Como lançar um álbum e fazer que as pessoas queiram COMPRÁ-LO

E quando você está com o CD pronto na mão e pensa que acabou… É só o começo: dez passos para fazer as pessoas quererem comprar o trabalho em que você investiu tanto tempo, dinheiro e talento. Respira fundo que vai valer a pena

Como lançar um álbum e fazer que as pessoas queiram COMPRÁ-LOAlgumas maneiras simples de causar um impacto maior com o lançamento do seu próximo CD

Muitos músicos olham para a masterização e para o processo de produção dos CDs físicos como uma linha de chegada. Eles dão duro e investe um dinheirão para gravar e mixar suas músicas, e depois que têm o produto físico em mãos, suspiram aliviados ou sentem que a missão está cumprida. Infelizmente, neste momento muitas bandas cometem o erro de dizer, “A gente vai colocar o álbum no mundo e ver como ele se sai.”

Quando centenas ou milhares de cópias do seu álbum chegam na soleira da sua casa, em lindas embalagens de vinil ou de CD, você já deveria ter um plano de lançamento — porque, depois de tanto custo e esforço, você quer que os fãs realmente comprem sua música, certo?

Não presuma que as pessoas vão saber do seu novo álbum, só porque ele está à venda online ou na banquinha de mercadorias que você monta após cada show.Você precisa alimentar o interesse delas com antecedência

Mas transformar o lançamento do seu disco num evento para qual os fãs vão ficar animados é uma coisa mais fácil de se falar do que de se fazer, é claro.

Aqui vão dez dicas de como lançar um álbum com sucesso

1. Deixa que as pessoas saibam do álbum quando ele ainda está sendo feito

Use sua newsletter por email, blog e contas de redes sociais para manter o público informado do processo de gravação. Compartilhe fotos, videoclipes, e as mixagens primárias das gravações de estúdio. Dependendo de quanto tempo você levar para fazer esse álbum, vai ter mais de um ano para fazer seus fãs ficarem pirando em cima desse novo CD.

2. Lance um single com de 1 a 3 meses de antecedência do lançamento do álbum.

Bom, acho que eu devia ter dito “escolha o single” primeiro. Pergunte para seus colegas de banda, para o produtor, para o engenheiro, para o empresário, para o designer e para os amigos mais próximos qual música é, na opinião deles, a mais forte e pegajosa do álbum.

Antes de postar a música online e passar a vendê-la online e em serviços de streaming, é bom que você dê um hype nela nos outros canais: site, newsletter, perfis em redes sociais. Crie um pôster especial ou gráficos online para o lançamento do seu single. Eles devem ter o seu nome, o nome da música, data de lançamento e — numa fonte menor — a data de lançamento do álbum todo (e talvez também valha a pena mudar a foto de cabeçalho das suas redes sociais e as fotos de perfil também, para informar sobre o single).

Outros jeitos de criar expectativa com seu single: uma contagem regressiva no seu site;um post no seu blog contando a história da música; tweetar a letra da música ou… perguntar ao seu blog predileto se ele não quer fazer um lançamento exclusivo, em que (por um tempo limitado) o ÚNICO lugar em que você pode ouvir ou fazer download da nova faixa vai ser nesse blog. Já que o editor do blog vai querer o maior número de pessoas entrando na sua página, eles vão se esforçar o máximo possível para dar exposição ao seu single.

Saiba que não importa onde você decidir lançar seu clipe (seja no seu site ou no site de outras pessoas), a data de lançamento do álbum tem de aparecer bem clara perto do single.

3. Filme um videoclipe.

Você pode fazer uma produção convencional, com atores e cenários, ou uma animação de baixo orçamento em stop-motion, ou até uma coisa tão simples quanto um slideshow — mas tenha um vídeo para ser lançado logo depois do single, que vai apoiar a sua música e também vai te ajudar a conseguir mais cobertura de sites e blogs de música. Além do mais, se a música e o vídeo forem ótimos, seus fãs vão compartilhar com os amigos.

4. Faça seu single estar em todo lugar.

Ache vários jeitos de colocar sua música na frente dos fãs. Não seja prepotente, é claro, mas pense em falar de vários jeitos: um anúncio, uma história por trás da música, detalhes da gravação, agradecimentos e créditos para as pessoas que  participaram da faixa, mixagens diferentes etc. E, como o Scott James recomenda no seu artigo de estratégias de lançamento de álbum, “toque esse single em todo show, depois que o lançar na internet.”

5. Planeje uma festa de lançamento do álbum.

Dê-se três meses de intervalo entre receber os CDs da fábrica e fazer um show de lançamento. Isso vai ser um respiro para você fazer um press release e mandá-lo para blogueiros, programas de rádio, gente que faz podcasts, jornalistas e mais. E também vai te dar uma margem de tempo necessária, caso a fábrica atrase a prensa dos seus discos de vinil ou CDs.

