Como sua banda pode usar anúncios pagos no Facebook para se promover

how-big-brands-can-emulate-facebook-s-promoted-posts-3f427ce64f-300x168Propaganda no Facebook para bandas

[Este post foi escrito pela colaboradora convidada Emily Bradbury, da agência de marketing digital Superdream.]

Numa era de shows de talento na TV, em que há vários reality shows de música, é OK que você pense que é mais fácil do que nunca “chegar lá” como banda ou artista. Mas, queira você ou não a fama, há uma coisa que você precisa ter sempre em mente – você está numa banda por causa da música.

Promover sua própria música para as massas é mais fácil do que nunca. Numa era de mídias sociais, você está a alguns cliques de distância de disparar sua música para milhares – talvez milhões – de novos ouvintes. MySpace, Spotify, YouTube, SoundCloud, Twitter e Facebook são só alguns dos sites que você pode usar.

Mas esqueça tudo que você já leu sobre o Facebook. Nós vamos te mostrar aqui como reescrever as regras de marketing no Facebook e usar opções de anúncios pagos para promover sua banda e seu som.

Por que anunciar no Facebook?

É capaz que você já esteja acostumado a fazer marketing da sua banda no Facebook; compartilhando fotos de camarim, vídeos de apresentação, e entrando em contato com seus fãs. Mas, se você quiser atingir uma audiência maior e dar um salto no seu perfil, cultivar fãs no Facebook pode ser um processo lento.

Se esta é sua meta, pagar para anunciar no Facebook é uma ótima opção.

Há inúmeros jeitos de se anunciar no site, e só pagando quando alguém clica no seu anúncio. Mais do que o conhecido pay-per-click (PPC), nome que esse sistema adota, o Facebook permite que você mire em públicos-alvos, usando alguns dados demográficos, o que aumenta suas chances de sucesso.

Por exemplo; você já sabe a faixa etária dos seus fãs, seus interesses e outros sons que eles curtem. Munido dessa informação, você pode publicar anúncios focados nesse grupo. Parece bem melhor, certo?

Agora você sabe por que você deveria estar anunciando, e agora vamos te ensinar como você pode fazer isso:

1. Mire nas pessoas que já curtem sua página

Antes de focar em conseguir novos fãs, você tem de dar amor para o público que já tem há tempos. Se essas pessoas têm interesse suficiente em você para curtir sua página no Facebook, é provável que eles tenham já comprado sua música; é nesse grupo de fãs que você deve mirar primeiro.

Você pode usar a ferramenta de anúncios do Facebook para mirar nesses fãs, então por que não fazer uma promoção especial para eles? Você poderia oferecer seu último disco ou mercadoria da sua banda com desconto para eles. Esse é um ótimo jeito de recompensar seus fãs já existentes e ainda manter eles em contato com você.

2. Mire em pessoas que não curtem sua página (mas deveriam)

Depois de ter feito uma campanha para quem já é seu fã, é hora de conseguir novos ouvintes.

Anúncios de Facebook, matérias patrocinadas e posts promovidos são todos direcionados por características demográficas, o que te permite alcançar grupos específicos. Isso é ótimo na hora de promover seu som para novas plateias, e pode te ajudar a formar novos grupos de fãs.

Aqui vão algumas dicas para conseguir novos fãs com anúncios focados do Facebook

* Sua música está sendo tocada nas rádios de uma região? Anuncie para pessoas que moram nesta região

* Está se preparando para fazer show numa cidade? Mire em fãs de música (que tenham curtido algo do seu gênero de música) desta região

* Encontre outros interesses comuns entre seus fãs e tente mirar seus anúncios para pessoas que compartilham desses gostos e hobbies

* Foi linkado a outra banda famosa (por exemplo “Joe Bloggs é um Mick Jagger dos dias de hoje”)? Inclua essa frase e anuncie para fãs dos Rolling Stones, e fãs de música contemporânea

3. Faça publicidade ao lançar um disco com um post promovido

Não é só na barra lateral do lado direito da timeline que você pode anunciar no Facebook para promover sua música.

O tipo de propaganda mais recente do Facebook inclui Matérias patrocinadas e posts indicados; dois jeitos alternativos de aumentar o alcance do seu conteúdo e fazer crescer o perfil da sua banda. Um dos melhores jeitos de usar essa nova ferramenta é fazer um post indicado do lançamento do seu disco.

Um post indicado é um post comum do Facebook que o usuário paga para ganhar destaque no mural de fãs e de não fãs. Isso significa que amigos dos seus fãs podem ver este post, ajudando você a atingir novos grupos de fãs em potencial.

Para aproveitar isso ao máximo, use imagens lindas e um título forte. Foque naquilo que faz sua banda se destacar e consiga chamar a atenção das pessoas. Facilite para quem clicar no link o caminho para comprar seu disco, direcionando eles direto para o iTunes, a Amazon ou seu próprio site.

4. Faça testes para membros da banda

O jeito que somos testados para entrar numa banda está mudando. Não precisamos olhar mais nos classificados de jornal ou ver anúncios em vitrines de lojas de intrumentos musicais para entrar numa banda – seja como cantor ou tocando no fundo. Na era da internet, é mais fácil do que nunca achar o colega de palco ideal.

Usando anúncios de Facebook, você pode mirar em pessoas da sua região, dentro de certa faixa etária e que tenham demonstrado interesse por determinadas coisas. Se você está procurando um cara para tocar baixo para quando você for gravar sua próxima canção, esse é um ótimo jeito de chegar no ouvido de vários tocadores de baixo da sua região.

Se você quer que o maior número o possível de pessoas ouça e conheça seu som, você precisa fazer mais do que apenas shows na vizinhança. Ao ir para a rede e usar bem as ferramentas de anúncio do Facebook, você aumenta no máximo sua chance de chegar a gente que nunca te ouviria.

Superdream é uma agência digital de Bromsgrove, EUA, espacializada em marketing de mídias sociais e propaganda on-line. Se você quer conselhos de como fazer sua banda bombar on-line – e offline –, fale com eles.

 

Comente

Seus email não será publicado.