Então fizeram uma crítica ruim sobre você — bem-vindo ao clube!

É duro ser alvo de pedras, mas faz parte da vida do artista. O SomosMúsica compilou seis dicas para você sobreviver às críticas mais duras (vale até chorar)

Então fizeram uma crítica ruim sobre você — bem-vindo ao clube!Como as bandas deveriam lidar com coisas ruins ditas pela imprensa.

Sem citar nomes, eu gostaria de contar uma história de algo que rolou anos atrás no Facebook.

Uma banda aí recebeu uma crítica um pouco negativa, de um jornal da sua região. Os sentimentos dos membros da banda ficaram, justificadamente, magoados; eles tinham trabalhado muito escrevendo, ensaiando, gravando e mixando seu álbum, e tinham orgulho dele— e esperavam que o mundo todo fosse amar também. Mas um crítico de música não amou. E era o seu trabalho dizer isso numa revista.

Nós já conversamos no passado sobre como postar o link para uma crítica ruim pode ser bom para outras bandas contarem suas histórias (e deixar seus FÃS falarem mal por você),essa banda foi lá e fez algo que eu não recomendaria; eles mesmo responderam à crítica. Insultaram o ouvido, o gosto e o discernimento do crítico, e terminaram com aquele palavrão que termina com f e manda alguém fazer algo.

O tiro saiu pela culatra. As pessoas começaram a se manifestar em defesa do crítico e taxaram a banda de ser insegura e insensível. Além disso, a banda praticamente acabou com as chances dessa revista falar qualquer coisa boa sobre ela no futuro.

Felizmente a banda deletou o post depois, no mesmo dia (e espero que tenha pedido desculpas ao crítico e à revista).

Aqui vão seis coisas para se lembrar sempre sobre resenha ruim, críticas e comentários negativos no YouTube

1. Críticas ruins podem ser oportunidade para aprendizado

Uma das primeiras bandas que tive recebeu uma crítica que foi uma droga. Por algumas semanas eu pus meu orgulho para me defender, repetindo para mim mesmo: “Ah, bom, eles não SACARAM!” Mas sabe qual é? Algumas críticas estavam certinhas — e eu eventualmente me dei conta disso. Da próxima vez que aconteceu, não cometi os mesmos erros de composição e de gravação. O que me leva a….

2. Críticas ruins magoam, então pode ficar magoado

Eu não estou dizendo que você não deveria sentir o baque. Alguém acaba de dizer que o seu bebezinho é feioso. Permita-se ficar bravo, triste ou o que quer que sinta. Só não use isso contra o crítico. E depois que a ferida tiver sarado um pouco, você pode olhar para o bebê com novos olhos. Talvez ele SEJA feio. OU talvez o crítico só não gostasse de você, mas milhares de outras pessoas vão gostar. O que nos leva a…

3. Lembre-se sempre que algumas pessoas não vão te curtir

Matematicamente falando, a maioria das pessoas que ouvir sua música será indiferente a ela, algumas curtir, algumas descurtir. Seus fãs mais leais e os haters mais ferrenhos estarão nos extremos, Então não fique bolado se a maioria dos críticos não achar que você é a reencarnação de Mozart. Como diria Abraham Lincoln: “Não é possível agradar a todas as pessoas a todo o tempo.”

4. Resenhas ruins podem aumentar o poder de SEO do seu site

Pense nisso —  se uma revista online com um tráfego enorme ou um blog famoso fizer uma crítica da sua música, quando postarem um link para o SEU site na crítica, isso vai ajudar o seu poder de SEO (Search engine optimization, ou otimização de ferramenta de busca). E, conforme seu site for subindo nos resultados do Google, ninguém precisa saber que foi uma notícia ruim que fez seu ranking ir lá em cima (porque você não vai compartilhar essa resenha no seu site e, depois de alguns meses, será notícia velha no site do crítico também).

5. Lembre-se da sua boa educação

É bom senso comercial ficar calado — ou pelo menos ser educado — quando fizerem uma crítica ruim sua. Se você retaliar (como fez a banda lá de cima), corre o risco de entrar na lista negra da publicação. E essa reputação pode se espalhar por outros lugares também.

