Dicas de luz e câmera para shows online (e para gravações também)

Não seria ótimo ter um telão com home theater para ver shows em casa? Seria, mas (quase) ninguém mais faz isso: aprenda no blog SomosMúsica como transmitir online um show que as pessoas vão conseguir assistir de seus celulares, e curtir como se estivessem no palco

Live-streaming-concert[Este post foi escrito pelo colaborador James Wasem, do Gigee.me.]

Uma das melhores coisas de shows online  é a interação com a plateia e a participação do transmissor – você, o anfitrião do evento.

A audiência pode aproveitar muito sua performance online, a música e sua interação com eles, mas nada traz os fãs “para dentro do seu espaço” tanto quanto boa iluminação e câmeras colocadas nos lugares certos .

Você gasta um bom tempo burilando sua apresentação, seu visual e a sensação que quer passar com o evento. Use algumas das dicas simples aqui embaixo para ter certeza que a “vibe”  será bem transmitida pela câmera. (Nós falamos sobre como criar a “vibe” certa para seus eventos em outro post aqui.)


O Ponto de Vista da Plateia

Quando for colocar a câmera para sua transmissão online, pense antes na perspectiva do seu espectador.

É provável que eles estejam sentados de frente para uma tela de computador ou com um aparelho tipo tablete ou smartphone em mãos. Alguns espectadores podem ter conectado a internet à sua TV de tela grande, mas a maioria se dá por contente com uma telinha pequena. Isso significa que você precisa tomar muito cuidado com o que vai enquadrar.

Para conseguir transportar sua plateia para o local de show que você criou, ajuda muito conseguir passar uma imagem clara e próxima da sua apresentação no palco. Uma imagem que está muito distante do palco pode fazer com que o espectador se sinta sentando no fundão da sala.

Gigee-Band-650x338Aqui vai uma imagem de uma banda bem enquadrada em seu local de apresentação. Note a iluminação e o senso de profundidade que estão presentes nessa foto, e mesmo assim ainda permitindo um close que faz o espectador se sentir na “primeira fila”  ao ver os artistas. A luz nos dois componentes que ficam na parte de trás da banda pode ser mais clara, mas a “vibe” geral da apresentação tem de ser transmitida bem pela câmera.

Você não quer ficar muito próximo da câmera ou que o zoom dela esteja muito fechado, ou qualquer movimento que você faça no palco fira “fora de quadro” ou acabar sendo distrativo demais. Tente achar um equilíbrio entre capturar uma tomada de close dos músicos e também da parte de trás do palco.

Acertar isso já melhorará sua conexão visual que sua audiência tem com você e com seu evento – especialmente se eles tiverem vendo de uma tela pequena.

O Maior Pecado da Iluminação

Talvez a pior coisa que você possa fazer quando montando sua transmissão online é colocar uma luz muito brilhante atrás do cantor ou da banda.

Uma luz de fundo muito forte jogará uma sombra mais escura nos rostos das pessoas que estão à frente, e pode também fazer que as webcams mais simples se ajustem automaticamente para as condições de luz brilhante atrás dos músicos em vez de se adequar para a iluminação do resto do palco.

O que você quer fazer é usar luzes focais (também chamadas de “luzes-chave”) na frente dos artistas no palco. Luzes de fundo podem ser usadas Screen-shot-2014-08-28-at-6.29.50-AM-1na boa, mas contanto que as luzes na frente dos artistas sejam mais fortes e iluminem bem seus rostos.

Recapitulando

Não é para ser difícil fazer a iluminação e colocar a câmera no lugar certo para seus eventos online, mas você também deveria reservar algum tempo para pensar no local e na disposição da decoração que vá funcionar tanto para quem estiver lá quanto para quem estiver vendo pela internet.

Lembre-se, o que é bonito ao vivo não necessariamente fica bonito na câmera, então sempre compare sua disposição final com o que a câmera está mostrando na telinha.

E confira algumas das dicas que temos para transmitir e promover melhor seus eventos online ao vivo no site www.Gigee.me/techcenter.

Um brinde ao seu sucesso na transmissão!
-James & a galera do Gigee

James Wasem é um engenheiro de áudio e de vídeo e baterista, além de um dos fundadores e diretor técnico do Gigee.me. Gigee é uma plataforma fácil de usar para artistas transmitirem seus eventos e vender ingressos para eles, ficando com 80% da venda de ingressos. Saiba mais em www.Gigee.ME

Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.