Como ganhar dinheiro através do Youtube

Por Chris Robley, colaborador do CD Baby

Como-ganhar-dinheiro-através-do Youtube
De acordo com Brian Botkiller, o Youtube tornou-se “a jukebox do mundo”. Sendo a ferramenta online mais popular na descoberta de novas músicas.
São mais de seis bilhões de horas de vídeo transmitidas todos os meses para mais de um bilhão de usuários únicos – e a grande maioria está procurando por música. Toda essa atividade musical está gerando dinheiro para os músicos independentes.
A sua música já está no Youtube? Se sim, ótimo!

Mas você está sendo pago por essas músicas no Youtube? Se não, você deveria, e o CD Baby está aqui para lhe ajudar

Nós já pagamos perto de meio milhão de dólares para artistas pelo uso de suas músicas em vídeos no Youtube. Muitos músicos independentes não sabem nem que é possível “monetizar” através dele, e isso é compreensível.

O Youtube não permite que você, como artista, monetize as suas músicas por você mesmo. Com certeza, você pode monetizar os vídeos no seu canal do Youtube, mas não as suas músicas – e isso é uma distinção importante (mais sobre isso daqui a pouco).

Que tipo de dinheiro o Youtube está pagando aos músicos?
A resposta é simples: receita publicitária. Youtube é uma empresa do Google, afinal de contas.

como-musicos-ganham-dinheiro-youtube
Você sabe – publicidade de banner, publicidade em vídeo, publicidade em vídeo que pode ser passado depois de 5 segundos. O Youtube veste suas roupas de mágico do Google e insere a publicidade no que pensa ser mais atrativo ao usuário, baseado nas suas buscas anteriores, hábitos de navegação na web, localização, e vários outros fatores arrepiantes que é melhor você não pensar sobre isso. O Google SABE.

Enfim, companhias pagam o Youtube por essa publicidade direcionada — às vezes, pagando por impressão, por clique ou por visualização (publicidade de vídeo) — e o Youtube divide essa receita com o criador do conteúdo (a pessoa que fez upload do vídeo em que está sendo veiculado o anúncio).
Resumindo, o modo em que o músico ganha dinheiro do Youtube é permitindo que anúncios apareçam nos vídeos que contam com suas músicas.
As diferenças entre monetizar vídeos e músicas no Youtube.

Ok. Muito do que falei até agora é razoavelmente senso comum, pelo menos entre músicos que entendem mais sobre Youtube. Mas tem algo que muitos músicos não sabem: você pode monetizar QUALQUER vídeo no Youtube que use sua música, não só os vídeos em seu canal – e o CD Baby ajuda você.
Quando alguém usa uma de suas músicas em um vídeo maluco de gatinhos, o Youtube pode identificar e colocar uma publicidade no vídeo, direcionando uma parte da receita de publicidade para você. É isso mesmo: quando outra pessoa utiliza uma música sua no vídeo dele, essa pessoa abre mão de recolher receita de publicidade por esse vídeo – e é pago diretamente para você.

Quem mais estaria usando minha música no YouTube além de mim?
Muitas pessoas – e quanto mais pessoas usarem suas músicas em vídeos no YouTube, mais dinheiro você vai ganhar. Aqui estão algumas maneiras que sua música pode ser usada em vídeos de outras pessoas:
– Vídeos de fãs (o que você pode encorajar através de concursos e outras maneiras)
– Vídeos malucos de gatinhos (ou qualquer filme familiar ou caseiro que se queira adicionar trilha sonora)
– Apresentações corporativas e vídeos de como-fazer algo
– Comerciais
– Vídeos de música (em que alguém faz upload da sua música com uma imagem do CD, foto da banda, etc.)

Seja pago pelo uso de suas músicas no YouTube
A missão do CD Baby é ajudar artistas a ganhar. Enquanto o ramo da musica muda para alcançar as mudanças tecnológicas, nós queremos nos certificar que músicos independente não estão sendo deixados de fora. Por isso que criamos uma solução simples para termos certeza que você está sendo pago por suas música no YouTube.
E por que queremos que você esteja por dentro desta possibilidade de ganhar dinheiro, não existe custo adicional para se inscrever no nosso programa de monetização no YouTube (além do custo inicial de para seu álbum ou single).

