Como a gente usou o Pandora AMP para ter mais de 50.000 views no nosso vídeo em 3 dias

Quem gosta de relatório é coxinha no escritório. Joga essa ideia fora: uma banda conta ao SomosMúsica como usou informações de acesso para bolar o vídeo que a plateia queria e conseguir 50 mil views

Como a gente usou o Pandora AMP para ter mais de 50.000 views no nosso vídeo em 3 diasPor Kevin Breuner

Essa é a história de como a minha banda, Smalltown Poets, usou os dados compilados pela plataforma para aumentar o sucesso do nosso som.

Em cinco dias, um simples vídeo postado no Facebook nos rendeu 55.000 views, 806 compartilhamentos, 500 novos seguidores, 150 downloads da música, 20 downloads do álbum e milhares de execuções em streaming no Spotify e na Apple Music. Foi tão simples! Não houve um grande plano de marketing ou gasto de tempo fazendo brainstorming de ideias. Eu só precisei prestar atenção aos dados e entender onde moravam as oportunidades escondidas.

Siga os Smalltown Poets no Spotify AQUI e no Apple Music AQUI.

A gente notou que uma música nossa era muito popular no Pandora

A música é nossa versão a capela de uma música tradicional chamada “Children Go Where I Send Thee.” Esta canção não foi um dos nossos “hits”, nem uma das mais populares do nosso catálogo de Natal (a gente é uma banda de rock, afinal) mas, por alguma razão, dois anos em seguida, lá pela época do Natal, ela foi um sucesso no Pandora.

Como a gente usou o Pandora AMP para ter mais de 50.000 views no nosso vídeo em 3 diasA gente tinha uma filmagem decente de uma apresentação recente e pensou que, considerando os dados da Pandora, achamos que postá-la no Facebook poderia render frutos.

O vídeo começou a ser bem compartilhado rapidamente. Algumas horas depois de publicado, ele já tinha sido compartilhado 100 vezes. Quando postamos o vídeo, tínhamos 5.200 seguidores no Facebook, então quando olhamos para o alcance orgânico de nossos números no Facebook, ficou claro que ele estava chegando a gente de fora dos nossos círculos. Era algo que as pessoas viam e queriam compartilhar.

O que fizemos para tentar aumentar a velocidade de compartilhamentos.

Pedimos às nossas redes pessoais que compartilhassem – Já que a gente sabia que estava com algo quente na mão, a gente compartilhou imediatamente nos perfis pessoais de todos os membros da banda. Isso pareceu ser um empurrão, já que as pessoas próximas da banda começaram a compartilhar.

Mandamos e-mail para nosso mailing de fãs – Nós pedimos que todas as pessoas na nossa lista de e-mail conferissem nosso vídeo, e se quisessem dar uma força, compartilhassem. Isso também ajudou a criar um contexto oportuno para os compartilhamentos.

A gente anunciou no Facebook ads – Ainda procurando uma ajudinha para o vídeo decolar, a gente comprou anúncios no Facebook ads. E isso foi uma decepção. Eu comecei investido US$20 (o que não é muito), porque queria testar o esquema antes de investir dinheiro. O Facebook demorou três dias para gastar os meus US$ 20. No fim, o post teve um alcance orgânico de 119.000 pessoas, enquanto o anúncio só chegou a outras 10.000.

Usando o relatório CD Baby Trending Reports, de tendências, a gente conseguiu ver os resultados diretos de visualizações e compartilhamentos.

Como a gente usou o Pandora AMP para ter mais de 50.000 views no nosso vídeo em 3 dias

Os links da Apple Music e do Spotify foram colocados no post, e eu também respondia a cada pessoa que perguntava onde conseguia ouvir a música. A Apple Music e o iTunes tem uma ferramenta bem legal que deixa as pessoas ouvirem direto na seção de comentários. Isso aumentou bem o número de audições na Apple Music e downloads no iTunes.