6. Você vai parecer cool e confiante se conseguir segurar seu tchan

Sua banda é a melhor do mundo, certo? Bom, a melhor banda do mundo não ficaria bolada por causa de uma crítica ruim num jornal de… qual é o nome da cidade mesmo? Ah, sim, claro. A gente não poderia ligar menos. Porque estamos em turnê agora, nos divertindo a beça. Você vem no show de hoje à noite?

Eu conheço artistas que receberam críticas horrorosas de algumas revistas, mas receberam elogios brilhantes no seu próximo lançamento. Isso provavelmente não teria rolado se ele tivesse enviado uma carta malcriada ou botado a boca no Facebook, reclamando sobre o assunto. Eles permaneceram calmos (ao menos na aparência) e seguiram adiante!

Como você reagiu a críticas ruins?

Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Ganhe Dinheiro Guide

[Imagem do artigo, fonte: Shutterstock.]

4 Comentários

  1. kingblove479@gmail.com'
    by B'love on setembro 9, 2016  14:43 Responder

    B'love (Cesar David Cordeiro)
    filho de Rita David e Marlito Eka João ''nascido aos 26/06/1996...Angola-Luanda/no bairro Sambizanga,é o segundo filho irmão menor de José David São Tomé "Voz quente"(Loucutor da Rádio UNIA e funcionário da Refriango) e é irmão maior de 4 irmãos!

    Começou à ser consumido pelos viros da música aos seus 6 anos de idade,desde então gostou de compor músicas para sí mesmo.Em 2004 Ganhou o concurso de ''TALENTO INFANTIL'' um festival que passou na mesma escola em que ele estudou durante durante 10 anos de nome '' Á LUZ DO SOL NASCENTE ''...em 2006 já com 10 anos de idade,ganhou um dos melhores de desafios "DESIGNER & AMANTES DE DESENHOS IMAGINÁRIOS" ele começou á unir os amigos à darem mini festas na entrada da praça dos kwanzas(SAMBIZANGA)!

    Mesmo não tendo o apoio da sua familia, ele nunca parou de transpirar sucesso porque ele nasceu para lutar vencer independentemente das dificuldades da vida!

    Em 2008 sem dar à conheçer aos pais,foi um dos coristas da Igreja Universal do Sambizanga (à primeira igreja que lá avia '' maná '').
    Mais acima de tudo,infelizmente não apareceu alguém com boas inteções para o ajudar à mostrar o seu talento para o mundo!

    Passado tempo foi então compondo letras musical dos seguintes estilos: R&B,Kizomba,GuettoZouk e Kuduro!

    Um dos seus maiores sonhos é de ser um Músico da produtora do seu Ídolo "Anselmo Ralph"(BomSom Angola) e por ser um compositor que compõe somente para músicos que ele admira,chegou à compor letras musicais para artistas já conhecidos no mercado angolano e até mesmo no extérior como: Anna Joyce,Mona Nicastro,Landrick,Yannick Afromam,Perola,Lino Mestre Skomani (por ecomenda do própio músico) Leo principe e Kataleya...!

    Foi assim continuando na esperança e em belo dia decidiu parar para buscar influênÇias que foi um dos rumos mais difíceis de sua vida!


    Em 2009 tornou-se um bom professor de composição musical!

    Em 2010 ele decidiu fazer um " Max single" de estilo afro house,com a tendênçia de surprender o mercado angolano sabendo que nunca em Angola teve um músico de estilo KIZOMBA E GUETTO ZOUK com o Max single que na qual já foi dito!

    Mais como à vida é complicada ele não tinha boas condições financeiras para fazer o seu Max single... Portanto não deixou de lutar e nem cancelou à ideia do Max single!