Com ajuda dos nossos parceiros de sincronização e licenciamento, o Rumblefish, nós fazemos com que o Youtube tenha uma impressão digital sonora de todas as suas músicas à venda no CD Baby e usando o sistema de identificação do Youtube para achar qualquer vídeo em que apareça sua música. O Youtube inserirá anúncios nestes vídeos e nós garantiremos que você seja pago pela publicidade gerada. Nós já pagamos quase meio milhão de dólares para músicos independentes pelo uso de suas músicas no serviço. Nós estamos projetando que até o fim de 2013 esse numero terá ultrapassado a marca de um milhão de dólares. Você está recebendo sua parte? Seja pago a partir de de hoje.

Ganhe Dinheiro Guide

24 Comentários

  1. vinik9@ymail.com'
    by Vinicius Souza on outubro 26, 2013  00:17 Responder

    A receita é muito baixa do youtube na minha opinião. Visto que quem manda lá é o Google também, não seria tão vantajoso possuir inúmeros views e ganhar apenas poucos centavos por cliques...

    Um forte abraço!
    Att, Vinicius Souza

  2. tato3757@yahoo.com.br'
    by Renato Nora junior on novembro 11, 2013  16:51 Responder

    Dicas excelentes!

    Eu participo ativamente de vídeos no youtube.

    Entretanto , ainda não estou conseguindo ter grandes ganhos com isso.

    Mas.. eu sei que vou conseguir melhorar minhas habilidades e com isso aumentar meus ganhos .

    Abração!

  3. Pingback : Ganhando dinheiro com sua música no YouTube - SomosMusica

  4. negocios_net@yahoo.com.br'
    by Crispiniano Vital on janeiro 24, 2014  19:17 Responder

    Esta modalidade de ganhar dinheiro no youtube ainda não tinha visto, sei que os tipos de vídeos mais vistos são:

    Humor
    Videoblog
    Tutorias
    Jogos (estes estou de saco cheio o guri não para de assitir :)

    Brevemente estarei escrevendo um post sobre como ganhar dinheiro com vídeos e gostaria de sitar este artigo se possível.
    Para as pessoas que pretendem saber mais sobre lucros no Youtube #ficadica http://bit.ly/youtcom

    Até mais

    Crispiniano Vital

  5. robertsiquirarafael@hotmail.com'
    by robert on fevereiro 14, 2014  15:06 Responder

    tenho uma musica que eu fiz a musica e da hora

    • AGMARQUES17@GMAIL.COM'
      by ALCINDO on setembro 30, 2016  22:37 Responder

      GOSTARIA DE OUVIR ESTA MUSICA DA HORA 67996585315

  6. negocios_net@yahoo.com.br'
    by Crispiniano Vital on outubro 13, 2014  16:37 Responder

    Olá novamente, gostaria de deixar uma dica muito boa de como ganhar dinheiro no Youtube é sobre um curso totalmente grátis e do próprio Google com tudo sobre o Youtube, escrevi um artigo com mais detalhes sobre o mesmo da uma olhada http://dindinpelanet.com.br/curso-gratis-sobre-youtube/

  7. albertwojr@hotmail.com'
    by Beto on outubro 14, 2014  09:41 Responder

    Queria saber como colocar anuncios de video no meu site.

    • by Marcos Chomen on outubro 20, 2014  21:36 Responder

      Beto, voce quer colocar anuncio nos seus videos?

  8. emasanto@hotmail.com'
    by Santos Emanuel on novembro 18, 2014  12:49 Responder

    Bom artigo, realmente o youtube é uma excelente ferramenta para ganhar dinheiro! Eu faço grande parte do meu dinheiro online através do youtube.

    Abraço!

