Como músicos independentes podem monetizar sua música no Facebook

Quanto tempo você passa nesta rede social? Se a resposta for muito, aí vai uma ótima notícia: o Facebook vai começar a pagar músicos e compositores pelo uso do seu som. E a gente te dá o caminho das pedras de como ter mais uma fonte de renda.

Como músicos independentes podem monetizar sua música no FacebookPor Chris Robley

Monetização de música de artistas independentes no Facebook: o que você precisa saber!

Boas notícias: o Facebook vem fechando acordos com editores de música, órgãos de gerenciamento de direitos autorais e gravadoras, para conseguir otimizar a monetização das músicas nessa rede social, que que ainda é a maior do mundo, e também no Instagram e no Oculus. Se você é um artista independente, uma gravadora ou um compositor, a CD Baby já toma conta de você nessas três plataformas.

Os clientes da CD Baby já recebem um bom valor de royalties pelo uso do seu som no  YouTube, através do Content ID, e a gente pode esperar a mesma coisa do Facebook. Pense nisso: todos os vídeos que as pessoas postaram no Facebook ao longo dos últimos anos e que contêm sua música agora podem te render uma grana.

Com uma quantidade grande de música sendo usada no Facebook, e com as novas ferramentas criadas para acabar com problemas de direitos autorais, essa notícia será gigantesca para o mercado fonográfico — e não são só os grandões que ganham: artistas independentes e compositores sem vínculos com empresas também saem ganhando.

Se você é um artista que usa a CD Baby, é bem fácil começar a recolher o dinheiro gerado pela sua música no Facebook

IMPORTANTE: muitos posts e textos por aí incentivam os artistas a “agir rápido”, com mensagens que sugerem que a inscrição nesse programa de monetização do Facebook vai rolar por um tempo limitado, ou te recomendam a criar uma conta nova de Facebook, em que você tem de inserir todas as informações sobre sua música.

Quando o Facebook começar a pagar, entretanto, muitos dos clientes da CD Baby não terão de levantar nem um dedo para começar a receber seu dinheiro. Mais ainda: você não tem de fazer nada, se já tiver usando o programa de monetização de YouTube da CD Baby e esteja distribuindo sua música com o plano CD Baby Pro Publishing.

A CD Baby pode te ajudar a arrecadar dinheiro com sua música no Facebook de duas maneiras.

Dependendo do que você fez na produção de uma música, há duas rendas possíveis para o seu som no Facebook. Para tirar proveito de que todas as suas músicas estão recolhendo royalties na redes, você pode aproveitar de:

Há dois direitos autorais em jogo quando sua música é usada no Facebook

O direito sobre a gravação sonora

Sempre que sua música for usada (em QUALQUER vídeo do Facebook, não apenas os que você subiu na sua página ou no seu perfil), um royalty é devido ao dono da gravação da música.

Se você já é adepto do programa de monetização de YouTube da CD Baby, sua música também estará pronta para recolher a grana do Facebook, assim que eles começarem a pagar.

A composição

Sempre que uma gravação sua for usada no Facebook, também é gerado um royalty pela composição da canção.  Esse dinheiro vai para os editores ou compositores da canção.

Se os seus direitos de editoração musical já são administrados pelo plano CD Baby Pro Publishing, a gente vai recolher esses royalties para você assim que o Facebook começar a pagá-los. Se você ainda não está nesse plano, pode fazer um upgrade hoje mesmo!

Como cliente Pro, você também vai ter direito ao recolhimento de direitos editoriais que são quase impossíveis de se recolher por conta própria. Como por exemplo:

  • Atividade da sua música em streaming no mundo todo
  • Downloads internacionais
  • Plays do YouTube
  • E mais

De novo: o Facebook ainda não começou a pagar os direitos autorais, mas com a CD Baby você estará no pelotão de elite, e vai começar a lucrar esse dinheiro de redes sociais assim que for possível (desde que tenha seguido os passos acima).


YouTube Guide

Comente

Seus email não será publicado.