Como ganhar mais seguidores no Instagram

Uma imagem vale mais que… Cê tá aqui, então já sabe: vem ler as palavras do SomosMúsica sobre a importância de músicos terem contas no Instagram

Como ganhar mais seguidores no Instagram[Este post foi escrito pelo colaborador Dave Kusek, que fundou a New Artist Model.]

Como para toda plataforma social, há técnicas para conseguir mais seguidores no Instagram, e neste post eu vou dissecá-los para que você consiga expôr sua música para mais gente.

Qualidade

Eu nem precisaria dizer isso, mas o melhor jeito de conseguir seguidores no Instagram é postar conteúdo de qualidade. Você quer que suas fotos sejam bonitas e suas legendas agreguem valor e engagem.

A foto em si será a primeira coisa que novos seguidores em potencial verão, então aproveite essa oportunidade para causar uma boa primeira impressão! Na verdade, aprender a tirar boas fotos requer prática, mas vale a certeza de procurar boa iluminação onde for fazer suas fotos. Uma boa luz melhora qualquer foto!

Quando o assunto é legenda, é só se lembrar de tentar envolver as pessoas o máximo que puder. O Instagram não é uma plataforma de anúncios. É uma chance de você falar com seu público, então faça perguntas e seja você mesmo.

(Dica bônus: não coloque links nas suas legendas – eles não vão funcionar! Em vez disso, coloque o link na sua biografia e avise na legenda “link na biografia”.)

[Confira também Porque você deveria estar usando o Instagram como músico (e todos os seus segredos escondidos)]

Hashtags

Algumas pessoas vão buscar especificamente algumas hashtags, enquanto outras vão usar a opção Explore para achar fotos que estejam dentro do seu interesse. De qualquer forma, usar hashtags vai ajudar as pessoas a acharem suas fotos!

Então escolha algumas hashtags que se relacionem com suas músicas e suas fotos. As escolhas óbvias seriam o nome da sua banda ou seu estilo de música. Se você está procurando por ideias de hashtags, a aba Explore, do próprio Instagram, é um ótimo jeito de começar – é só digitar algumas palavras e ver uma lista de sugestões, ranqueadas por popularidade. Outra opção ótima é conferir o que outros músicos estão fazendo.

Frequência

O Instagram é com certeza uma plataforma que recompensa os assíduos. Se você postar uma foto todo dia, seu número de seguidores crescerá muito mais rápido e você vai ter muito mais engajamento do que se tivesse postando uma vez por semana. Na real, fizeram muitas que mostram os resultados positivos de subir fotos com frequência. Então, quanto mais você postar, melhor!

Agora, como todas as outras coisas, existe um limite – se você postar várias fotos por hora, pode acabar irritando seus seguidores – ninguém gosta de ficar com a linha do tempo cheia de spam! Além do mais, você quer ter certeza de que seu conteúdo é de fato bom. Se você estiver postando só lixos para conseguir cumprir uma cota, você não vai chegar muito longe. Como eu disse antes,qualidade é essencial!

[Confira Tambem 20 tipos de fotos que você deve compartilhar com seus fãs]

Consistência

No Instagram, consistência é extremamente importante. Isso está realmente ligado à frequência– se você estiver postando todo dia e de repente ficar uma semana sem se manifestar, há pessoas que vão deixar de te seguir. Basicamente, se você for vencido pela preguiça, pode perder todo o resultado do trabalho que deu tanto duro para conseguir – isso não é divertido.

Então, não importa a frequência com que você poste, tenha certeza de que você pode mantê-la no futuro. Comece com uma meta fácil, mantenha ela por algumas semanas e, se você conseguir postar mais que aquilo, vai nessa! É melhor você aumentar a frequência das suas fotos do que diminui-las de repente.

Reciprocidade

O Instagram é tanto uma ferramenta para compartilhar conteúdo com seus fãs quanto é uma comunidade que funciona na base da reciprocidade, especialmente quando você tem poucos seguidores e está apenas começando.

Muitas vezes as pessoas vão te seguir se você segui-la de volta, ou vão curtir uma foto sua se você curtir uma deles. Então lembre-se disso quando quiser ter algum engajamento no Instagram. Só separe alguns minutos para retribuir. É mais provável que essa pessoa vá olhar suas fotos com mais amor. E se essa pessoa acabar se tornando um fã, um simples like ou comentário em suas fotos vai significar muito para ela.

Ponto de Virada

No Instagram, com certeza há um ponto de virada. Isso significa que, quanto mais seguidores você tiver, mais rapidamente ganhará seguidores. Com mais gente curtindo e comentando suas fotos, elas vão aparecer mais na aba Explore de mais pessoas. Isso significa que você estará exposto a mais gente, terá mais engajamento e mais seguidores!

Quando você está apenas começando no Instagram, o crescimento pode parecer dolorosamente lento. As primeiras centenas de seguidores podem demorar um tanto, mas depois que você estabelecer uma rotina e conseguir que a coisa ande por si só, vai melhorar, pode acreditar!

É claro que o Instagram é só uma peça no quebra-cabeça de divulgação da sua música. Você também vai querer ter um mailing para entrar em contato com os fãs direto no email. Para te ajudar com isso, oferece 10 modelos grátis de e-mails, em inglês que você pode usar com qualquer provedor de e-mail que esteja usando agora! Faça download dos templates aqui.

Biografia: Dave Kusek é o fundador do New Artist Model (newartistmodel.com), um negócio de músicas digitais que é uma escolar para músicos independentes produtores, empresários e compositores. Ele trabalhou com músicas a carreira toda, dando ferramentas, conhecimento e manhas necessárias para se dar bem no negócio da música.

Ganhe Dinheiro Guide

 

 

Save

3 Comentários

  1. momedechabane@gmail.com'
    by Momede Chabane on setembro 8, 2016  20:26 Responder

    Óptimas dicas Realmente o Instagram é uma óptima ferramenta para os Negócios nas redes sócias e já esta bem claro que a melhor forma de ter um negocio Bem sucedido nessa rede e' aumentando o engajamento com os fãs e consequentemente aumentado a confiança deles na nossa Marca, publiquei um artigo onde falo de algumas dicas do Instagram.

    Partilhei uma dica que esta gerando resultados Incríveis onde o principal foco e' a partilha de publicações de duas empresas com o objectivo de aumentar a nossa base de seguidores. aqui segue o link para quem quiser ver o artigo. bit.ly/MarkeInsta

  2. alexandraafg@gmail.com'
    by TopoSocial on novembro 1, 2017  15:35 Responder

    Mais um artigo fantástico, o Instagram é de facto uma plataforma de Marketing que não pode nem deve ser ignorada por nenhuma empresa ou marca que queira conseguir expandir seus negócios online! Cada vez mais os mídia sociais vão ganhando importância no mundo dos negócios.

    • by Paula Humphries on novembro 6, 2017  19:30 Responder

      Isso mesmo! Obrigada pelo comentário! :)

Comente

Seus email não será publicado.