  9. ricardo-1983udia@hotmail.com'
    by Ricardo on dezembro 23, 2014  18:16 Responder

    O youtube vem se mostrando a bola da vez,a vantagem de se trabalhar com vídeos e que eles trazem muito mais engajamento com os possíveis clientes.Estamos vivendo também em um momento em que se pode oferecer produtos de informação para os visitantes do canal,portanto não se necessita mais ter tanto trafego para vender pelo youtube.

    • Marcelasobral23@gmail.com'
      by Marcela on dezembro 6, 2016  19:11 Responder

      Eu criei um canal de maquiagem no youtube, espero poder conseguir ganhar dinheiro com eles através do google adsense!

  10. joaodasilva@uol.com.br'
    by joão on outubro 22, 2015  12:27 Responder

    Quero agradecer ao artigo pois o youtube é cada vez mais uma canal comercial, muitos ainda não perceberam mais os que tem aproveitado o canal tem gerado muitos resultado esta semana ainda vi a reportagem no G1 sobre jovens que ganham milhões no Youtube através de seus vídeos

  11. gilbertosilvawebmarketer@gmail.com'
    by gilberto on dezembro 2, 2015  12:03 Responder

    Parabéns pelo artigo, muitas dicas de fundamental relevância muito esclarecedor, gostaria de agradecer a equipe que cuida deste blog, obrigado

    • by Marcos Chomen on dezembro 7, 2015  16:38 Responder

      Obrigado a voce pelo feedback! Abs!

  12. regisalves.c@hotmail.com'
    by Reginaldo Alves Cunha on janeiro 14, 2016  12:28 Responder

    Fazer videos besta de besteirol de mentiras de pornografias e tudo mais besteiras que chamam a atenção do ser humano que fara sucesso pois e disso que as pessoas gostam e disso que elas estão atras !

    • contato@academiadosimportadores.com'
      by Barcellos on janeiro 16, 2017  13:07 Responder

      Com certeza os músicos podem sim ganhar muito dinheiro através do YouTube, uma das plataformas de vídeos mais acessadas em todo o mundo, mas infelizmente nem todos os músicos tem os conhecimentos necessários para gerar receita com seus vídeos, este artigo explica muito bem isto.

    • contato@importadorcomsucesso.com'
      by Larissa Dobler on janeiro 17, 2017  22:25 Responder

      Muitos músicos não tem a menor noção de como utilizar a maior plataforma de vídeos do mundo para gerar renda, excelente artigo.

    • contatobingadsexpress@asuasolucao.com'
      by Marcos Oliveira on junho 6, 2017  16:14 Responder

      Com certeza o YouTube é uma excelente porta de entrada aos novatos no mundo da música, pra quem sabe realmente explorar a plataforma da maneira correta com certeza conseguirá uma audiência extremamente gigante e fiel e vai sim conseguir ganhar muito dinheiro https://www.asuasolucao.com/bingadsexpress

  13. pedrohenrique@hotmail.com'
    by PH on janeiro 22, 2016  14:26 Responder

    Na minha opinião o melhor meio de se ganhar dinheiro no youtube é usando para divulgar produtos porque com o AdSense realmente é necessário ter milhões de views para valer a pena.

  14. maicon-patrique@hotmail.com'
    by Maicon on outubro 7, 2016  13:38 Responder

    Estou pensando seriamente em ter um canal no YouTube, mas sou muito tímido na frente de uma camera...

  15. grandesconversas0@gmail.com'
    by Gabriella on maio 26, 2017  20:08 Responder

    Depois desse artigo, só tenho que monetizar o meu canal e começar a faturar.

  16. adalbertosantos@gmail.com'
    by adalberto on maio 31, 2017  13:33 Responder

    Olá tudo bem ? Espero que sim, estou acompanhando este site á um tempo e estou adorando os conteúdos que encontro aqui, são muito bons bem interessante.
    Parabéns!

    • by Paula Humphries on junho 3, 2017  18:45 Responder

      Que bacana! Obrigada por ler nosso blog, Adalberto! Abraços

Comente

Seus email não será publicado.