Como melhorar o som de shows online

Você ousaria subir num palco sem ensaiar ou fazer uma bela passagem de som? Não, né. Então nem pense em pular essa etapa na hora de fazer um show online. O Blog SomosMúsica te dá dicas de como melhorar a qualidade do seu som em shows online.

Studio-Mic-650x407 [Este post foi escrito pelo colaborador James Wasemm do Gigee.me]

Gostaria hoje de falar sobre um dos aspectos técnicos que mais importam na hora de fazer um show online ao vivo: Som. Você pode ficar surpreso por que o som é mais importante que o vídeo para shows virtuais, então continue lendo.

Como um artista e músico que administra sua própria carreira, você deve entender que qualidade de som é muito importante. Você gasta muito tempo escrevendo e gravando suas músicas, e quando as toca, quer que elas, sua performance e seu som representem aquilo que você faz de melhor. É o mesmo quando vai se apresentar online.
Deixe eu já dizer algo som: maravilhoso não precisa ser som complicado. No mundo da tecnologia musical, tem gente que gosta de experimentar tudo o que há de novo e achar novos jeitos de usar essa parafernália para gravar ou se apresentar. Mas é fato que os equipamentos e regras mais básicos continuam funcionando muito bem, obrigado.

Então como fazer seu som ser “simplesmente fantástico”?

Tudo começa com o microfone certo, boa localização dele e uma boa checagem de som.

Não posso contar quantas vezes alguém tentou fazer um show online só colocando um microfone no meio da sala  e apertando o botão “transmitir ao vivo”. Não é uma boa ideia. Se você quer um som incrível, tem de estar um pouco mais preparado do que isso.

Acontece com mais frequência de você conseguir usar um único microfone de ambiente para capturar o som da sua apresentação online. Se esse microfone for colocado no lugar certo E  se você tiver o tempo para ajustar os níveis de entrada da maneira certa, é provável que tenha ótimos resultados com um só microfone –mesmo que você use um sistema de amplificação para ajudar.

Também é completamente possível usar vários microfones para seu show online. Feito da maneira certa, isso vai te dar um som mais claro e intimista, que “trará” a plateia para o seu palco. Se feito errado, entretanto, gerará um som descompensado e que até confundirá quem ouvir.

Não importa quantos microfones você vai usar, reserve o tempo para testá-los no local do show e teste a entrada de cada microfone, para checar como está seu som. Isso só consumirá alguns minutos, mas terá como compensação um ótimo áudio e uma plateia que ficará contente e atenta durante todo o show.

Confira a lista para shows online aqui embaixo para dicas mais específicas.

Por que o Som é mais importante que o Vídeo

O som é muito mais importante que o vídeo.

É uma afirmação ousada, eu sei. Deixe-me provar para você.

Você já teve uma ligação de telefone ou de Skype em que o áudio ficava travando, com uma qualidade horrível de som ou que ficava caindo? Quanto tempo demorou antes que vocês desligasse e tentasse  novamente?

Mesmo com uma boa qualidade de imagem numa sessão de chat, é provável que você desligue caso não consiga ouvir direito.

O vídeo é importante e obviamente um componente forte de um show online. Mas não vai significar muito se o som estiver ruim, é mais provável que sua plateia continue por ali e aguente uma qualidade ruim de vídeo se o áudio ainda estiver inteligível e claro. Som ruim? Eles com certeza vão vazar, não importa o quão boa a qualidade de vídeo seja!

Simples. Incrível. Som.

Reserve um bom tempo para fazer a passagem de som .E mantenha tudo simples. Você pode ficar surpreso com os resultados maravilhosos que vai conseguir.

Dicas para a Checagem de Som

Um dos jeitos mais populares de capturar áudio para eventos online é usando um microfone de USB. Mas não importa que microfone ou entrada de áudio você use, haverá sempre um controle de volume para ele.

É muito importante que você saiba onde fica esse painel de controle de volume. Você deve conseguir encontrá-lo nas configurações básicas (ou “settings”, se seu computador for em inglês) ou na página de preferências, com o nome de ”som”.

Lista para a checagem do som

1. Quando usando um só microfone de ambiente, coloque-o numa cadeira bem em frente a onde tocará.

2. Conecte o microfone com o computador (usando USB ou um cabo de 3.5mm).

3. Abra as configurações de áudio e som para a entrada de microfone no seu computador.

4. Coloque fones de ouvido no computador e pegue o sinal do microfone, para ter certeza que seu áudio está passando pelo computador.

5. Toque num volume normal na sala enquanto um dos seus amigos monitora o nível de som e de qualidade do microfone.

6. Ajuste o nível de entrada para prevenir que distorção ou microfonia aconteçam.

7. Mova o microfone pela sala, para tentar achar o “ponto ótimo”, onde ele pegará o melhor som.

8. Oscile toques altos e tranquilos, para garantir que você não sobrecarrega o microfone quando tocando alto e que ainda consegue ser ouvido quando faz um som mais tranquilo.

9. Se vai usar muitos microfones e um console de mixagem, faça todos esses passos para cada um dos microfones.

10. Peça para que alguém monitore o áudio durante seu evento online ao vivo, para fazer todos os ajustes necessários, já que a dinâmica de volume dos instrumentos pode mudar com o correr do show.

Fique à vontade para compartilhar aqui suas dicas, experiências e dúvidas.

James Wasem é engenheiro de áudio e vídeo, além de baterista. Ele é co-fundador e diretor técnico do Gigee.me. Gigee é uma plataforma online fácil de usar, onde artistas podem transmitir seus próprios shows online ao vivo e ficar com 80% de todo dinheiro de ingressos. Saiba mais no www.Gigee.ME

Ganhe Dinheiro Guide

 

Comente

Seus email não será publicado.