que penso antes.

Quando minha filha era pequenininha, recebi umas músicas produzidas pelo “Music for Little People.” E eram ótimas. Me apaixonei por Peter Alsop, Tom Chapin, Linda Arnold e Tickle Tune Typhoon. Como professor de música, eu sempre tinha gostado de todos os estilos. Ainda assim, eu nunca soubera que Buckwheat Zydeco ou Taj Mahal tinham produzido CDs tão bacanas de música para criança. Era um mundo mágico para mim.

O tempo passou e eu comecei a ministrar aulas de músicos para pais e filhos e junto com isso comecei a gravar músicas para usar no programa. Os pais começaram a me perguntar onde eles podiam comprar as músicas que eu estava usando. “O quê? Comprar minha música?”

Uau!  Isso pode ser divertido (e lucrativo). Assim começou a jornada e ao longo desse caminho comecei a me dar conta que gravar música para crianças requer mais do que talento;  é preciso ter o conhecimento de o que as crianças (e os pais) curtem e o que é “bom” para eles.

Aqui vão as coisas que eu acredito serem importantes quando gravando música para crianças:

1. Escolha um tema relevante para crianças.  Isso pode ser uma questão educacional (cantar sobre cores), física (músicas sobre movimento) ou entretenimento (histórias sobre interação).

2. Use vários gêneros. As crianças devem crescer com várias referências.

3. Use instrumentos de qualidade. Para que crianças virem boas consumidoras de música, elas têm de ter ouvido… boa música.

4. Mantenha sempre em mente que as letras das músicas devem ser algo que as crianças podem levar para o resto da vida.  (Tudo o que as crianças ouvem antes dos 7 anos de idade vira parte de seu sistema de valores.)

5. Entenda melhor como se dá o desenvolvimento infantil. Em outras palavras, conheça sua plateia. A capacidade de prestart atenção varia. O que atria uma criança de 2 anos vai entediar uma de 5 anos, e vice-versa.

6. Ainda no nº 5, cuidado com a língua. As crianças geralmente não entendem o significado de várias palavras.

7. Se você quer que os pais não pulem do carro, faça a música ser agradável para eles também.

8. Antes de mandar 100 mil cópias do seu CD para a prensa, teste a música com crianças. Seria legal fazer um teste numa escolar também. Se você está escrevendo músicas para crianças antes da idade escolar, vá a um jardim de infância. Os professores e crianças serão bem sinceros com você. Você também pode fazer isso para pequenos que já estejam na escola.

Se eu acho que qualquer músico consegue cantar para crianças? Sim. Só precisa de dedicação e da vontade de fazer algo bom e relevante para as crianças. Nunca deve ser um jeito de lucrar mais uns trocados.  Seguir essas regras acima vai te ajudar a entrar no caminho certo.

Ah, e o nº9. Você precisa GOSTAR MESMO de crianças. Eles vão querer te abraçar. Eles vão te interromper e fazer uma pergunta que não tem nada a ver com a música que você estava cantando. E eles são a plateia mais honesta que você vai encontrar. Eles dirão “Isso é chato”. Então, como Bob Geldoff escreveu em cima do seu estúdio, “We Are the World” : Leave your egos outside the door (deixe seus egos do lado de fora). Pode ser que alguém pise no seu ego, mas isso é o melhor jeito de aprender.

Eu adoro!

Ganhe Dinheiro Guide

3 Comentários

  1. luizdeoliv@bol.com.br'
    by Luiz de Oliva on agosto 5, 2014  23:41 Responder

    Bem lembrado, há uns anos atrás eu pensei em gravar uma música para meninos na faixa dos 3 aos 7 anos, que por sinal eu tenho a letra e é bem interessante, só não vou dar a pista, mas se gravar vai agradar a meninada. Tem uma que fiz pro carnaval de 2012, intitulada O Baton da Odete, a qual foi inspirada no meu neto. Esta música saiu em 30 minutos no ritmo de carnaval. Vou rever e reler essa minha composição e vou cifra-la depois publicarei juntamente com a outra pro final de ano. Abraço

  2. luizdeoliv@bol.com.br'
    by LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA on março 18, 2015  23:16 Responder

    Olá pessoal do CD BABY, sou o Compositor/Cantor Luiz de Oliva e gostaria de levar ao conhecimento de vocês que tenho uma música para o público infantil, que por sinal bem interessante. Necessito no momento de uma cantora de renome que tenha interesse em gravá-la. Aguardo resposta nesse meu contato de e-mail. Grato.

  3. luizdeoliv@bol.com.br'
    by LUIZ ALBERTO DE OLIVEIRA on março 18, 2015  23:21 Responder

    Confirmando meu e-mail luizdeoliv@bol.com.br

Comente

Seus email não será publicado.