Como ter certeza que os fãs verão seu conteúdo no Facebook

O Facebook andou dificultando um pouco a vida de nós, músicos independentes: nem sempre seus fãs na rede social vão ver o que você posta. A gente dá dicas de como aumentar o sucesso dos seus posts, lá no SomosMúsica

empty-room-micO que músicos independentes podem fazer para lidar com as últimas mudanças do Facebook

O Facebook admitiu recentemente que o Organic Reach (alcance orgânico) de páginas do Facebook (ou o número de pessoas que verão suas atualizações na própria página, no campo de News Feed) está diminuindo, e isso continuará acontecendo com o passar do tempo.

De acordo com a consultoria Ignite Social Media, to alcance de uma página de marca no Facebook pode ser tão baixo quanto 3% das pessoas que curtiram a página. Isso quer dizer que marcas (bandas inclusive) estão alcançando apenas 3 de cada 100 fãs da sua página, a cada vez que posta conteúdo. Muito disso tem a ver com as mudanças no algoritmo do Facebook. Essas novas mudanças vão dificultar cada vez mais que artistas independentes se conectem com seus fãs de Facebook de graça, encorajando-os, portanto, a anunciar e fazer posts pagos na rede social.

Mas, para muitos artistas, anunciar no Facebook seria caro demais, ou teria um custo-benefício que seria difícil de medir. Então o que podemos fazer para aproveitar essa plataforma sem ter de pagar por isso?

Aqui vão três ações gratuitas que artistas podem tomar para aumentar sua presença no Facebook:

  1. Produza conteúdo engajante

Essa dica pode parecer a mais óbvia de todas, mas pode ser a mais importante também. Tente criar conteúdos que prendam a atenção das pessoas nos seus News Feeds o tanto quanto puder. O Facebook encoraja interações sociais e recompensa páginas com que as pessoas interajam, mas, para isso, é preciso criar algo que as pessoas queiram ver.

Você pode testar fatores diferentes em seus posts, para ver o que funciona melhor. As opções incluem:

* Testar suas chamadas com testes A/B

* Monitorar a “clicabilidade” de certos tipos de imagens

* Usar palavras diferentes para descobrir quais chamam mais atenção

  1. A hora certa

Para tentar maximizar a presença de cada post, é importante saber em que horário seus fãs estão online. Lembre-se que os News Feeds são sequenciais para a maioria das pessoas. Os conteúdos mais recentes aparecem em cima (com algumas exceções, é claro). O Facebook te passa as informações de quando seus fãs estão online e veem seus News Feed. Você pode achar essa informação na página “When Your Fans Are Online” (quando seus fãs estão online), na seção de Posts, dentro da aba de Insights. O gráfico vai te mostrar os dias e as horas em que seus fãs veem o conteúdo, o podem te dar uma ideia de em que horas planejar seus posts para irem ao ar e alcançarem o maior número possível de pessoas.

  1. Use o Story Bump

“Story bumping”, ou o pulo do post, é uma atualização que o Facebook fez no News Feed que permite que posts antigos apareçam no alto do News Feed, se as pessoas ainda estiverem interagindo com ele. Você pode fazer seu post subir respondendo aos comentários que as pessoas deixaram no post no passado, ou fazer um link para um post mais antigo num post novo. Para usar essa ferramenta, crie conteúdo que estimule conversas, e assim as pessoas vão querer comentar no post. Incentive seus fãs a interagir, perguntando a opinião deles sobre uma música ou sobre o que eles pensam dos seus últimos videoclipes.

Enquanto você estiver focado em maximizar sua presença no Facebook, lembre-se desses dois detalhes importantes:

Diversidade da plataforma

O Facebook não é a única plataforma de marketing disponível para artistas. Twitter, Instagram, Vine, e até o Google+ são plataformas válidas que você poderia utilizar para construir sua presença online. E também não se esqueça de usar o e-mail. Ele é um dos jeitos mais eficientes para um músico entrar em contato com seus fãs. Por causa disso, é uma boa ideia conseguir colocar todos os seus fãs do Facebook numa lista de e-mail. Diversificando suas chances de abordagem, você vai conseguir conversar com seus fãs mesmo quando uma rede social perder a popularidade ou fizer mudanças que dificultem esse diálogo.

Como medir seu sucesso    

Conseguir dados de acesso e de fluxo é essencial para o marketing da sua música. É o único jeito de saber se seu tempo e seu dinheiro estão sendo bem gastos. Há uma porção de ferramentas gratuitas que permitem a você saber de dados essenciais para você decidir o que e quando postará no Facebook. Alguns fatores importantes de medir para saber seu sucesso são:

* engajamento dos fãs ( pode ser visto no Facebook Insights)

* tráfego de pessoas no seu site que chegaram lá através do Facebook (pode ser visto noGoogle Analytics)

* compras (é só programar um localizador de vendas)

* e, por fim, pedir para o seu provedor de e-mails fazer um registro das pessoas que se inscrevem na sua lista de e-mails

————

Billy Bones é especialista em marketing de música, que trabalha ajudando gravadoras a melhorarem seu marketing online. Ele também comanda a BBE Booking Agency, uma agência de agendamento de músicos que trabalha com produção de eventos e gerenciamento de talentos.

Comente

Seus email não será publicado.