Como lotar um show fora de sua cidade

Mais de 900km em uma van caindo aos pedaços, fome, sono e cansaço. E aí você chega no seu show em outro estado e…. 5 pessoas te esperando…
O SomosMúsica te ensina a lotar qualquer show fora da sua cidade.

Como lotar um show fora de sua cidadeMuitos artistas podem lotar até um estádio em sua cidade de origem. O grande salto acontece quando você consegue lotar casas de show todas as noites da sua turnê.

Então, como você começa a criar um público em uma cidade onde ninguém nunca ouviu seu nome antes?

Aqui vão 5 dicas para te ajudar a encher seu show em uma cidade nova

[Nota: Essas mesmas dicas podem te ajudar a encher um show em sua cidade natal se você está começando, ou voltando à ativa depois de um período parado]

  1. Comece a fazer amizade com bandas de outras cidades

Abrir o show de bandas locais pode ser o jeito perfeito para garantir um grande público e fazer com que novas pessoas de outras cidades comecem a conhecer e curtir o seu som.

Encontre algumas bandas simpáticas em todas as cidades que você for passar com sua turnê. Curta eles no Facebook. Siga eles no Twitter. Comente em seus vídeos de YouTube. Mande um email. Pergunte se vocês podem fazer um “troca-troca”; você abre o show deles na cidade natal deles – eles abrem o seu show em sua cidade natal.

  1. Encontre casas de show menores e de mais qualidade

Bandas que atraem 300 pessoas constantemente em sua cidade natal têm muita sorte quando conseguem juntar 30 pessoas em uma casa de shows de uma cidade nova. Você pode ser o herói da sua cidade, mas deixe o seu ego por lá.

Cidades com uma vida noturna mais agitada têm clubes menores e mais íntimos que recebem shows de artistas e bandas de maior qualidade. Estes lugares são o seu objetivo quando você estiver criando um público novo.

Um bônus extra ao tocar em casas de show menores é que quando você consegue trazer 30 ou 50 pessoas, o espaço parece bem mais lotado! Melhor lotar um espaço pequeno do que tocar em um grande espaço vazio.

  1. Faça propaganda

Se você já encontrou um método que funciona para anunciar sua música online (Facebook ads, YouTube, Google, etc.), lembre-se que você pode usar ele para sua turnê também! Direcione esses anúncios para pessoas que morem nas cidades onde você vai tocar, e – é claro – para pessoas que curtam o seu tipo de som.

  1. Esteja presente nos blogs de música da região

Se você estiver tentando encontrar contatos profissionais em outra cidade (promoters, bandas, produtores etc.) ou se você quer que a sua música seja ouvida pela galera dessa cidade (esperando que eles irão ao seu show), comentar em blogs de música locais é um ótimo de jeito de começar a conversa. Como tudo na vida, não seja desesperado e nunca faça spam.

  1. Não esqueça do básico

Nós focamos tanto nossos esforços em redes sociais hoje em dia que é fácil esquecer o básico. Você precisa mandar um release para a imprensa sobre o seu show (e sua turnê) para a mídia local – rádios, jornais, tv, etc. – pelo menos 6 semanas antes do seu show.

Ofereça uma entrevista, dê ingressos e prêmios, e faça a velha e boa promoção offline.

Mande pêsteres para o lugar onde você vai tocar. Informe-se sobre oportunidades de pocket shows em lojas de discos, rádio e programas de TV.

Ligue para todo mundo que você conhece na cidade e implore para eles irem ver seu show. Suborne eles. Ameace eles. (Ok, talvez seja melhor não ameaçar eles).

Você tem alguma dica? Conte para a gente nos comentários!

 

 

Comente

Seus email não será publicado.