Como ser um músico de sucesso: os cinco pontos-chave para chegar lá

Quem disse que não tem fórmula? Experts de música descobriram os cinco passos para ser um músico de sucesso, e o blog CD Baby te conta eles… de graça

keysPor Chris Robley

“It’s a long way to the top if you wanna rock n’ roll”, ou “é um caminho longo para o sucesso, se você quer rock’n’roll”.

O AC/DC dizia isso — mas ironicamente, eles parecem ter tomado um atalho na estrada de percalços do rock pesado que leva à glória. Fizeram isso combinando alguns dos métodos provados e testados que menciono abaixo.

Você quer ser um sucesso musicai? É claro que quer. E para sua sorte, é mais fácil do que você pensa. É só…

1. Ser o filho ou a filha de alguém famoso

O melhor jeito de ficar famoso, especialmente se você não tem tanto talento quantas outras pessoas do seu tipo de música, é ter pais famosos. Descole uns! E depois dispense o sobrenome e as características familiares para ser “uma pessoa plena e verdadeira”.

Se você não conseguir achar pais famosos, uma rota alternativa para seu sucesso na música é dar duro e virar um ator famoso; para depois expandir os negócios para a música.

2. Tenha pais ricos que não se importam se você não tiver um emprego “de verdade”

Os “Líderes do Pensamento” sempre defenderam o fracasso como um passo importante para o sucesso. Bom, agora você pode ser um fiasco sem se importar e falhar de novo, de novo e de novo. Não há nada como a segurança de o apoio eterno dos pais ricos para fazer desabrochar seu demoninho interno.

Ao retirar todas as preocupações financeiras, você pode dedicar 100% da sua energia à música. Você também pode bancar show, vídeos, marketing, turnês e tudo o mais. Moral da história: se você não conseguir achar pais famosos, ache pais ricos.

3. Entre numa banda famosa

Há muitas bandas já famosas. Por que não pular toda a parte difícil e entrar numa banda que já tenha “chegado lá”?

Com você na trupe, eles serão capazes de levar seu trabalho para um novo nível, tanto artístico quanto comercial.

4. Seja o primeiro grupo contratado por uma gravadora a adotar uma tendência

Para conseguir assinar com uma gravadora, veja as dicas de número1, 2 e 3. O resto é fácil. É só ler todos os blogs de música cool todos os dias para ter noção do que está borbulhando no “underground”. E daí fique pronto para pular nisso!

5. Pague para ter 10 milhões de views no YouTube

Na real, 10 milhões nem é tanto hoje em dia; quando você está competindo com gente tipo o Psy e o Biebs. É melhor pagar logo para ter 50 milhões de views.

Se seu vídeo não conseguiu viralizar sozinho, então esse pico de visualizações vai garantir que todo mundo te veja agora — seja no Facebook, em programas da TV a cabo ou na home do YouTube.

—–

OK, soltando a real: NÃO HÁ dicas-chave para garantir sucesso musical. E mesmo que uma das dicas aqui em cima te defina, você está trabalhando só com vantagens, e não com garantias.

Mas aqui vão algumas dicas práticas que podem de verdade aumentar sua chance de ter sucesso na música:

* Escreva ótimas músicas

* Treine, treine, treine

* Faça shows inesquecíveis!

* Produza gravações que façam jus à sua música

* Crie vídeos que as pessoas queiram compartilhar

* Gaste muito da sua energia para marketing criando uma lista de e-mails

* Faça com que seus fãs se sintam incluídos e valorizados

* Licencie sua música para ser usada na TV, em filmes, em videogames e mais

* Faça turnês sempre que der (primeiro na sua região, e depois vá crescendo)

* Tenha uma presença online permanente, a começar pelo seu próprio site

*Certifique-se que sua música está disponível globalmente colocando ela nos sites de venda e de streaming mais populares

* Venda seus CDs e discos de vinil no CDBaby.com e em mais de 15.000 lojas de disco ao redor do mundo

* Venda produtos criativos nos seus shows

* Use todo lançamento de álbum, turnê ou música como uma oportunidade de se comunicar com a mídia

* Prepare-se para ter alguém coletando todo o dinheiro a que você tem direito com sua música (vendas, diretos de publicação, direitos autorais, anúncios no YouTube etc.)

* Vá a conferências e feiras da indústria fonográfica para estabelecer laços com outras bandas, empresários, promoters, DJs etc.

* Promova sua música em rádios de universidades, rádios locais e rádios na internet (e podcasts também)

* Tenha acordos claros com sua banda desde o começo, para que todos os integrantes saibam o que tem direito de ganhar em royalties, propriedade da marca, direitos autorais etc.

———-

É óbvio que sucesso na indústria da música requer muito trabalho duro e atenção não sá à música, mas também a múltiplos aspectos da sua carreira.

