Como usar rádios e blogs de música para divulgar sua turnê

Você não precisa ter medo de blogueiros nem de rádios: eles são seus amigos e podem te dar uma mão enorme quando você estiver na estrada. A gente dá o caminho das pedras

Músicos: Por que Vocês deveriam Usar Marketing de ConteúdoPor Michael Corcoran

Logo mais está chegando a hora das turnês de fim de ano. Se você for músico ou parte de uma banda, provavelmente já está começando a se preparar para uma turnezinha de verão. Você quer que a sua turnê seja um sucesso, é claro, tem muita coisa que você pode fazer para isso rolar. É melhor começar a divulgar antes de pôr o pé na estrada, mas, caso você esteja lendo isso já na estrada, ainda dá para achar jeitos de divulgar seu próximo show e aumentar as chances de sucesso.

Aqui vai um segredinho:  Convide os colegas do mercado fonográfico local para ir aos seus shows.

Por “mercado”, eu não quero dizer só os executivos de gravadoras ou empresários de artistas. Não é preciso correr atrás desses caras – eles vão atrás de você quando for a hora. Você deveria focar em ir atrás de apresentadores de programa de rádio, djs, blogueiros e promoters locais de cada mercado. Se você oferecer os incentivos certos, eles não só virão ao show, mas vão escrever sobre ele, fazer snaps e postar fotos nos seus blogs e redes sociais e tocar suas faixas nos seus programas.

Eis o que fazer:

Encontre uma estação de rádio FM, uma rádio ela internet, um blogueiro e um promoter local de cada cidade da sua turnê. Você pode buscar na internet ou usar os serviços de empresas especializadas nisso. Sites como Sonicbids e Indie On The Move podem te ajudar a encontrar veículos de imprensa em cada local. Se você for à busca sozinho na internet, pode conseguir, mas vai dar mais trabalho. Faça uma pesquisa online dos veículos de cada cidade, e crie uma planilha com seus nomes e contatos.

Em seguida, você precisa chamar a atenção deles.

3 jeitos de chamar a atenção do mercado, e levá-lo ao seu show

1.    Distribua ingressos VIP para o show, só para pessoas do “mercado”

É claro que há milhares de outras bandas fazendo turnê, mas, com a tática certa, você pode começar a chamar a atenção

— Ligue para as pessoas. Se ninguém atender, deixe um recado com o nome da sua banda, casa de show onde vão tocar, data e horário do seu show e ofereça ingressos VIP para uma pessoa da publicação, ou para o veículo como um todo.

— Mande um email. Um assunto de uma linha, objetivo e sincero, é essencial. Faça algo assim:

(Nome da banda) toca no (nome da casa de show) esta sexta – ingressos grátis para (Nome do Rádio ou do apresentador).

Por exemplo:

“A banda Steve Law toca no Larimer Lounge esta sexta – ingressos de graça para Dave, da Rock On Colorado”

Repita o assunto no corpo do e-mail e inclua um link que leve para a música da sua banda.

— Use as Mídias Sociais.  É conveniente, mas o mesmo assunto funciona no Twitter ou no Facebook, como posts. É sempre bom incluir uma mensagem pessoal, falando do programa do destinatário ou do seu blog, pra não parecer spam. Não vai ser fácil, mas use sua criatividade e arrase!

2. Ofereça ingressos grátis para a rádio ou o blog dar para seu público

Se o blogueiro ou radialista recusar educadamente o seu ingresso grátis, volte propondo que eles distribuam esses ingressos para o público. A vantagem de dar ingressos num esquema desses é dupla, Um: funciona como promoção grátis para o seu show Dois: aumenta a probabilidade de sua música rodar mais por aí. Você acaba de comprar um anúncio no rádio pelo preço baixo de um par de ingressos que nem teve de comprar –você tirou literalmente zero reais do bolso.

3. Tenha CDs físicos + partituras da banda para dar para os seus VIPs

Vamos dizer que o blogueiro ou o DJ aceitaram seu convite. Dê a eles um tratamento VIP. Tenha  CDs físicos separados para eles, com uma biografia ou press release de uma folha só, contando sobre a sua banda e seu show.

Esses textos de uma página facilitam que as rádios e as mídias falam sobre a sua banda quando forem tocar seu som. Você não consegue fazer publicidade por menos dinheiro que isso.

A essa altura, você pode estar se perguntando: se eu distribuir todos esses ingressos, como eu posso ganhar dinheiro com a minha turnê? Afinal, há muitos gastos na turnê – gasolina, comida etc. Será que eu deveria estar distribuindo ingressos assim?

A resposta é: Sim, com certeza. Você tem de lotar seus shows, mesmo que tenha de distribuir ingressos

Lembre=se que, durantee as primeiras turnês, você não estará tentando ganhar dinheiro. Você está tentando construir uma fanbase. Um show lotado com só 10 pagantes é melhor do que um show vazio com só 10 pessoas, todas pagando para estar lá. É verdade que o caixa será o mesmo, mas pense assim:

  • Casa cheia é uma experiência musical melhor para todos.
  • Você tem mais chances de vender produtos da sua banda.
  • A casa de show ficará feliz. Na real, todo mundo vai ficar feliz. É uma situação de ganho para todos.

E sua banda tem o potencial de tocar no rádio, ser resenhada em blogs, mais posts em mídias sociais e contatos sólidos para a próxima vez que você passar pela cidade.

Pense nisso assim: Ao correr atrás das pessoas do mercado fonográfico local, você está construindo “conectores.” Malcolm Gladwell, autor de The Tipping Point – explica como os “conectores” podem ajudar uma nova idéia (sua banda, no caso) se espalhar que nem fogo, ou, como a gente diz no mercado da música, “pó de pirlimpimpim” de que sua banda precisa para ir do anonimato para o estrelato..

Comente

Seus email não será publicado.