    Em 2012 Aproveitou-se da oportunidade que Deus lhe deu de ter grandes amigos e uma amizade indistrutivel com: "Lil-S,Elias & Lary B'...Frequentaram à mesma escola " 2095 Lar patriota dividindo às mesmas carteiras durante 2 anos,ouve momentos ruíns mais os melhores sempre superam; foi daí então que B'love dicidiu fazer acontecer o além dessa grande amizade que é fazer parte de um Só grupo que o tem como criador, vocalista e compositor "Wonnder Dream'S" hoje é um dos grupos que hoje é conhecido à nivél nacional!


    Em 2015 graças á DEUS ele decidiu lutar sem parar para lançar o seu Max single como á abertura do seu álbum "amor sem lei" que terá á primeira música promossional em titulada ''amor sem lei'' !

    Mais graças à DEUS aos poucos sozinho e aos poucos foi lutando e conseguindo e por sua sorte chegou a conhecer VICE LELO(com a ajuda de sua madrinha TERESA DOS SANTOS MAYA) VICE LELO foi alguém que o encorajou muito e o deu muita força e uma grande oportunidade de o esninar à tocar um super instrumento musical(guitarra) à troca de nada!

    Pelo seu sacrifício e batalha constante a força da sua respiração mostra sucesso portanto só à que dizer aguardem e fiquem atentos ao work porque ele garante ser ou chegará à ser um dos melhores compositores nacional e uma grande estrela angolana!

  2. marcosta.voz1512@yahoo.com.br'
    by Mharcos on setembro 10, 2016  00:34 Responder

    Por Favor conheçam e claro, façam suas críticas. Hehe

    https://www.youtube.com/watch?v=gk7gkTQJXJs

  3. lucasseixassouza@gmail.com'
    by Lucas Seixas Souza on setembro 10, 2016  17:07 Responder

    Olá pessoal! Confesso que anos atrás nossa banda sofreu uma critica negativa. Porém o crítico teve todo o cuidado de nos tranquilizar, dizendo que de onde a crítica veio, por mais negativa que seja, foi muito mais positiva que negativa. A crítica foi em inglês, e na mesma hora entendi que uma grande gravadora não apenas escutou nosso som, como teve o trabalho de escrever uma critica. Sex Pistols, Jim Morrison, Bob Marley, Amy WineHouse e outros também foram e são criticados até hoje. Não conheço o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar a todos.

  4. amamosmusica@oi.com.br'
    by Andre Bernard on setembro 13, 2016  03:41 Responder

    Fui fazer minha primeira apresentação em uma casa da região , e quando fui montar o som, um outro musico da casa estava por la, o cara ja cantou em programas de talento da tv, se apresenta em shows por aqui, legal, gosto del e cumprimentei, convidei pra passar mais tarde.
    A noite na hora da guigue, do nada a casa lotou, o dono disse que precisava me contar uma coisa, e me contou que a visita mais cedo do "astro" foi para lhe dizer que ele ia queimar a casa colocado la um cantor de churrascaria (eu) sem renome ou reconhecimento. De fato aquilo me magoou muito, nos dias que seguiram, eu me pegava pensando em quão cruel o "astro" havia sido ate pq tenho alguns anos de profissão e me acho bm querido, enfim resolvi que so podia fazer uma coisa, trabalhar mais ainda, nao por ele ou pelo que ele disse, mas por mim e por quem acredita em mim.
    Me empenhei mais e mais, duas semanas apos, estava em uma casa onde me apresento a muito tempo e fui chamado a mesa de um cliente que gostaria de me parabenizar, ao chegar la , o cliente, era nada mais nada menos que o grande Egberto Gismonti, elogiou muito meu trabalho, disse qu sou um musico muito caprichoso e que gostara bastante, fiquei extremamente emocionado, e aquelas palavras sim, afizeram diferença pra minha vida. Ao publicar minha foto co ele ( que voce pode conferir em minha pagina Andre Bernard), varios músicos de renome no cenário nacional de minha cidade, além de maestro, apresentador de tv, produtor , enfim grandes nomes vieram m parabenizar e enaltecer meu trabalho, ganhei uma visibilidade muito positiva e a critica acredito ajudou em um melhor desempenho!!

Comente

Seus email não será publicado.