Dicas de pré-produção para artistas: Como planejar a produção do seu som e evitar problemas

A produção da música começa bem antes de ela ser gravada. E não é a gente dizendo, é o Michael Bradford, que já produziu artistas como a Madonna e o Deep Purple. Para ele, a pré-produção é a parte mais importante. Quer as dicas? É só clicar

[Este post foi escrito pela colaboradora Lorna Earnshaw, uma cantora e compositora que mora em Los Angeles, e também dá aulas de canto.]

Uma entrevista com o renomado produtor Michael Bradford.

Michael Bradford é um músico de renome e produtor musical que já trabalhou com Madonna, Deep Purple, Stevie Nicks, Anita Baker, e muitos outros. Ele também é professor de produção musical e de composição na famosa universidade Cornel School of Contemporary Music, da Shepherd University em Los Angeles, Califórnia.

No vídeo acima, ele compartilha o que considera os passos mais importantes na hora de começar a trabalhar numa nova gravação. Segundo ele, é essencial começar a se preparar com antecedência e prestar muita atenção ao processo de pré-produção, para evitar problemas que podem te custar tempo e dinheiro.

Aqui vai um apanhado das melhores dicas:

  • Muitos álbuns se deparam com problemas antes mesmo de existirem porque as pessoas não se prepararam como deveriam. A pré-produção é a parte mais importante do processo de produção, e constantemente é a em que as pessoas prestam menos atenção.
  • Você pode evitar ter muitos problemas a no futuro, se reservar um tempinho antes de começar. É preciso ter certeza que seus planos de gravação estão certos.
  • Tenha ideia plena sobre o que são as músicas que você vai escrever.
  • Verifique se as estruturas das músicas fazem sentido.
  • Visite o estúdio onde vai gravar, e confira se os equipamentos estão em ordem.
  • Faça uma lista dos equipamentos que vai usar.
  • Planeje a logística das gravações.
  • Antes de se preocupar com os equipamentos (como que microfone você vai usar) você precisa ter todas as músicas alinhadas.
  • Não faça as coisas rápido DEMAIS! Dê-se o tempo necessário para fazer pré-produção antes de se apressar para entrar no processo de produção.
  • Certifique-se de que as letras e as músicas estão prontas e são boas o suficiente para os seus parâmetros, que devem ser bem altos.
  • Dê às músicas a atenção que elas precisam, para melhorar antes de você gravá-las.
  • Trabalhe bastante em cada faixa antes da gravação, e saiba como tocar um instrumento, caso queira usar algo novo na faixa.

Não deixe o ânimo para gravar fazer você pular esses detalhes tão importantes, ou pode ser tarde demais para consertá-los na hora em que o microfone está ligado. E, mais para a frente, mudar as coisas que poderiam ter sido pensadas antes pode custar caro demais –até porque você já gastou seu orçamento com um estúdio e com outras despesas.

Visite o site da Shepherd University para saber mais sobre os seus programas de ensino e bolsas de estudo: www.cornelschoolofmusic.com.


Dicas de pré-produção para artistas: Como planejar a produção do seu som e evitar problemasLorna Earnshaw é cantora, compositora e professora de canto há 13 anos. Ela ensina técnica vocal no Certificate Program da Cornel School of Contemporary Music, na Universidade Shepherd de Los Angeles, Estados Unidos.


Ganhe Dinheiro Guide

4 Comentários

  1. cursocomomontarumagrafica@gmail.com'
    by FABIANO on janeiro 25, 2017  13:28 Responder

    Muito Boa as Dicas vou aplicar em minha produções.Obrigado.

  2. maia.produz@gmail.com'
    by Macelo Oliveira on fevereiro 10, 2017  18:40 Responder

    Dicas valiosas! Estou entrando nesse processo da pré para o meu novo disco e confesso que sempre foi uma coisa muito difícil pra mim deixar de lado a ansiedade do lançamento o que me fez queimar etapas em muitos projetos. Mas, graças a artigos como esse hoje consigo trabalhar muito bem a pré!

    Parabéns e muito obrigado!!

    • by Paula Humphries on fevereiro 21, 2017  20:08 Responder

      Obrigada você por ler nosso blog, Marcelo! Que bom que curtiu as nossas dicas. Abraços

  3. fabiobueno@outlook.com'
    by Fabio Bueno on fevereiro 10, 2017  20:40 Responder

    Muito bacana a entrevista e os insights. Parabéns pro site!

Comente

Seus email não será publicado.