Como Sua Banda Pode Usar Publicidade no Facebook Para Promover sua Música

Você não precisa ter o Washington Olivetto ou o Nizan Guanaes do seu lado para fazer propaganda do seu melhor produto: seu som. O SomosMúsica dá toques de como promover seu trabalho no Facebook (e com pouca grana!)

Como Sua Banda Pode Usar Publicidade no Facebook Para Promover sua MúsicaComo bandas podem anunciar no Facebook

[Este post foi escrito pela colaboradora Emily Bradbury, da agência de marketing digital Superdream.]

Na era dos shows de talento na TV, eu te perdoaria por achar que é mais fácil do que nunca “chegar lá” com sua banda ou carreira artística. Mas, quer você esteja querendo ser infame ou não, há algo que você precisa manter sempre em mente – ser uma banda se trata de música, e só de música.

Promover sua música para as massas é mais fácil do que jamais foi. Na era das mídias sociais, você está a alguns cliques de distância de colocar sua música na frente de milhares – talvez até de milhões – de novos ouvidos. O MySpace, Spotify, YouTube, SoundCloud, Twitter e Facebook são só alguns dos sites por aí que você pode se utilizar.

Mas pode se esquecer de tudo que você ouviu sobre o Facebook. Aqui a gente vai te ensinar como reescrever as regras de marketing para o Facebook e como usar as opções de anúncios pagos para promover sua banda e sua música.

Por que fazer propaganda no Facebook?

Você já pode estar acostumado a fazer marketing da sua banda no Facebook; compartillhando fotos do backstage, vídeos ao vivo e fazendo seus fãs se engajarem. Mas, se voce quiser alcançar uma audiência maior e aumentar seu número de seguidores no Facebook, esse processo pode ser lento.

Se esse é seu objetivo, pagar para anunciar no Facebook é uma ótima opção.

Há diversos jeitos de se anunciar nesse site, como só pagar quando alguém clica nos seus anúncios. Mais do que o conceito padrão de pay-per-click (PPC), ou pague pelo clique, o Facebook permite que você foque seus anúncios por critérios demográficos, aumentando as suas chances de sucesso.

Por exemplo; você já deve saber a faixa etária dos seus fãs, seus interesses e outras músicas que eles curtem. Armado dessas informações, você pode publicar anúncios focando diretamente nessa audiência. Parece uma opção muito mais atraente agora, certo?

Agora que você sabe por que deveria usar os anúncios, vamos te mostrar como usá-los:

1. Foque em pessoas que já curtem sua página

Antes de você começar a focar em angariar novos fãs, você tem de dar um pouquinho de amor à sua plateia de mais tempo atrás. se as pessoas demonstraram interesse o suficiente para curtir sua página de  Facebook, eles provavelmente compraram sua música; é esse grupo de fãs que deve ser seu primeiro alvo.

Você pode usar seus anúncios no Facebook com foco nos fãs existentes, então por que não criar uma promoção especial para eles? Você pode oferecer seu álbum mais recente ou mercadorias com discontos. Esse é um grande jeito de recompensar seus fãs e manter eles voltando para obter mais coisas.

2. Foque em pessoas que não curtem sua página (mas deveria)

Depois de você fazer uma campanha focando nos seus fãs que já existem, é hora de conseguir alguns novos..

As propagandas do Facebook, posts patrocinados e posts promovidos são focados demograficamente, permitindo que você alcance uma plateia bem específica. Isso é ótimo para promover sua música em novos grupos, e pode te ajudar a conquistar novos fãs.

Aqui vão alguns jeitos que você pode usar a propaganda do Facebook para focar em novas audiências:

* Tem uma música que está sendo tocada por rádios locais? Faça um anúncio que foque nessa região

* Está se preparando para um show numa cidade? Foque nos fãs de música (que tenham expressado interesse por seu estilo musical) nessa região

* Descubra os principais interesses dos seus fãs, e tente focar seus anúncios em pessoas que compartilham desses hobbies e interesses

* Você foi ligado a outra banda famosa (por exemplo. “O Joe Bloggs é tipo um Mick Jagger moderno”)? Inclua essa frase no seu anúncio e foque ele em fãs de Rolling Stones, e fãs de música da mesma época

3. Torne o lançamento de um EP público com um Post Promovido

Não são só os anúncios que aparecem na coluna à direita da página do Facebook que podem ser usados por bandas para promover suas músicas.

Facebook tem opções mais recentes de anúncios, tipo Sponsored Stories (matérias patrocinadas) e Promoted Posts (posts promovidos); dois meios alternativos de aumentar o alcance do seu conteúdo e fazer o perfil da sua banda crescer. Um dos melhores jeitos de usar essas opções pagas é usando um Promoted Post para tornar público o lançamento do seu EP.

Um Promoted Post é um post normal do Facebook que o usuário paga para ganhar destaque no Feed de quem não curte sua página. Isso significa que os amigos de fãs podem ver sua atualização e ajudando sua mensagem a chegar a mais pessoas.

Para tirar melhor proveito, use ótimas imagens, um texto interessante e uma chamada chamativa. Foque no que faz sua banda se destacar e conquiste a atenção das pessoas. Facilite para as pessoas conseguirem ter acesso ao seu EP direcionando elas direto para iTunes, Amazon ou seu site.

4. Faça testes com os membros da sua banda

O jeito que as pessoas fazem testes para entrar numa banda está mudando. Nós não procuramos mais por anúncios no jornal ou em vitrines de lojas de instrumentos musicais para ver bandas que precisam de músicos – seja de um vocalista principal ou um integrante da banda. Na era da internet, achar o músico de que você precisa é mais fácil do que nunca.

Usar anúncios de Facebook te permite a focar em pessoas da sua região, com certa idade e que tenham expressado interesse em algum instrumento. Se você está procurando um cara para tocar baixo para gravar sua próxima canção, esse é um ótimo jeito de achar o maior número de tocadores de baixo o possível perto de você.

Se você quer o maior número possível de pessoas ouvindo sua música e saber sobre sua banda, você precisa fazer mais do que alguns shows na sua região. Ao ir para a internet e fazer o melhor uso de anúncios no Facebook, você pode aumentar suas chances de ser ouvido online.

A Superdream é uma agência digital da Bromsgrove, especializada em marketing de redes sociais e anúncios online. Para auxílio e conselhos de como fazer sua banda bombar online – e offline –, procure eles hoje mesmo.

Para mais informações de como usar o Facebook para promover sua música, confira esse guia grátis!

Comente

Seus email não será publicado.