Essa lista é só o começo. Tem mais sugestões a fazer? Qual é o componente crucial para ser bem-sucedido na música? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

12 Comentários

  1. videosr2012@gmail.com'
    by Francisco Ezildo on junho 24, 2014  22:26 Responder

    Não sou cantor, sou apenas um compositor a procura de um espaço no mercado musical, estou cantando nos meus videos apenas
    para mostrar meu trabalho, e quero dizer a vocês da CD BABY que estou gostando muito das suas dicas e estou trabalhando
    com muita fé para que tudo der certo e em breve entrarei em contato com vocês para enviar minhas músicas e poder vender em todo o mundo. principalmente pela internet. Obrigado pelas dicas maravilhosas que vocês estão dando.
    Atenciosamente: Francisco Ezildo

  2. carlinhosj7@hotmail.com'
    by ANTONIO CARLOS on agosto 3, 2014  15:34 Responder

    OLA .BOM DIA MEU NOME ;E ANTONIO CARLOS SOU PROFESSOR DE MUSICA NUMA INSTITUIÇAÕ ,DE CRIANÇAS,CARENTES
    ESTOU MIUITO FELIZ POR TIRAR ALGUNS DA RUA DO MUNDO DAS DROGAS,MAIS ESTOU MEIO SEM DIREÇÃO QUE RUMO TOMAR ,ESTOU GOSTANDO MUITO DE DAR AULAS ,MAIS TAMBEM DE TOCAR AO VIVO E SHOWS,PENSEI EM VIRAR UM MAESTRO JA TENHO ALUNOS DE FLAUTA DOCE VIOLINO.VIOLAO ,VIOLA CLASSICA E PERCURSSÃO .ME AJUDE A TOMAR ESSA DIREÇÃO ,OBRIGADO

  3. bartcritica252@outlook.com'
    by bart on março 16, 2015  19:21 Responder

    QUE LIXOOO! QUE MERDA! ESSES CONSELHOS SÓ SÃO PARA PLAYBOYZINHO!

    • by Marcos Chomen on março 17, 2015  16:11 Responder

      Bart, damos dicas a artistas e você pode não concordar, que é seu direito. Mas não é necessário ser sem educação. Boa Sorte!

  4. tharsh_ritmista@hotmail.com'
    by Tharsh Lopes on maio 5, 2015  12:50 Responder

    Olá bom dia ! Não sou artista e sim musico percussionista, mas de certa forma serviram muito bem essas dicas para mim ... Estou batalhando e estudando muito para realizar meu grande sonho de ser um ótimo percussionista e trabalhar com grandes nomes da musica popular brasileira !! Obrigado pelas dicas , vai me ajudar bastante ... ! :D

  5. LELEDAMATA10@HOTMAIL.COM'
    by OLA MEU NOME ARTISTICO E (LELE DAMATA0 on junho 30, 2015  00:42 Responder

    OLA GOSTEI MUITO DAS DICAS< SOU COMPOSITOR E CANTO TAMBEM, GOSTARIA MUITO DE ESTA DIVULGANDO AS MINHAS CANCOES, NAO GRAVEI CD MAIS TENHO 12 MUSICAS NO YOUTUBE EU MESMO CANTANDO MAIS ME INTERESSARIA MUITO EM PASSAR AS MINHAS CACOES PARA OUTROS CANTORES CANTAR AS MINHAS CANCOES. POR FAVOR GOSTARIA DE DICAS COMO FACO PARA COLOCAR ESSAS MUSICAS AO ALCANCE DO CANTOES PRA QUE ELES POSSAM TER ACESSO E VER AS MINHAS CANCOES. OBGDO AGUARDO ALGUMA RESPOSTA.. LELE DAMATA

  6. albino.muchanga@yahoo.com'
    by Albino Muchanga on janeiro 5, 2016  13:23 Responder

    boa tarde, gostaria de saber, como posso fazer para vender meu album no CDBABY?

    • by Marcos Chomen on janeiro 11, 2016  18:53 Responder

      Oi Albino, obrigado pelo contato. Segue um tutorial de como distribuir seu algum mundialmente com o CD Baby. http://somosmusica.com.br/saiba-como-funciona-e-como-se-cadastrar-na-cd-baby/ Abs!

  7. Pingback : 7 dicas para se tornar um músico de sucesso - Musical Leizer

  8. silvasambueti@gmail.com'
    by silva santos on fevereiro 25, 2016  12:40 Responder

    agradesso imenso pelas dicas que me foram fornecida agora sintu-me mas forte no qui diz respeito a minha carreira musicas obrigado

  9. niltoncesarrodrigues@hotmail.com'
    by Nilton on outubro 15, 2016  21:29 Responder

    gostei das dicas,estou a 20 anos como compositor e cantor no mundo músical, e vi que preciso rever meus conceito musicalmente dizendo!!!

  10. umblella1988@hotmail.com'
    by marcelo on janeiro 17, 2017  14:58 Responder

    Amigo! sera que voce podera falar sobre um pouco sobre relaçao compositor ou vender musica de letra e sera que tem que fazer conjunto letra e mais partitura. Gostaria saber mais sobre letra para vender ao artista ou talento novo ou tema do filme

Comente

Seus email não será publicado.