As coisas que deixamos passar, mas que deveríamos ter feito desde o começo

Coloque esse mesmo vídeo no seu site – já que o vídeo foi postado diretamente no Facebook, a gente esqueceu de colocar ele também no nosso site, até uns dias depois. O Facebook evoluiu muito sua plataforma de vídeo, então colocar um vídeo na sua página de artista é tão fácil quanto colocar no YouTube.

Colocar links de “compra aqui” no começo dos posts – A gente ficou com medo que colocar um botão de “compre aqui” em cima do post ia impedir que as pessoas o compartilhassem. Entretanto, depois que editamos o post e colocamos os links para as pessoas comprarem o som, tanto no corpo do post quanto nos comentários, ficou óbvio que as pessoas estavam comprando — e colocar esse URL não parece ter afetado o alcance orgânico que o vídeo teve.

Por que achamos que o vídeo foi tão compartilhado

  • Músicas a capela estão na moda, especialmente no fim do ano. Tenho certeza que isso explica parte do sucesso.
  • O vídeo tem boa qualidade de áudio e imagem com humanos de verdade cantando (e sem auto-tune).
  • Não tem enrolação. A música começa no começo do vídeo, e não há elementos gráficos que façam parecer uma propaganda
  • Ele tem uma energia boa, e um movimento que prende a atenção quando se está passando pelo feed de Facebook.

Se estava sendo compartilhado tanto, por que só 50.000 views? Por que não 1.000.000?

  • É uma canção de Natal. A gente teve uma semana entre postar a música e o dia de Natal (quando as pessoas param de ouvir música de Natal).
  • O vídeo não tem gatinhos ou animais tontos. Falando sério, dá uma olhada no seu feed de Facebook e veja quantos vídeos com bichinhos há.
  • Nada de inesperado acontece no vídeo. Não tem um final surpresa com alguém caindo do palco. Não tem um momento “cê não vai acreditar no que aconteceu”.
  • Nossa rede no Facebook era pequena. Se a gente tivesse mais fãs e amigos no Facebook, as chances de o vídeo se espalhar mais teriam crescido.
  • Nenhum grande influenciador compartilhou o vídeo com sua rede. A proximidade com o Natal virou um desafio. Não só a data estava perto, como a maioria das pessoas que a gente conhecia já estava de férias.

Perguntas a se fazer sobre os dados do seu som na internet

  1. O que eu estou vendo que eu ESPERAVA ver?
  2. O que eu estou vendo que NÃO ESPERAVA ver?
  3. O sucesso está acontecendo mais (ou apenas) em uma plataforma?
  4. Como eu posso usar esses dados para valorizar meus fãs?

Esse pequeno caso de sucesso de vídeo aconteceu porque eu estava prestando atenção aos dados. Notei algo que não esperava e dei aos nossos fãs o que eles já mostraram querer. Não é coisa de gênio, você só precisa criar o hábito de ver os dados de análise de fluxo e relatórios de tendência que recebe da CD Baby, Pandora e de outros serviços.

Você já teve sucesso usando os dados a favor da sua música? Conte para a gente aqui embaixo.


Como a gente usou o Pandora AMP para ter mais de 50.000 views no nosso vídeo em 3 diasKevin Breuner

Kevin Breuner é VP de Marketing da CD Baby, apresentador do Postcast DIY Musician, e guitarrista da banda Smalltown Poets, que já foi nomeada ao Grammy.



Ganhe Dinheiro Guide

2 Comentários

    • by Paula Humphries on março 20, 2017  16:11 Responder

      Olá Edson,

      veja os links a seguir para ler alguns artigos com dicas de divulgação: http://somosmusica.com.br/category/dicasparamusicos/marketing-e-promocao/youtube/
      http://somosmusica.com.br/category/dicasparamusicos/marketing-e-promocao/

      Obrigada

Comente

Seus email não será publicado.