Como usar músicas bônus para vender mais discos

Quer um brinde, de graça e que você vai usar pelo resto da vida profissional? Vem pro Blog SomosMúsica ler um truque que vai te ajudar a vender CDs com essa sensação de ganhar algo grá-tis-e-ex-

Por Chris Robley

shutterstock_140602060 Por que você deve lançar duas versões do seu CD, uma para “streaming” na internet e outra para vender “no mundo real”

Num texto recente no Blog Echoes, chamado “Optimize your digital music sales on iTunes” (otimize sua venda de músicas digitais no iTunes), Jon Ostrow aconselha a fazer versões diferentes do seu álbum para serviços de “streaming” tipo o Spotify e outra para vender em sites de download como o iTunes (ainda que esse conselho possa ser estendido ao CD e disco de vinil também).

Por quê? Nas palavras dele, porque “exclusividade vende”.

A maioria dos músicos hoje lança seu álbum de uma só vez em todos os lugares — em plataformas de “streaming” (Spotify, Rdio, Beats Music, Rhapsody etc.), em sites de download (iTunes, Amazon, Google Play etc.), nos seus sites e em lojas de discos (tanto as de paredes de tijolos quanto as online) — com as exatas mesmas músicas em todos os formatos.

Ostrow comenta a disponibilidade irrestrita da sua música em todos esses serviços:

Isso significa que seu álbum estará disponível a milhões sem a necessidade de que se compre. É claro que você PODERIA deixar seu CD fora desses serviços, mas, a não ser que você seja o Radiohead ou os The Black Keys, isso pode te fazer mais mal do que bem, dado que muitas pessoas agora vão direto ao seu serviço predileto de “streaming” quando uma nova música é lançada.

Então, como fazer as pessoas comprarem sua música de fato, seja em disco ou em download? Incentive!

“Um jeito de agregar valor é oferecer algo único na versão do seu CD que está à venda”, diz Ostrow.

Ele sugere que você incorpore um ou todos esses elementos no lançamento do seu próximo álbum  (a versão que não está para “streaming”)  para que você tenha um incentivo para dar aos fãs quando contar que o álbum saiu:

1. Covers.

2. Faixas não lançadas, acústicas ou músicas em versões alternativas.

3. Remixes.

4. Trechos de diálogos do estúdio. 

Ao colocar algo de especial na versão à venda do seu álbum, você vai incentivar os fãs a optarem por ela em vez de ouvir por “streaming” de graça. Lembre-se de sempre denotar a diferença entre as duas versões toda vez que for falar do álbum novo (em redes sociais, no seu site, em anúncios, na sua banquinha de produtos no show, no palco e onde quer que seja).

 ——

Como você encoraja as pessoas a comprarem sua música? Você coloca material bônus na versão do seu CD que põe à venda?  Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Comente

Seus email não será publicado.