Encontre Um Novo Público Fazendo Conexões Não Musicais

Nem sempre quem gosta da gente é gente como a gente. A Sarah Donner, especialista em marketing de nicho (além de música), explica como conquistou um público de jardineiros e de amantes dos gatos, que compraram suas músicas.

Encontre Um Novo Público Fazendo Conexões Não MusicaisTodos nós podemos aprender algo com Sarah Donner. Nos últimos 3 meses, ela teve sucesso com duas técnicas de nicho de marketing.

É claro que o marketing de nicho é mais fácil quando você faz música temática. Bandas de metal têm apelo com os bate-cabelo. Artistas que amam cavalos, como Mary Ann Kennedy, têm um apelo com a comunidade equestre. As músicas marítimas de Eileen Quinn vão muito bem com as pessoas que velejam.

Mas e se você é um artista que cobre uma grande gama de temas, ou estilos diversos, e seu “público-alvo” não é assim tão definido?

Bom, você não tem de limitar sua expressão musical para conseguir conquistar conexões não musicais. Você pode ser fiel aos seus anseios artísticos E encontrar lugares em que seus interesses podem se cruzar com os interesses de um público de fora. Sarah Donner nos dá dois exemplos de marketing de nicho feito por vídeo:

1) Ela armou uma câmera e filmou um gatinho adormecendo enquanto ela tocava no ukulele sua música “Treeline.” Depois ela mandou esse vídeo para sites de amantes dos gatos, onde o vídeo foi repostado. A cena viralizou depois de aparecer no Modern Cat e em outros sites populares de bichanos (e vai aparecer no blog do PETA), ganhando assim novos fãs, por mais que a música não tivesse nada a ver com gatos. O chaninho adorável do vídeo foi suficiente para criar uma conexão com um novo público, que se tornar receptivo à música da Sarah. Confira o vídeo do gatinho da Sarah Donner com sua música “Treeline” AQUI.

2) O outro videoclipe foi filmado na van em que ela estava fazendo turnê, e foi da música “The

Center Pivot Irrigation Song” (em homenagem a uma longa trilha que ela fez a pé no Kansas). Sarah mandou o vídeo para sites de jardinagem e plantação, onde eles foram vistos por Mike McGraff, do programa“You Bet Your Garden”, da rádio pública americana NPR. Mike convidou Sarah para uma entrevista no estúdio, onde poderia tocar depois. De repente, uma legião de entusiastas dos hortifrutigranjeiros foram apresentados a uma música que não teriam ouvido de outra forma. Confira o vídeo da Sarah Donner para a música “The Center Pivot Irrigation Song” AQUI.

Para fazer download de “Treeline”, música da Sarah, visite a página dela no Facebook AQUI.

Você já conseguiu se conectar com públicos inusitados? Como? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

-Chris R., da CD Baby


Comente

Seus email não será publicado.