Como pais podem gerenciar bandas formadas pela família: promover e proteger seus filhos

Seu filho pode ser artista sem precisar crescer com os traumas de um Michael Jackson: o relato de uma mãe sobre como divulgar uma banda composta por crianças preservando os pequenos ao mesmo tempo

Como pais podem gerenciar bandas formadas pela família: promover e proteger seus filhosO Que Está Funcionando na Música Independente Hoje: Lições de Sucesso de Margaret Bombowski, da New Artist Model

Por Dave Kusek e Lindsay McGrath, da New Artist Model: Transforme sua paixão por música numa carreira cheia de recompensas.

A música é um assunto familiar para a empresária Margaret Dombowski.

A banda que ela representa — o fenômeno de “pop punk” The Magnifiers — é composta por quatro dos seus cinco filhos. Elliott, 16, e Eden, 15, tocam violão e cantam. Eliza, 12, toca baixo e Everett, 10, dá conta da percussão. Esses irmãos escrevem e tocam juntos um estilo de música alternativa que está ganhando fãs em shows e online.

O EP dos Magnifiers, Report Card, está à venda no seu site http://themagnifiers.com por US$ 5 e é repleto de músicas autorais, tipo “Zombie Raid on America” (ataque zumbi na Améica) Além disso, o grupo também comercializa músicas individualmente no iTunes e no Bandcamp. A banda toca com frequência em casas de show de Chicago e de outras cidades. Em junho de 2015, eles ganharam a Teen Battle of the Bands, batalha de bandas de adolescentes de Illinois.

Em maio, os The Magnifiers fizeram parte, pelo segundo ano consecutivo, da Hong Kong Pizza Party Music Festival em Piano, um festival também em Illinois. Em junho eles marcaram presença no palco do Reggie’s Rock Club em Chicago.

A Margaret resolveu ser a empresária dos The Magnifiers logo no começo da banda, ainda que ela não tivesse experiência gerenciando, marcando shows ou divulgando música.

“No começo, eu não fazia ideia do que estava fazendo. O Google Drive era meu melhor amigo”, diz ela, que acrescenta que se identificar como empresária, e não como mãe, é um fator que a ajuda a ser bem-sucedida. “Eu já tive de fazer de tudo para ser profissional. Se eu disser que sou a mãe deles, rola um estigma —eu sou a ‘mãempresária’’”

“A New Artist Model é ótima”, diz a Margaret. “Eu a encontrei quando estava procurando um curso de formação sobre tudo isso. E era exatamente o que eu estava procurando, aprendi muito.”

Margaret diz que ela decidiu aconselhar a banda a fazer um cover de uma música do Weezer para colocar no seu canal de YouTube após ver um vídeo da New Artist Model. Ela também encontrou lá informações importantes de como proteger o nome The Magnifiers com uma marca registrada. Recentemente, Elliott também veio a bordo, fazendo resenhas e vídeos para a New Artist Model.

Enquanto a The Magnifiers é uma banda composta por jovens, não é um grupo que está atrás de uma audiência infantil, afirma Margaret. Eles querem tocar para todo mundo — em todo lugar. E isso é uma das coisas mais difíceis de comunicar aos promoters, produtores e outros profissionais. “A gente não quer tocar no Disney Channel”, diz Margaret.

“Esse é o maior desafio de empresariar uma banda de crianças”, diz ela. Às vezes eles não têm idade suficiente para se apresentarem numa determinada balada ou casa de show. Isso dificulta a conquista de fãs. Uma grande gravadora poderia ajudar a dar um salto na carreira deles, mas eu não queria que eles perdessem o controle criativo.”

Margaret usa Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, ReverbNation e Bandcamp, junto com outras mídias sociais, para espalhar por aí as palavras dos The Magnifiers.  Ela chegou a usar até o Periscope para compartilhar apresentações deles com pessoas de fora do Estado. Recentemente, Elliott assumiu muito do trabalho de mídias sociais, se comunicando online com outras bandas e respondendo os posts em todos os canais do grupo.

O Instagram e a Reverb Nation são um par das ferramentas que ela usou para promover o som deles, Margaret conta. Pouco tempo depois de a banda começar, a Margaret usou o Instagram para entrar em contato com os criadores da The Aquabats, a banda predileta dos seus filhos. Margaret conseguiu começar ali uma amizade com os co-criadores da banda, Christian Jacobs e Jason Devilliers, e os The Magnifiers foram convidados para ir até Salt Lake City para fazer uma figuração no programa de TV “The Aquabats Super Show”.

A Margaret afirma que eles até conversaram sobre a possibilidade da banda fazer o show de abertura para os Aquabats em uma turnê futura. “O público deles é nosso público. Na nossa cabeça, a gente deveria fazer uma turnê com eles.”

A Margaret também usou o Instagram para criar uma relação com a Threadless, uma empresa de camisetas de Chicago. O resultado dessa conexão foi que os The Magnifiers foram convidados a tocar na fábrica deles, e depois na festa de fim de ano da empresa. “Foi aí que conheci o Brian Keller (aka Brian Killer), que gravou nosso videoclipe da música Zombie Raid on the USA”, diz Margaret.

A Reverb Nation é ótima para “mensagens saídas do nada”, diz Margaret. E completa:  “No ano passado, um produtorzão entrou em contato com a gente, e agora estamos conversando sobre trabalhar juntos.”

“A questão não é o que você conhece, mas sim quem você conhece. Conhecer as pessoas certas faz uma enorme diferença nesse mercado, então eu aconselharia qualquer pai que está ajudando seus filhos a correr atrás dos seus sonhos que eles façam contatos, muitos contatos”, diz Margaret. “Faça muita pesquisa online. Vá a muitos seminários e cria conexões com as pessoas desse mercado.”

Leia a história completa dos The Magnifiers na New Artist Model.

Confira mais sobre os the Magnifiers aqui http://themagnifiers.com.

A New Artist Model é uma escola digital de negócios musicais criada por Dave Kusek, o criador da Berklee Online. A escola online é uma plataforma para o ensino de estratégias práticas e técnicas de como se viver de música. Aprenda a criar um caminho único para sua carreira com as estratégias que estão funcionando para artistas independentes do mundo todo. Aprenda a pensar como empresário criar seu próprio plano e a viver da sua música. A New Artist Model oferece treinamento no nível de faculdade, por um preço muito menor do que as mensalidades da universidade. Os programas custam a partir de US$ 29 por mês. Para saber mais sobre a New Artist Model visite http://newartistmodel.com.


Ganhe Dinheiro Guide

Comente

Seus email não será publicado.