Eis como a gente conseguiu colocar o novo disco da Shannon Curtis na parada de sucesso

A parada da Nielsen é onde se vê o tempo todo nomes como Britney Spears e Bruno Mars. Mas às vezes pinta um nome de artista independente, tipo a Shannon Curtis, que conta como conseguiu chegar lá e te ensina a fazer igual

Eis como a gente conseguiu colocar o novo disco da Shannon Curtis na parada de sucessoPor Jamie Hill

Chegar na parada de sucesso (não é tão difícil, e você também consegue)

Umas semanas atrás, o disco da minha esposa, Shannon, estreou na parada da Nielsen, Top New Artists Albums. (Sinceridade completa — eu produzi e mixei esse disco.) Uau, certo? Isso é um marco muito grande para um artista completamente independente. E, caraca, a gente nem contratou um relações-públicas. Nada. Esse disco foi totalmente faça você mesmo. E nós chegamos à parada de sucesso!

Então, como conseguimos isso?  Em suma, a gente se aproveitou de como pré-vendas são contabilizadas pelo sistema da Nielsen Soundscan. E você pode fazer a mesma coisa! É uma espécie de truque? Sim. Pode ajudar sua música a vender mais e a conquistar mais pessoas ao redor? Sim também.

A premissa fundamental aqui, e que passa batida pela maioria das pessoas, é que entrar no fim de uma parada de sucesso já é uma conquista. Você só tem de vender uns 200 discos numa semana comum para chegar lá.

E o segundo elemento chave que faz esse esquema funcionar: tudo o que for vendido na pré-venda entrará na conta da primeira semana de vendas! Tudo o que as pessoas comprarem antes da data de lançamento, inclusive as recompensas de campanhas de crowdfunding, mais as cópias que você vender na primeira semana, entram na cifra da primeira semana. A gente vendeu 227 cópias, então ficamos no número 122 da parada. Woohoo! É claro que essas vendas não são revolucionárias, nem um número enorme. Mas vão nos ajudar a contar a história da Shannon para pessoas para quem números e estatística importam.

E essas pessoas existem. Elas existem no mercado fonográfico. Mas elas também existem dentro da nossa comunidade de apoiadores. Ser capaz de estabelecer uma meta real e mensurável, para conseguir envolver nossa comunidade a nos ajudar a alcançá-la (e depois comemorar com eles quando se alcançava) foi uma coisa que nos motivou muito nesse período. Esse é o aspecto mais importante de todos. Virou uma saga para quem estava com a gente. Eles deram duro para fazer isso acontecer, e ficaram mais do que animados quando conseguiram, Todos que estiveram do nosso lado saíram dessa experiência como um membro mais forte da nossa comunidade. (Sem dizer que eles estavam postando sobre isso o tempo todo nas redes sociais, nas semanas que precederam o lançamento). E isso não tem preço.

Aqui vão as regras de o que a gente precisou fazer, e que você pode fazer também

Primeiro de tudo: todos os dados da Soundscan (braço de contagem musical da Nielsen) é feito através de UPC (Universal Product Code, um sistema de código de barras comum nos EUA). E você pode comprar UPCs online para cada uma das manifestações do seu álbum — disco de vinil, CD, iTunes, outros formatos digitais, etc. Você pode comprar seus UPCs da CD Baby. E também pode comprar seus UPCs de outros revendedores online, mas eles são mais desconhecidos, então eu não recomendo.

A gente fez nossa pré-venda de crowdfunding por conta própria, no site da Shannon, e completamos a venda pela nossa loja online, que é da Limited Run, que agora é a entidade oficial de levantamento de vendas da Soundscan (e que a gente recomenda pra caramba). A gente também fez pré-vendas no iTunes e no Bandcamp, que também mandam seus dados para o Soundscan.

[Nota: Com a CD Baby, é fácil fazer a pré-venda de um álbum digital, tanto no iTunes quanto na Amazon.]

Se você fizer sua pré-venda no Kickstarter, esses álbuns vendidos não serão contados pela Soundscan. Porque essas duas empresas não conversam entre si. Pré-vendas feitas no PledgeMusic, entretanto, entram nas contas do Soundscan. Se você está querendo chegar às paradas, e quer fazer uma campanha de crowdfunding como parte do lançamento, mas não quer promover uma pré-venda no seu próprio site, então taí uma versão para usar o PledgeMusic em vez do Kickstarter.

Registrar um título (álbum ou música) no sistema da Nielsen/Soundscan é fácil e de graça. Você só tem de preencher este formulário, em inglês: http://titlereg.soundscan.com/soundscantitlereg/

Se você for registrar mais de uma UPC para o mesmo álbum (por exemplo, disco de vinil, CD e digital) então vai precisar mandar um “merge request” (pedido de fusão) para que todos os UPCs sejam contatos para o mesmo álbum. Para fazer isso, mande um e-mail para bbssinfo@soundscan.com com ao menos uma semana de antecêndia. E as informações organizadas da seguinte maneira

Artista: NOME

Título: ÁLBUM

Data de lançamento: 21/06/15

CD (primário): 886978155427 (12 faixas)

CD (de luxo): 886978155428 (14 faixas)

Digital: 884977798808 (12 faixas)

iTunes: 884977800207 (12 faixas + 1 faixa bônus)

MP3 na Amazon : 886443007167 (12 faixas)

Exclusivo para os fãs do site: 886443007168 (12 faixas + 2 faixas bônus)

É só isso que precisa fazer nessa categoria. As pessoas da Nielsen são bem competentes, respondem rápido e vão cuidar de tudo.

Por fim, você vai precisar registrar suas UPCs com alguma entidade que faça a contagem para a  Soundscan. Qualquer venda digital feita por lojas virtuais tipo iTunes serão automaticamente contabilizadas, porque a CD Baby e outras distribuidoras fazem a passagem de informação direto. Você vai precisar registrar suas UPCs manualmente no caso da Bandcamp, Limited Run, e de qualquer outra loja independente que usar.

… e é só isso!  É simples assim. Os lugares mais baixos da parada Top New Artists Albums tendem a ficar com vende cerca de 200 unidades. Se você bombar a pré-venda e tiver se organizado, isso é alcançável. E isso importa? Se te ajudar a conseguir outros estilos de show, que não conseguia antes, então importa muito. E se você conseguir usar o processo a seu favor, e consolidar a comunidade ao redor do seu novo álbum, daí vai conseguir dar um novo propósito ao lançamento do álbum.

(Se você tiver uma comunidade maior de aspiradores, pode colocar uma meta ainda mais alta. A Billboard pega os 25 álbuns do topo da parada Top New Artists Albums e publica em outras listas, como a Heatseekers. Se você tiver umas 750 vendas por semana, conseguirá entrar nessa parada. Vai exigir mais esforço da sua parte, mas pode acabar valendo a pena para um artista independente como você.)

Então vamos nessa. Vamos encher as paradas de artistas independentes!

Imagem da Shannon: Wikipedia


Ganhe Dinheiro Guide

 

1 Comentário

  1. vivianedalva@yahoo.com.br'
    by viviane on maio 30, 2017  15:19 Responder

    Gente, saiu! Ouça o EP "A Santa e a Puta" na íntegra:

    Spotify: http://spoti.fi/2r4pktG
    Deezer: http://bit.ly/2sdXfgY
    I tunes: http://apple.co/2s6zicr
    Google play: http://bit.ly/2rcraHd
    Tratore: http://bit.ly/2qz9svm

Comente

Seus email não será publicado.