Torne sua festa de lançamento um evento especial, algo mais do que um show normal:talvez um cenário diferente, talvez um palco diferente, talvez uma mudança na instrumentação ou convidados especiais. Depois que ele estiver marcado e você tiver descoberto como vai fazer dele uma coisa inesquecível, promova como se não houvesse amanhã (junto com seu novo álbum) online. Crie um evento no Facebook. No mundo real, vale espalhar pôsters pela cidade. Veja com a loja de discos local se você não pode fazer um show lá. E, o mais importante, faça seus amigos, fãs e família ficarem bem animados, que assim eles vão trazer mais gente para te ver tocar.

6. Conte para a imprensa!

na hora de fazer um esforço de RP. Lembra dos blogueiros, DJs e jornalistas de que eu falei aí em cima? Mande um e-mail a cada um deles com os detalhes do seu novo álbum, a festa de lançamento do seu CD e por que você acha que vai valer a pena escrever sobre seu CD. Coloque também um link para seu videoclipe e um link para a página de imprensa no seu site, que tenha os áudios das faixas, fotos da banda em alta resolução e algumas frases boas que tenham saído sobre você na imprensa (se houver).

 7. Pense na distribuição do seu álbum.

No mundo ideal, você já teria esquematizado a distribuição do seu álbum a esta altura, mas eu sei que a maioria das bandas só vão pensar nisso quando já têm o disco de verdade em mãos. Então… é hora de alinhar a distribuição — com a CD Baby, é claro! Tenha seus CDs e discos de vinil prontos para serem enviados com uma antecedência grande. Coloque seu álbum em pré-venda na Amazon e no iTunes, e tenha certeza que ele estará disponível em todos os outros lugares no dia do lançamento, também.

8. Dê um tapa no seu site.

A última vez que você fez uma reforminha no seu site deve ter sido quando lançou seu último álbum, então pode ir lá e dar uma repaginada. Pense em usar elementos gráficos iguais ao do seu novo álbum, para dar uma unicidade e marcar sua identidade visual. Atualize sua biografia, as fotos e as músicas. Deixe só links relevantes, como o do seu novo álbum no iTunes, na Amazon, no Spotify etc.

Se precisar de ajuda para criar um site de músico profissional, confira o HostBaby e experimente DE GRAÇA por 30 dias.

9. Faça follow-up com a imprensa.

Você já deu o alerta inicial à imprensa, mas vale fazer um “follow-up” a três semanas do show. Se eles ainda não decidiram escrever sobre você, pode ser o empurrãozinho de que precisam. Além do mais, outra matéria que eles planejavam fazer pode ter caído — e você será uma alternativa boa!

10. Toque como se não houvesse amanhã na festa de lançamento

Chegou o grande dia. day has arrived.  Comunique-se com o engenheiro de som para fazer da noite um sucesso. Ah, e é bom que a sua barraquinha de mercadorias esteja montada e você tenha o maior número de álbuns que puder. Agora não tem mais nada a fazer senão quebrar tudo!

 —

Essa é só a ponta do iceberg, é claro. Tem muitas outras coisas que você pode fazer para aumentar o impacto do lançamento do seu álbum: uma turnê de lançamento de livro, filmar outros videoclipes e ir fazendo o lançamento deles com o correr do ano, ir a conferências de música, tocar em festivais de música etc. Mas, se você conseguir cumprir os dez itens da lista acima, estará bem. Lembre-se, não precisa se estressar demais. O lançamento do seu álbum tem de ser uma ocasião feliz, da qual você vai se orgulhar por anos. Então eu te desejo diversão no lançamento.

O que você adicionaria a essa lista? O que funcionou melhor para você na hora de lançar um álbum? Conte para a gente nos comentários aqui embaixo.


[ hana-code-insert ] 'NYK_Feb2017' is not found

Ganhe Dinheiro Guide

3 Comentários

  1. verlindelucas@bol.com.br'
    by Lucas Verlinde da Silva on fevereiro 21, 2017  07:46 Responder

    Ainda vou lançar meu álbum dia 18 de março, tudo está programado conforme a lista, imagino que vá correr tudo bem!!! Volto para contar

  2. contato@marlyferreira.com'
    by Marlye on março 13, 2017  10:02 Responder

    Farei lançamento no dia 26 de Abril, espero que tudo aconteça da forma que planejamos. E vamos!

    • by Paula Humphries on março 20, 2017  16:18 Responder

      Boa sorte, Marlye! Vai dar tudo certo. :D

Comente

Seus email não será publicado.