Como fazer o cara do som NÃO TE ODIAR no próximo show

Imagina alguém metendo o bedelho em como você canta? Pois é o que fazem com os caras do som quase todo dia. Saiba das atrocidades que você pode estar fazendo com esse profissional, e evite!

Como fazer o cara do som NÃO TE ODIAR no próximo showDicas para tocar (e se dar) bem com os profissionais responsáveis pelo som

Se você já fez um pouco de turnê, já teve de trabalhar com engenheiros de som ranzinzas.

E eu aposto que aconteceu uma dessas duas coisas:

1) Você se manteve profissional, fez um ótimo show e a relação de vocês dois logo melhorou.

2) Você confirmou as suspeitas dele de que era um mimado, chatão ou babaca –e a relação de vocês continuou fria como gelo

Dá para colocar a culpa neles? Toda noite é para eles a oportunidade de ser vítima de mais um artista diva, de ver um roqueiro medíocre desperdiçar o seu talento ou de ouvir conselhos de um amador que não sabe o que está falando.

Faça do encontro de vocês a chance de ele se surpreender positivamente com o quão bem você tocou, como suas músicas são ótimas e como foi fácil trabalhar com você. Mas isso não vai rolar se você cair em uma das coisas que Doug Siebum escreveu num artigo para o jornal Village Voice, chamado “The Top 15 Things That Annoy the Crap Out of Your Local Sound Guy.” (As 15 coisas que irritam pra caraca o cara do som).

Os primeiros 6 itens da lista são para as casas noturnas; os últimos 9 são para a bandas. Eis um resumo

Como trabalhar bem com o cara do som local

* Chegue com equipamentos que funcionam. Tenha cabos extras, adaptadores, extras, violões extras, pilhas extras, cordas extras etc.

* Saiba o que você está pedindo para ter no seu monitor, e use as palavras corretas.

* Fique de olho no relógio e NUNCA passe do tempo do show.

* Não pergunte para o público como o som está. Isso ofende o engenheiro.

* Não ponha a culpa de um show ruim no som. O amplificador está apenas amplificando o seu som — seja ele bom ou ruim.

Se você é um engenheiro de som e trabalha com som ao vivo, que outras dicas tem para dar às bandas? Se você é de uma banda, quais foram suas melhores e piores experiências trabalhando com homens (e mulheres) de som? Conte para a gente nos comentários.


1 Comentário

  1. luanaudio@gmail.com'
    by LUANA MORENO on dezembro 16, 2016  21:20 Responder

    Obrigada por lembrar das mulheres do som!
    mais uma dica:
    quando passar o som com seu amplificador em um volumne, mantenha o mesmo volume durante o show! não fique aumentando o ampli durante o show, isso estraga a mix do PA! Se precisar mesmo, peça mais no retorno!

Comente

Seus email não será publicado.