Como uma banda nova, ainda sem fãs, pode conquistar um buzz local

Bandas novas precisam batalhar muito para conquistar seus primeiro fãs. O SomosMúsica sabe disso e te ensina alguns truques para chegar lá mais rápido!

Promocão da sua música[Este artigo apareceu primeiro no The Sonicbids Blog, e foi escrito por Dylan Welsh.]

Toda banda tem que começar de algum lugar. Vários artistas famosos que estão tocando em eventos gigantescos hoje começaram com shows pequenos perto de sua cidade. Mas, as vezes, é difícil chegar até lá. Quando você está no começo, sem fãs ou contatos, como você faz para se destacar e consegue a atenção das pessoas? Redes sociais são um ótimo jeito para se manter em contato com fãs e amigos que você já tem, mas tem ficado cada vez mais difícil chegar a novos fãs por meio delas. Aqui vão algumas dicas de como uma banda sem fãs ou conexões pode começar a se mexer e construir uma carreira

Apóie a cena local

Outros músicos são seus maiores aliados nesse momento. No começo, seus melhores (e muitas vezes, únicos) shows vão acontecer por meio de outras bandas. Então você precisa sair por aí e fazer novos amigos.

O jeito mais fácil de fazer isso é indo em shows na sua cidade. Use o poder da internet para encontrar bandas próximas que você curte bastante, mesmo que eles não toquem o mesmo tipo de música que você. Quando eles terminarem de tocar vá conversar com eles. NÃO empurre sua música ou sua banda logo no começo. Deixe ela aparecer naturalmente na conversa, mesmo que isso isso signifique ir ver mais outros dois ou três shows deles. Senão, você irá parecer falso e interesseiro.

Continue fazendo isso com mais e mais bandas. O mundo da música é pequeno. Você vai acabar encontrando eventualmente algumas bandas que vão se transformar em amigos. Marque shows com essas bandas! Várias vezes! Continue indo no show deles, e eles vão ser tão bacanas com você como você está sendo com eles. O público de vocês dois vão se unir, e tudo vai começar a andar.

Estar na cabeça das pessoas e o primeiro passo para conseguir fãs.

Esteja visível

Como uma banda nova, uma das suas primeiras prioridades dever ser criar um logo, fonte e identidade visual. E então, comece a mostrar essa sua cara para todo mundo ver!

Sim, estamos falando de posters. Podemos estar no Século 21, mas se as pessoas ficarem intrigadas com o nome da sua banda e a imagem dela, elas vão querer checar sua música depois de ver posters seus por toda a cidade. Qualquer lugar que já tenha posters, adesivos, ou propaganda é válido (só confira antes se você precisa de permissão para colocar posters em alguns lugares comerciais). Mesmo que você não tenha um show para promover, colocar seu nome e imagem por todos os cantos da cidade vai estabelecer um lugar para a sua banda na cabeça das pessoas.

Lugares abertos para novos artistas também são um ótimo jetito de ganhar visibilidade. Encontre um que seja em uma casa de shows que você curta, e apareça sempre que possível. Use isso como uma oportunidade de estabelecer um relacionamento com os donos das casas de show, e com seus frequentadores.

Se a cidade não tiver uma casa de show bacana com espaço aberto para novos artistas, vá para as ruas. Encontre um lugar que você curta, e esteja lá sempre. Seja amigável e converse com quem estiver passando. Uma apresentação memorável e pessoal é um jeito ótimo para ganhar fãs.

Faça shows de um jeito inteligente

Fazer shows ao vivo, é obviamente, um elemento vital de ser visto e criar fãs. As bandas de que fui parte que geraram mais buzz estavam fazendo shows semanalmente (ou a cada duas semanas) no começo. No geral, um show a cada duas semanas é uma boa meta. Mas isso não significa que você deve aceitar qualquer trabalho que apareça na sua frente. É importante ser inteligente sobre quando você vai tocar e onde.

Pode ser perigoso tocar sempre no mesmo lugar. Você vai deixar o público cansado e fazer suas apresentações se tornarem muito menos especiais. Então, toque com frequência, mas em lugares diferentes. Se você mora em uma região metropolitana grande, garanta que você está tocando na mesma parte da cidade uma vez a cada seis semanas no máximo. Em cidades pequenas, vá para cidades vizinhas e viaje. Sim, isso vai envolver viajar bastante, mas vai te dar um retorno bacana, já que você irá sempre alcançar novos fãs ao mesmo tempo em que mantém o interesse dos fãs atuais.

Mais contatos

Eu já falei sobre como é importante conhecer outros músicos locais, mas há outros contatos importantes que você precisa fazer se você quiser continuar crescendo. Apresentadores de rádio, jornalistas, blogueiros, promoters, engenheiros de som e donos de balada são todos partes importantes da equação, e são os tipos de pessoas que você precisa conhecer o mais rápido possível.

Muitas destas pessoas não têm tempo para um artista que está começando, mas você ficaria surpreso de saber o quão amigável a maioria deles é. Comece caçando alguém de uma rádio ou um blogueiro que você realmente curte (melhor ainda se eles forem focados em talento local), e mande para eles um email simples, pessoal, profissional e amigável. Se apresente, explica o quanto você curte o trabalho deles e o que você curte neles. De novo, não pareça interesseiro, mas ofereça um ingresso para o seu próximo show, e agradeça eles. Faça questão de enfatizar como você quer ser amigo deles, ao invés de focar no que eles podem fazer por você, seja lá com que você esteja lidando.

—-

Dylan Welsh, é de Seattle, Washington, e cresceu tocando em várias bandas. Procurando um ambiente mais desafiador e competitivo, ele acabou estudando na Berklee College of Music com esperanças de encontrar novas perspectivas e sua própria voz. Mesmo sabendo que música é o seu ponto forte, ele também se aventura como escritor e jornalista.

4 Comentários

  1. fabioh@foxbr.com'
    by Fabio Henrique on maio 5, 2015  15:46 Responder

    Excelente dica... com certeza mesmo já sabendo do assunto é sempre bom ouvir experiencia de quem ja viveu e teve sucesso com isso.

  2. carlosmsilva668@yahoo.com.br'
    by Carlos on maio 15, 2015  20:07 Responder

    Boa tarde gostaria de saber quanto paga

    • by Marcos Chomen on maio 25, 2015  13:10 Responder

      Carlos, voce quer dizer quanto custa para distribuir digital? Se sim segue http://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/
      Abs

Comente

Seus email não será publicado.