Como fazer sua própria arte de capa para o próximo álbum

Não julgue um disco pela capa. Mentira, julgue sim, como faz a maioria das pessoas: o Somos Música inclusive te dá dicas de como fazer uma linda arte você mesmo, do conforto do seu lar

Como fazer sua própria arte de capa para o próximo álbum[Este post foi escrito por Priscilla Shaw, da equipe CD Baby.]

Como uma representante da CD Baby, eu vejo muitas capas de álbum. E também vejo muitos artistas tentando mandar sua música para distribuição SEM TER arte de capa.

Eu sempre os informo de que todos os álbuns precisam ter arte de capa para que a gente consiga distribuir sua música, mesmo que ele só seja lançado digitalmente.

De vez em quando, eu ainda ouço a pergunta: “Mas por que precisa de arte?”

TODO MUNDO precisa de arte!

Primeiras impressões são essenciais na hora de descobrir novas músicas.

A arte que você usa para apresentar seu álbum é um jeito de fazer seu “branding”, criar sua marca. Por que você iria querer perder essa oportunidade? A arte de capa do seu disco é um reflexo do seu estilo e da sua personalidade, e reflete um pouco o seu som.

Eu não posso falar por outros compradores de música, mas pessoalmente quando eu estou procurando por sons novos, clico em capas de álbum que me parecem interessantes, e pulo as que não me apetecem visualmente. Eu tenho certeza que perdi algumas músicas ótimas por causa disso, mas a vida é assim. Eu escolho visualmente a música que quero ouvir (assim como a maioria dos ouvintes).

O que a arte do seu álbum diz sobre você?

É claro que você não conseguira deixar todo mundo agradado ou intrigado com apenas uma imagem, então a aparência e o estilo da arte de capa do seu álbum deve ser apropriado ao estilo musical. A imagem tem de refletir seu tipo de música e você. Você trabalhou tanto na sua música, agora é hora de tratá-la com respeito e dar a ela a cara que ela merece.

Quatro ideias de como pensar em boas capaz

Não fique desmotivado se você não sabe com certeza em que direção você quer levar sua arte, ou se você estiver criativamente bloqueado. Em vez disso…

  1. Pesquise as artes de álbuns de artistas do seu gênero, que você ache bacanas.
  2. Pergunte-se: de que eu gosto nessa arte? O que funciona nela? O que não funciona? Escreva suas respostas (para você pode aplicar esses princípios no seu próprio trabalho).
  3. Confira blogs de design ou entre no buraco negro que é buscar imagens no Google Images.
  4. Descubra quais são as tendências atuais, olhando as artes dos álbuns mais populares em plataformas musicais, tipo Apple Musica.

Quatro ferramentas para você mesmo criar a arte de capa do seu álbum

Ter de fazer a sua própria arte de capa pode parecer um processo chato, mas se você não pode contratar um fotógrafo profissional ou um designer, há muitas opções gratuitas (ou baratas) por aí, que você pode usar para criar suas imagens.

Aplicativos para SmartPhones são a solução mais acessível. É simples: só tirar uma foto com seu telefone, colocar um filtro, editar um pouco, colocar um texto e, pimba!, eis sua arte de capa.

Eu recomendo que você faça o download de um app e fique brincando com ele por um tempo, usando todas as ferramentas, para ver qual funciona para você.

Aqui vão quatro apps que eu curto (é claro que há muitos outros por aí):

  1. Phonto (http://phontogra.ph/) — Se você clicar no link, poderá ver exemplos de imagens. Esse app também tem várias fontes gratuitas.
  2. Piclab (https://museworks.co/piclab/) — Esse App oferece fontes estilosas.
  3. Union (http://unionapp.co/) — Se você não se incomoda de pagar US$1,99, esse app é divertido e fácil de aprender a usar: você pode, por exemplo, combinar duas imagens para criar uma ilusão. Eu sugiririam conferir o site e seus exemplos antes de comprar.
  4. Pixlr (https://pixlr.com/) — Este app é bom se você sabe usar Photoshop, mas não tem acesso ao programa. Você pode usar o Pixlr em um navegador da internet e usar o seu editor de web.

Você tem dicas ou ferramentas para recomendar aos artistas que estão fazendo design da arte do seu próprio álbu? Conte para a gente na seção de comentários, aqui embaixo.

Comente

Seus email não será publicado.