Dicas para um Artista Independente se Dar Bem em uma Feira de Música

Todo mundo que vai a uma feira ou conferência de música está interessado em som? Sim. Mas consegue ouvir todas as centenas de participantes? Não! O Blog SomosMúsica te dá cinco dicas de como fazer sucesso numa feira musical

Print-Media5 dicas de marketing musical para aqueles que vão a conferências

Nota do editor: este artigo foi escrito pelo colaborador Ethan Collister, que também é músico independente e eu conheci numa conferência musical. Vai entender…]

A competição numa conferência do mercado musical é pesada e abundante. Centenas ou até milhares de participantes se movimentam com enxames de abelhas famintas, tentando se promover e conseguir para si um pedacinho de favo de mel.  Em meio a tanto furdunço, se promover pode ser uma tarefa difícil.

Como vencer o barulho de uma conferência musical

Do que você precisa para se destacar?

Por um lado, a resposta é simples: toque música excepcionalmente boa. Se você fizer muito bem aquilo que faz, alguém vai acabar notando.

Por outro lado, como alguém vai reconhecer seus dotes se eles não sabem que você existe? Você precisa se mostrar um pouco para que os outros te descubram e gostem de você.

Você precisa fazer marketing de si mesmo.

Aqui vão algumas dicas essenciais para  vencer a barulheira e fazer marketing eficiente de si mesmo numa conferência :

1. Leve cartões de visita

Cartões de visita são absolutamente necessários se você quer qualquer função no mercado de música. Quando você encontra alguém com quem quer manter contato, é essencial que possa oferecer suas informações de contato desta maneira.

Seu cartão de visita  tem de contar tudo o que precisa sobre você: seu nome (ou nome da banda),vocação, o site de vocês e o endereço de e-mail.  Eu gosto de colocar meu número de telefone também.  Todas essas informações devem estar claras, legíveis e atualizadas.

Ter uma marca definida também causa uma impressão de profissionalismo. Se possível, seu cartão deve usar fontes e imagens que sejam parecidas com aquelas usadas no seu site, no seu último CD ou em qualquer outro projeto que tenha feito ultimamente.

Quando encontrar-se com alguém, ofereça um cartão no momento que parecer adequado da conversa. Não force a barra. As pessoas não gostam de tentar ser convencidas à força. E também lembre-se de pedir o cartão da pessoa, para ter seus contatos se quiser entrar em contato depois.

2. Faça pôsteres

Se você e/ou sua banda têm um estande na conferência, um pôster pode ajudar a ficar conhecido. Saiba que você não será o único usando esse tipo de propaganda  —então usar imagens cativantes é essencial. Dedique algum tempo e esforço na hora de criar um pôster, para criar um que se destaque. De novo, ter uma identidade visual coerente é importante, então tente usar fontes que sejam consistentes com seus trabalhos mais recentes.

3. Tenha CDs à Mão

É bom ter várias cópias do seu CD ou do seu demo à mão. Distribua caso peçam ou caso pareça apropriado, mas não force a barra.  Muitas pessoas voltam de conferências com pilhas de CDs que nunca são ouvidos. Você não quer jogar sua mercadoria fora sem receber nada por isso.

Foque seus esforços em conexões que você acha que podem de fato render. Entregar dois ou três CDs para pessoas que de fato vão escutar é bem mais desejável do que dar embora 15 ou 20 álbuns que acabaram no lixo antes mesmo de abrirem o plástico que os envolve.

4. Leve Outros Materiais de Promoção

Materiais impressoas são abundantes em feiras desse tipo, então inove. Outros tipos de divulgação podem te ajudar na hora de segurar seu público e conseguir a atenção.

No mês passado eu fui à International Folk Alliance em Toronto e fiquei abismado com alguns dos itens de divulgação criativos que vi pela conferência. Cartões de download digital, CDs, braceletes, colares, frascos de higienizador para mãos, coqueteleiras com desenhos de bateria e cookies eram algumas das opções mais criativas e com potencial de propaganda que saltaram aos meus olhos.

5. Seja Você Mesmo

O centro da sua banda é sua personalidade. A maneira de você andar, falar e interagir com os outros é o jeito mais fácil de se destacar e de fazer marketing de si mesmo.

As pessoas gostam de sinceridade. Evite fazer um show na hora de vender a si mesmo. Uma venda forçada pode fazer seu cliente desistir de você na hora!

Um jeito ótimo de colocar as pessoas do seu lado é pensar em como você pode ajuda-las ao invés de elas te ajudarem. O mercado da música exige que você construa relacionamentos, e não há jeito melhor de fazer isso do que ajudar alguém a alcançar seus objetivos. Você vai ficar maravilhado como esse favor é geralmente retribuído.

————

Alguns músicos ficam intimidados ou com medo do marketing, por achar que vai tirar sua credibilidade. Na verdade, o marketing em si é uma arte criativa e por isso você pode aproveitar o processo criativo do marketing do mesmo jeito que aproveita quando está criando uma música, por exemplo, ou qualquer outra coisa.

Nós reconhecemos boa música porque ela é criativa e for a do comum. Com o marketing não é diferente.

Então não deixe sua punção criativa cessar quando parar de tocar. Trate seu marketing como arte.

Ouse ser criativo para se destacar da multidão.

Faça bem e faça diferente!

— @EthanCollister

Twitter Guide

 

Comente

Seus email não será publicado.